Em sua coluna de estreia, Tanaka fala sobre o atual momento e como estamos reagindo a ele

​E aí tudo bem? Por acaso você tem noção clara sobre seu estado atual ou simplesmente está reagindo a tudo que acontece a sua volta? Essa nova rotina, que alguns já se adaptaram, ficará marcada na vida de toda a humanidade. Um momento único que o mundo se juntou para combater um vírus que se alastrou rapidamente. Tudo isso possibilitou, pelo menos por um momento, reduzir a vida frenética que estava sendo levada antes da quarentena.

​Que tipo de pensamentos surgem ao ler isso? Agora experimente trazer pro corpo e quem sabe você pode notar algo diferente nele, talvez uma tensão ou até mesmo graça disso tudo. Pode ser que não faça sentido nenhum o que estou falando, mas é dessa forma que funciona nosso cérebro. Independente do nosso foco e atenção, ele continua funcionando normalmente. Uma área do cérebro, na verdade uma rede neural, é ativada quando estamos vivendo de forma automática. ​Ali estão armazenadas todas as nossas informações necessárias para poder sobreviver sem a necessidade de estar atento, portanto, não se preocupe se é um pouco distraído, pois seu instinto de sobrevivência irá dar conta do recado, produzindo um estado de alerta e evocando emoções. 

Pausa para uma respiração profunda! Talvez, nesse momento, você possa estar passando por dificuldades ou talvez você esteja vivendo como se nada estivesse acontecendo. Na verdade, isso não faz muita diferença, mas o que é importante é o quanto você está consciente da forma como está vivendo. ​Quando temos momentos de lucidez, podemos notar se estamos indo para um caminho promissor ou pro abismo, já que somos constantemente influenciados por informações e muitas vezes não damos conta das nossas próprias demandas.

A ideia desse texto é propiciar esse momento de lucidez, ou seja, um momento para entrar em contato com o momento presente, pois vivemos o agora e não o ontem ou o amanhã. Quando achamos que fazemos isso está tudo na nossa cabeça, pois nossa mente é capaz de criar qualquer realidade.

​Então, como você está se sentindo agora, nesse momento? Que tipo de pensamentos tomam conta do seu dia a dia, talvez emoções podem aparecer de forma bem clara, como a ansiedade ou medo, mas elas podem ser bem superficiais como uma sensação de irritabilidade ou intolerância e, como seu corpo reage a tudo isso? As pausas servem para não deixar que os processos reativos continuem e acumulem mais ainda pensamentos, emoções e sensações. Que tal mais uma respiração profunda? Ufa, percebe que o corpo reage a essa respiração?

É incrível como nosso corpo pode ser influenciado por eventos que não criamos e que bom que ele pode ser influenciado pelo que criamos. É para isso que servem os treinamentos, qualquer um deles. Já que para realizá-los temos que nos concentrar e conectar, afinal é algo que temos a intenção de fazer. 

Por outro lado, podemos pensar que tudo que fazemos tem intenção, porém não é bem assim que o cérebro funciona, já que grande parte do dia estamos bem distraídos e mesmo assim, funcionamos normalmente. Claro que algumas vezes, lamentamos por não ter dado certo e aí a forma como vai reagir, irá depender estritamente em como você está no momento do ocorrido.

Não sei se está muito confuso, mas podemos pensar que temos habilidades naturais como andar na rua pensando em outra coisa, no caminho do trabalho e de repente, um tropeção. O que será que acontece? Perceba que não dá tempo de pensar o que fazer e que você vai reagir automaticamente com suas habilidades implícitas. Uns caem de cara e outros conseguem se restabelecer. Mas o ponto é perceber que estávamos distraídos antes de tropeçar, com isso, a chance de cair diminuirá drasticamente.

