Daniel Braga entrevista Fernando Ocazione: o visagismo além da estética

Daniel Braga entrevista o visagista Fernando Ocazione

A arte do Visagismo dedica-se à soma de técnicas de corte, maquiagem, coloração e outros recursos para se criar uma harmonização e uma identidade estética da pessoa e tem sua origem na palavra da língua francesa “visage” que significa rosto. Muito além da análise das características e dimensões da face, um dos mais requisitados visagistas do Rio de Janeiro, que já aplicou este conceito em artistas como Luiza Brunet, Leona Cavalli, Solange Couto, entre outras, desvenda os fundamentos de sua arte e nos conta a importância de uma identidade visual para afirmação em uma sociedade que tem na imagem um valor.

Com um aprazível chá em seu estúdio de Ipanema, Fernando Ocazione me recebeu

com o requinte e delicadeza de quem lida com o belo e com o cuidado aos detalhes.

Degustando irrecusáveis guloseimas, que denunciam que sua formação em Nutrição não foi esquecida, Fernando contou sobre a paixão em ajudar as pessoas na busca da beleza e do bem-estar, ressaltando as características essenciais da personalidade, valorizando as formas e,de alguma forma, deixando as pessoas mais felizes ao expressar o melhor delas.

Fernando Ocazione em ação com a diva Elke Maravilha

Carioca, criado na região de fronteira do Rio Grande do Sul, ainda nos anos 90

quando retornou ao Rio de Janeiro, iniciou sua graduação em Nutrição. Concomitante à faculdade, frequentava o curso de modelo e manequim no SENAC tendo sido estimulado pelo professor Francisco Martins a realizar estudos de maquiagem (social e artística para teatro,cinema e televisão), de cabelo (corte, hidratação e coloração) e fotografia. Mesmo resistente, concluiu os estudos na área da beleza e estética, mas fez desta arte apenas um hobby.

Cidadão do mundo, em 1998 foi para Florença realizar uma especialização em

Nutrição. Às margens do rio Arno, cercado de arte por todos os lados a cidade, que abriga as galerias que guardam preciosas joias do Renascimento, mostrou que a beleza estava em seu destino. Finalizada a especialização em Nutrição, residiu mais dois anos na cidade a convite de um centro de estética onde trabalhou e realizou cursos de aperfeiçoamento nos principais institutos italianos. A partir desta experiência, decidiu que deveria ouvir todas as vozes que o direcionavam para este ofício.

Fernando Ocazione e Suely Franco

De volta ao Brasil, exerceu por anos sua arte e continuou fazendo cursos até que,

estimulado por sua amiga e produtora de eventos Susana Araújo, abriu seu estúdio em Ipanema no ano de 2007. Nascia assim um espaço de referência na arte do Visagismo. O que à primeira vista pode parecer um salão de beleza tradicional, ao poucos e com um olhar mais atento, revela-se um lugar diferenciado: acessórios, roupas, figurinos e objetos de fotografia mostram que seu trabalho ultrapassa os cuidados com a beleza. Ali, a preparação e construção de personagens para o teatro e televisão e a produção de inúmeras capas de jornais e revistas são desenvolvidas.

Especializado neste segmento, Fernando ressalta que o processo de construção da

imagem de um papel para o teatro, por exemplo, exige um refinado estudo que se inicia na escolha e nas características da personalidade do artista; na leitura do perfil psicológico do personagem e no levantamento do figurino, dos cenários e da iluminação da peça. A partir daí, realiza as intervenções visuais e estéticas no artista, que podem incluir mudança de corte, coloração, sobrancelha, maquiagem, penteado, acessórios e figurinos. Para ele, lidar com artista é algo delicado, uma vez que são pessoas muito sensíveis e de personalidade forte, por isso, têm no respeito e no diálogo franco recursos elementares para o bom resultado do trabalho e longevas parcerias.

Zezé Motta e Solange Couto prontas para atuar na 'Paixão de Cristo'

O maior desafio profissional de sua carreira foi o convite, em 2013, para desenvolver o Visagismo dos atores convidados para a Paixão de Cristo em Floriano (Piauí) – segunda maior encenação teatral do mundo, em um espaço de 45 mil metros quadrados, vultosos cenários e com média de 20 mil espectadores. Espiritualizado, Fernando viu neste convite muito mais do que um grande trabalho, mas um chamado de Deus para um reencontro com seu interior e a compreensão de alguns questionamentos de vida.

Quando chegou ao sertão, em uma cidade com todas as dificuldades típicas do

Nordeste brasileiro, apaixonou-se pelas cores, simplicidade, autenticidade, carinho e

resiliência do povo do lugar. Conheceu o diretor teatral César Crispim que, alheio às adversidades e com muita coragem, reúne mais de 350 atores na Paixão de Cristo, driblando os percalços e emocionando multidões há mais de trinta anos com seu Grupo Escalet. O amor de todos envolvidos no projeto fez com que, desde aquele convite inicial, Fernando se entregasse de corpo e alma à peça. O sucesso deste espetáculo segundo ele, é a soma da contribuição de cada indivíduo, criando uma energia e uma força condutora que toca e alimenta o espírito dos envolvidos. Nos últimos anos, já passaram pelas suas mágicas mãos para a Paixão de Cristo:

Carolina Kasting, Zezé Motta, Carlos Vereza, Felipe Simas, Daniele Suzuki, Rafael Cardoso e a mais desafiadora de todas as caracterizações – Elke Maravilha.

