Santuário de Fátima vai ter procissão das velas, mas sem peregrinos

Com um recinto vazio – em que estarão apenas jornalistas – o Santuário de Fátima vai realizar a tradicional procissão de velas, na noite de 12 de maio, assim como as celebrações do dia 13. É a primeira vez na sua história que acontece uma situação como esta, devido à pandemia provocada pela covid-19. A procissão de velas, na noite de 12 de maio, além da procissão do adeus, no dia 13, é um momento sempre marcante nas celebrações de maio, habitualmente com milhares de peregrinos para participar. “Pela primeira vez o Santuário de Fátima vai celebrar os dias 12 e 13 de maio sem peregrinos nos seus espaços, por conta das decisões sanitárias impostas pelas autoridades por causa da pandemia provocada pela Covid-19”, disse o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas. “Este é um momento doloroso: o Santuário existe para acolher os peregrinos e não o podermos fazer é motivo de grande tristeza; mas esta decisão é um ato de responsabilidade com os peregrinos, defendendo a sua saúde e o seu bem-estar”, completa.

As celebrações serão realizadas no Recinto – que está fechado devido às regras sanitárias definidas pelas autoridades, de acordo com a Conferência Episcopal Portuguesa.

A procissão de velas vai ser realizada depois do rosário, às 21h30m, seguida da celebração no altar do recinto de oração. Para o dia 13 está previsto apenas o rosário, às 9h, e a celebração da missa, uma hora depois. Para suprir a impossibilidade de deslocação dos peregrinos à Cova da Iria, o reitor do Santuário sugere que os fiéis façam um caminho espiritual a partir de uma proposta concreta de oração para cada dia, que pode ser encontrada no site do Santuário em www.fatima.pt e nas redes sociais do santuário, diariamente, até dia 13 de maio.

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Jennifer Aniston e Brad Pitt estão cumprindo quarentena juntos, diz revista

Próxima Publicação

Dia das Mães: e-commerce Breton traz opções para presentear as mães sem sair de casa

296 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.