Sérgio Mattos: as semelhanças e diferenças entre concursos de beleza e o universo da moda

Bate-papo com Carlos Franco, Mister Brasil CNB, em 2016 e Mister World Brasil, em 2019 para o programa “CNB Chat Show”

Há 12 anos acompanho o Concurso Nacional de Beleza. O evento, que revela anualmente o Mister e a Miss Brasil CNB, é um verdadeiro celeiro de belezas nacionais.  Aproveitando o momento da quarentena, em que todos devemos ficar em casa, fiz uma live super bacana para o Carlos Franco, que foi Mister Brasil CNB, em 2016 e Mister World Brasil, em 2019 para o programa “CNB Chat Show”, da TV CNB. No bate-papo com o também modelo da 40 Graus Models, conversamos sobre o universo dos misters, misses e modelos, suas comparações e muitas novidades! Espero que gostem! 

Sobre as semelhanças entre os concursos de beleza e o universo da moda, a beleza em primeiro lugar! Claro! Sempre brinco que tanto para um modelo quanto para um aspirante a mister ou miss, a primeira coisa que a pessoa tem que ter é um rosto bonito. Depois vem o resto! O rosto tem que ser marcante. Acredito que outra similaridade importante em ambos os casos é o profissionalismo: pontualidade com os compromissos de trabalho e estar sempre de acordo com os pedidos da produção são quesitos que contam. 

Em 2014, a atriz Vitoria Strada ficou em segundo lugar no concurso Miss Mundo Brasil.

Para aqueles que desejam entrar em um concurso de beleza, além de serem fotogênicos, os candidatos têm que ter atitude, simpatia, saber falar bem com as pessoas – não basta ser um rostinho fotogênico. Tem que ter um algo a mais!  Já os modelos precisam estar com tudo em cima na hora da foto ou do desfile. Prontos para mandar ver! Independentemente da porta escolhida para despontar na carreira, considero minhas dicas básicas muito válidas para os jovens que estão começando. 

Autoconhecimento é fundamental! É preciso conhecer seus melhores ângulos. A Gisele Bündchen não é a mulher mais bonita do mundo. Mas, por que é a número um do mundo? Porque ela conhece seus melhores ângulos, sabe como se valorizar e usa isso na hora da foto, do desfile, faz isso melhor que ninguém. Essa dica faz a diferença para um modelo ou para quem vai participar de um concurso. Outra dica fundamental é um bom fotógrafo para ter um bom book. O book é a ferramenta de trabalho para os news faces. A foto vai vender o candidato, tanto para um trabalho de moda quanto para um concurso!

Max Marcolino não ganhou o Mister Brasil CNB 2019, mas está bombando como modelo da 40 Graus

O mercado dos concursos de beleza, assim como a moda, sempre evoluem e o que tenho acompanhado – e gostado muito, é que nos últimos tempos os concursos de beleza estão se modificando de acordo com a transformação da sociedade. A busca agora é por jovens que tenham representatividade. E isso é muito bom! 

Nos concursos de hoje, a forma como os candidatos se comunicam é tão importante quanto seu visual. Ter personalidade e consciência em relação ao que sua imagem representa para o mundo está cada vez mais valorizado. Com isso, temos visto cada vez mais uma diversidade necessária! Ainda bem! Assim também está acontecendo na moda: o mercado pede cada vez mais “gente como a gente” e pessoas fora do padrão abrem espaços para a diversidade! 

Bem verdade que o mercado da moda oferece mais oportunidades para as meninas pois, para mulheres, é maior a quantidade de produtos: batons, xampus, cremes, marcas…mas, o mercado masculino também está em expansão. Marcas grandes e legais sempre usam modelos brasileiros em suas campanhas de moda como de Armani, D&G, Versace, Calvin Klein, entre outras. Não podemos nos esquecer dos comerciais de TV, catálogos de moda, e-commerce e os desfiles, onde sempre vemos meninos e meninas se destacando! 

Estar antenado e ligado nas redes sociais e ter um bom inglês completam as dicas para, com todas as credenciais de beleza, tornar jovens talentos estrelas dos concursos de beleza e do mercado fashion. 

Descoberto por Sérgio Mattos, o modelo e ator Lucas Malvacini foi o vencedor do Mister Brasil 2011
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Amanda Knoots diz que seu marido, o ator Nick Cordero, vai passar por ressonância magnética

Próxima Publicação

Máscaras se tornam criativas e item de moda essencial nos EUA na Era do coronavírus

456 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.