O visagista Fernando Ocazione e a amiga Françoise Forton

No último ano, uma perda e um presente mexeram com sua vida: a partida de seu pai para a eternidade e a força dos amigos que o abraçaram e o fizeram superar o delicado momento. Nesta recuperação, a amizade e o carinho da atriz Françoise Forton foi fundamental. Segundo ele, Françoise foi um presente do ano de 2018, quando desenvolveu seu Visagismo para o musical “Minha Vida Daria um Bolero”. Mas a admiração pela atriz já vem de longa data. Coincidentemente, no final dos anos setenta, a Globo exibia a novela Estúpido Cupido e o menino Fernando acompanhava as gravações de algumas cenas na casa de um

parente em Itaboraí. O encantamento pela personagem Tetê, anos depois se converteu em profundo respeito e gratidão à atriz. Para ele, um anjo de luz!

 

Atuando no processo criativo de personagens para o teatro; na produção de matérias para a imprensa; na fotografia ou ajudando profissionais do audiovisual, Fernando não para e vem desenvolvendo trabalhos na criação de uma impressão digital visual para as pessoas que, atualmente, têm utilizado as plataformas tecnológicas e imagens para divulgar suas atividades.

Felipe Simas em 'Paixão de Cristo'

Liberdade, aceitação e personalização são princípios que ele destaca para diferenciação nesta multiplicação de “celebridades instantâneas”. Transformar uma imagem em uma marca perene exige muito estudo e dedicação, “não dá para ficar somente na superfície”, acrescenta Fernando. Outra técnica interessante que trabalha é o Visagismo para peles maduras, dedicada ao empoderamento e a valorização de pessoas acima dos sessenta anos e todos os cuidados específicos e as maquiagens indicadas para este segmento e fase da vida.

Colecionando amigos e momentos, você não precisa ser do teatro ou televisão como Nicette Bruno, Suely Franco, Rosamaria Murtinho, Ana Cecília Costa, Silvia Pfeifer, Magda Cotrofe, Edson Oliveira, Carlos Casagrande, Oscar Magrini, Kadu Moliterno ou Bruno Cabrerizo para visitar o Studio for Hair e ser muito bem recebido com toda simpatia por Fernando. 

Fernando Ocazione em ação com Leona Cavalli

Para maiores informações sobre a arte do Visagismo, consulte o Instagram @fernandoocazione ou @studio_for_hair_

 

Rosamaria Murtinho e Fernando
Fernando Ocazione e Carolina Kasting
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Broadway prorroga fechamento até 7 de junho devido ao coronavírus

Próxima Publicação

Kobra pinta mural com crianças de várias etnias e anuncia leilão para ajudar moradores de rua

16 Comentários

  • Conheço e frequento o salão do Fernando em Ipanema..

    Acho o Fernando uma pessoa super profissional, alegre e de bem com a vida. Não é um mercenario . Os valores cobrados são justos. Uma pessoa séria e que faz tudo com muito amor.

  • Its like you learn my mind! You seem to understand so much approximately this, like you wrote
    the guide in it or something. I think that you simply can do with a few % to pressure the message house a bit, but instead of that, that is excellent
    blog. A great read. I will certainly be back.

  • I’m not sure why but this weblog is loading extremely slow
    for me. Is anyone else having this issue or is it a issue on my end?
    I’ll check back later and see if the problem still exists.

  • You could certainly see your expertise in the article you
    write. The world hopes for even more passionate writers such as you who
    are not afraid to mention how they believe.
    Always go after your heart.

  • If some one wants expert view concerning running a
    blog afterward i advise him/her to visit this webpage, Keep up the pleasant work.

  • Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and
    wished to say that I have really enjoyed browsing your blog posts.
    In any case I will be subscribing to your feed and I
    hope you write again soon!

  • Good day! This is my first visit to your blog! We are a collection of
    volunteers and starting a new initiative in a community
    in the same niche. Your blog provided us beneficial information to
    work on. You have done a wonderful job!

  • I’ve been browsing on-line more than three hours these days,
    yet I never discovered any attention-grabbing article
    like yours. It is beautiful price enough for me. Personally,
    if all webmasters and bloggers made just right content material as you probably
    did, the internet might be a lot more useful than ever before.

  • Greetings from Colorado! I’m bored to tears at work so I decided
    to browse your site on my iphone during lunch break.
    I love the knowledge you present here and can’t wait to take a look when I get home.
    I’m surprised at how quick your blog loaded
    on my mobile .. I’m not even using WIFI, just 3G ..
    Anyhow, good blog!

  • Hi there, I found your blog by way of Google whilst searching for
    a related topic, your site came up, it seems good.
    I have bookmarked it in my google bookmarks.
    Hello there, just turned into aware of your weblog via Google, and found that it’s truly informative.
    I’m going to watch out for brussels. I’ll be grateful
    in case you proceed this in future. A lot of folks might be
    benefited from your writing. Cheers!

  • I blog frequently and I truly thank you for your content.
    This article has really peaked my interest. I’m going to book mark your site and keep checking
    for new information about once per week. I subscribed to your
    Feed too.

  • best drugstore blush mexican pharmacy online cheap erectile dysfunction pills online

  • canada pharmacy canadian mail order pharmacy specialty pharmacy

  • online pharmacies cheapest pharmacy my canadian pharmacy

  • … [Trackback]

    […] Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/04/10/daniel-braga-entrevista-fernando-ocazione-o-visagismo-alem-da-estetica/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/04/10/daniel-braga-entrevista-fernando-ocazione-o-visagismo-alem-da-estetica/ […]

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.