Esse é o poder da pausa, perceber o automático e ver se seu funcionamento está adequado para esse momento. Então, se você ainda não se deu conta como está vivendo nesse momento de quarentena, seria muito saudável que o fizesse agora, vamos lá? Inspira pelo nariz estufando a barriga e solta lentamente pela boca. Agora note seu estado atual. Talvez fosse bom um descanso ou uma xícara de café. A pausa além de mostrar como estamos, também nos possibilita notar o que estamos precisando nesse momento e assim, podemos seguir em frente de forma tranquila e coerente.

​Bom, é isso que tenho hoje para você e ficaria muito feliz se me contasse como a pausa pode te beneficiar neste momento. Você pode me encontrar no instagram, youtube e whatsapp. Estou te esperando para seguirmos essa quarentena como um momento de aprendizado para quem sabe, podermos ter um mundo muito melhor para viver. É isso que eu mais desejo para meu filho de 5 anos. Foi um prazer estar aqui e nos veremos novamente em breve. Um grande abraço.

instagram.com/tanakamindfulness

facebook.com/tanakamindfulness

https://www.youtube.com/channel/UCv1aFVxzwmIwziIvJQt01Wg  

21-999349490 (zap)

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Artistas portugueses lançam manifesto em defesa da cultura após pandemia.

Próxima Publicação

Tom Hanks escreve para menino chamado Corona vítima de bullying

16 Comentários

  • Conheço o prof Tanaka e acompanho seu trabalho. Tem me ajudado muito neste momento de isolamento social.

    • Quando o medo toma conta da gente é pior. Graças a Deus passamos pela covid e foi muito ruim. Mas o medo que estava alojado em nos e nos outros nos trouxe muita solidão, mesmo assim alguns esconderam seus medos. Esses que nos deram atenção em forma de ajuda. Forma os que fizeram a diferediferença nça é agora nos que ajudamos.

    • Nesse momento de isolamento temos que ter, pelo menos, a certeza de que estamos juntos nem que seja virtual.

      Obrigado pela confiança Soraya

    • Tamu Juntu….

    • Tamu Juntu

  • Maravilhoso conhecer o Mindfulness e conseguir estar presente sem julgamento. Me sinto melhor e não em desespero e descontrole. .
    Consigo observar oque acontece sem perder meu foco

    • Muito bom saber que temos como escolher como podemos agir mesmo em situações caóticas.

      Valeu Shirley

  • Parabéns, Tanaka! Por um mundo com mais pessoas iluminadas, do bem e competentes como vc!

    • Fica muito melhor comendo seus doces….rs

  • A habilidade de viver o momento presente em atenção plena é liberdade na expressão mais sublime, todo ser humano poderia ter acesso a esse aprendizado desde a infância.
    Acredito que esse será o diferencial num futuro próximo, mindfulness para todos, todos se beneficiando e vivendo da melhor forma possível o momento presente, numa atitude consciente, compassiva e digna. Parabéns pelo texto, senti uma profunda alegria e uma pontinha de orgulho, Parabéns!

    • Estamos no caminho…
      Não recua

  • Obrigada, obrigada pela ajuda nesse momento tão diferente, obrigada por dividir suas experiências conosco.

    • Eu que agradeço a confiança. A minha certeza de que vamos ser pessoas muito melhores no futuro me inspira. Parece que a vida realmente nos mostra o seu real sentido….

  • Agradeço muito ao professor Tanaka por ter me apresentado já a algum tempo a prática de Mindfuness . Eu já estava usando e sentindo todos os benefícios no dia a dia , agora nesse momento de pandemia está fazendo toda diferença . Mais uma vez grata pela sua dedicação em nos ajudar através das práticas de Mindfuness 🙏🏻✨

  • … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/04/26/em-sua-coluna-de-estreia-tanaka-fala-sobre-o-atual-momento-e-como-estamos-reagindo-a-ele/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/04/26/em-sua-coluna-de-estreia-tanaka-fala-sobre-o-atual-momento-e-como-estamos-reagindo-a-ele/ […]

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.