Fabio Zargalio: você sabe encontrar sua intensidade do treino?

A maioria das pessoas treina sem saber a intensidade que está correndo ou treinando na sala de musculação! Sabemos através das pesquisas que a intensidade é fundamental  para você alcançar seus objetivos. Como prova disso, o American College of Sports Medicine recomenda em suas últimas diretrizes 150 minutos de exercícios moderados ou 75 minutos de atividades vigorosas por semana a todo mundo que busca uma vida saudável. O mais importante a ser observado nestas diretrizes são as palavras: “Moderados” e “ Vigorosos”, sendo estas uma forma simples de você quantificar a intensidade do seu treino. 

Para indivíduos que podem se exercitar sem sobrecargas articulares ou cardiovasculares, recomenda-se treinar de forma “vigorosa”, o que na prática quer dizer que durante a atividade física, você precisa sentir desconfortos respiratórios e musculares com o objetivo de potencializar seus resultados. Porém, indivíduos que estão iniciando a prática regular ou possuem restrições, devem iniciar com intensidade de leve a moderada, ou seja, não atingir esses níveis de intensidade sugeridos anteriormente. 

Ao longo das semanas de treinamento o indivíduo deve ser encorajado para ir intensificando seu treino. Nas atividades que buscam trabalhar o sistema cardiorrespiratório (caminhada, corrida, ciclismo), utilização dos medidores de frequência cardíaca é fundamental. A intensidade pode ser comparada a uma medicação, onde você precisa saber a “dose ideal”, pois um dose baixa não promove efeito, assim como uma dose alta pode virar um veneno. Sendo assim, o acompanhamento de um profissional de educação física se faz necessário para uma prescrição precisa!

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