Fabio Zargalio orienta como fazer exercícios na quarentena

Com a quarentena imposta pelo novo coronavírus, tenho visto muitas lives para ensinar quem deseja malhar em casa. É claro que os exercícios feitos em casa são muito eficientes e benéficos, além disso, contribuem positivamente para as pessoas continuarem um programa de atividade física, seja para perder peso ou melhorar o condicionamento físico. 

Porém, meu dever como professor de educação física é passar para a população exercícios adaptados a cada indivíduo, porque foi assim que aprendi: o 1° princípio do treinamento é: Individualidade Biológica!!! Se eu passar um treino para um milhão de pessoas, via live e que nunca conversei, não tenho informações básicas de uma simples anamnese, pois eu não fiz nenhum teste de alguns exercícios básicos para saber em que nível ela está e em que nível deve iniciar, não sei quais acessórios e ou móveis de casa podem ser usados como ferramenta e auxiliar para nos treinos. E o mais importante: você é hipertenso? Você sente alguma dor osteomioarticular? Passou por alguma cirurgia recentemente? E, apesar de ter se recuperado, possui alguma limitação de movimento na articulação envolvida? 

Tudo isso é muito importante para elaborar um treino exclusivo. E digo mais: é possível encontrar uma forma de tornar o exercício atraente quando se exercita em casa: determinar um horário, estabelecer metas, ouvir música, ler sobre exercícios, assistir vídeos de aulas. E, nesse caso, a desistência é menor. Com um programa específico, elaborado por um professor de educação física e por uma nutricionista (elaboração do Programa Alimentar), é possível emagrecer! Viu como nosso corpo é tão complexo e devemos dar a devida importância a ele! Eu estou preocupado com a sua saúde! Por isso, não faça nada sozinho! Porque seguir um plano de treino que não é adequado para você pode trazer alguns problemas, e isso é a última coisa que quero neste momento! O objetivo é a manutenção da saúde mental e física!

Se você sempre treinou, pode continuar os treinos que vinha fazendo na academia, porém adaptados à sua realidade!!! Se você treinava com mais intensidade antes, agora pode aumentar a intensidade com os acessórios que despende e, além de usar o seu próprio peso, pode pegar no colo seu filho, usá-lo como carga extra, aumentar o número de repetições, diminuir o tempo de descanso! Se você nunca treinou inicie devagar, contrate um plano online de um profissional de confiança, porque ele irá fazer um programa de treino para você. Desta forma ele, além de ter a possibilidade de acompanhá-lo online “ao vivo” por chamada de vídeo, com isso vai supervisionar seus movimentos!

Fabio Zargalio é professor de educação física, personal trainer e pós-graduado em reabilitação cardíaca e grupos especiais. Tem formação em pilates pela Stott Pilates e certificação internacional em Treinamento Funcional IHP. É formado pela UNESA. Instagram: @fabiozargalio

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Ana Jardim: como lidar de forma leve com o período de reclusão

Próxima Publicação

On Live Festival chega para unir os países da língua portuguesa ao mundo através da Arte

138 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.