Xandy Novaski entrevista Gabriel Fávero, que tem na arte de interpretar o sentido para sua vida

Gabriel Fávero iniciou a carreira pelas artes cênicas ainda na adolescência. Até tentou outra profissão, mas foi laçado por essa magia que vem dos palcos e das telas. Hoje, com 23 anos, o rapaz do interior de São Paulo conquista seu merecido espaço como ator no Rio de Janeiro.

Acompanhe a nossa entrevista e se emocione com a gente!

1) Você iniciou os estudos em artes cênicas na região em que nasceu, Jaguariúna, interior de São Paulo. O que te fez buscar a arte como profissão?

O curso livre de Teatro que iniciei em 2010, foi o meu primeiro contato com o palco e intensivamente com a arte. Eu adentrei sem receio no universo artístico que sempre admirei. Acredito que esse primeiro contato intensificou minha admiração e sem dúvidas me apaixonei pela arte.

2) Ainda no início da carreira, você participou de musicais vivendo personagens marcantes da dramaturgia. O que isso trouxe de diferencial na sua carreira?

Viver personagens marcantes foi um processo importantíssimo, afinal, antes eu pertencia ao público. Como ator, trazer o meu diferencial para os personagens marcantes é de fato um grande presente. Assim aconteceu com o Peter Pan. Eu e ele num certo momento recusamos a crescer e nada mais importava além dos sonhos. Cada troca me fez entender a importância relevante diante do mercado artístico. Isso me deixa feliz e grato.

3) Por falar em personagens marcantes, você é fã da novela “O Cravo e a Rosa”, trama de Walcyr Carrasco que tem algumas costuras da peça “AMegera Domada”, do Shakespeare. Qual é a comparação que você faz dosdois textos?

Realmente eu sou um fiel noveleiro. “O Cravo e a Rosa”, foi a primeira trama que acompanhei ainda criança. Fiquei surpreso com o produto final e me apaixonei pela dramaturgia brasileira. Essa costura é fascinante. A peça e a telenovela não são produtos igualmente populares, pois a peça de Shakespeare é de uma linguagem arcaica e digo complexa para padrões contemporâneos. Walcyr adaptou uma peça de cinco atos em duzentos e vinte e um capítulos da novela. Seguindo a ênfase na “divisão do mundo antes e pós Shakespeare”, Claramente a relação textual acontece na primeira fase da telenovela, teoricamente baseada na ordem cronológica da peça. Depois seguimos a novela com uma visão de comédia romântica. Shakespeare sempre foi e sempre será atemporal.

Crédito: Fernanda Tavares

4) Mesmo pensando em seguir outros rumos (você foi cursar Comercio Exterior), o teatro lhe mostrou o quanto faz parte da sua vida. Quando você viu que não tinha jeito, que era isso mesmo que queria?

Eu já estava no final do primeiro semestre da faculdade e percebi que não poderia viver longe da minha maior motivação. A arte me completa como ser humano, me leva para outra dimensão de sentimentos, percepções e desafios. No caminhar da vida e na roda de uma canção, me sinto livre. Eu ouso dizer que represento tudo o que guardo no coração.

5) Deixar o interior para desbravar a capital paulista foi difícil? Por quê?

Na verdade, foi um grande desafio. Minhas aulas do curso profissionalizante aconteciam aos sábados, então, era necessário sair bem cedo da minha cidade e passava o dia todo na capital paulista. Chegava em casa por volta das onze horas da noite e muitas vezes exausto. O mais importante foi permanecer firme diante das dificuldades e escolher todos os dias a arte como profissão. Sou grato por todos os aprendizados e oportunidades que obtive nessa fase.

6) Um dos principais desafios de sua vida como ator foi num workshop de um congresso de medicina. Como foi a experiência?

Até hoje foi o meu maior desafio como ator. Meu personagem (Marcelo) era um jovem esquizofrênico. A cena especificamente relatava um Atendimento Psiquiátrico Emergencial, o qual Marcelo estava intensamente em crise. Aceitar dar vida ao Marcelo foi uma mistura de sentimentos, pois claramente a responsabilidade emocional era totalmente minha. Apeguei-me nessa responsabilidade e comecei a estudar intensamente, buscar referências e mergulhar neste universo. Durante o processo de criação meu emocional foi abalado e acredito que foi o grande diferencial para transcender a dor, o medo e a insegurança dele. Foi dessa forma que tentei entender a esquizofrenia. Após a cena acontecer, involuntariamente comecei a chorar sem parar e senti meu corpo anestesiado. Foi o momento de despedida do nosso encontro. Essa troca me transformou, e espero viver muitas como essa.

Crédito: Victor Colares

7) Você passou um tempo em Nova York, mas pelo que me parece, a grande provocação do destino em sua trajetória pelas cidades foi conquistar a cidade maravilhosa. Você recebeu apoios? De quem?

O Rio de Janeiro definitivamente é a minha casa. Meus amigos estiveram ao meu lado em todo processo de mudança para o Rio. Recebi intensamente força e motivação deles. Com a minha família (pai, mãe e irmãos), houve um receio no início, mas permaneci firme, pois sabia que era um receio por proteção em relação ao mundo artístico. Isso passou após alguns meses. Em especial, sempre tive o apoio da minha avó paterna. Ela sonhava em vida me ver na tela da sua televisão. Ela me encorajou a seguir a minha felicidade e aceitar o “sim” do meu coração. Tenho meus tios e minha prima que, de maneira incrível, estão sempre comigo. Eu sou grato por todo apoio, carinho e a força que recebo deles. Não posso deixar de falar da principal pessoa, regente de muitas conquistas: o Sérgio Mattos (Diretor da 40º Graus Models no Rio). Ele sempre me incentivou a acreditar no meu potencial e buscar a minha carreira com foco e paixão. Hoje eu tenho a minha grande “Família 40”, é assim que refiro a minha agência mãe. Sou grato por fazer parte deste time tão envolvente, forte e incrível. Serginho me trouxe para perto da sensibilidade poética, através do Projeto: Era uma vez um poeta… Atualmente estou intensificando o meu mundo artístico e trocando com cada poeta sonhador do nosso grupo. Oportunidade única.

8) Ser ator é também ser um eterno estudante. O que você tem a dizer sobre isso aos que iniciaram agora na profissão?

Estude, estude e estude (risos). Eu sempre digo que primeiramente precisa querer muito ser artista para representar e acreditar no poder da arte. Nunca encare a fama como motivação, pois ser famoso não é ser artista. A escolha pela arte é diária, afinal, fora dos palcos e, com as câmeras desligadas, vivemos uma realidade árdua. Busque um bom curso profissionalizante e em conjunto uma agência confiável e respeitada no mercado artístico. E claro, acredite em você, mantenha a sua fé e força alinhadas. E batalhe muito.

Crédito: Rafael Lazzini

9) O teatro é a grande escola na carreira de um ator. O que sempre te espera após o terceiro sinal?

No primeiro instante o frio na barriga, pernas levemente trêmulas e sem dúvidas o grande encontro. O encontro especial que acontece diretamente com o público eu refiro como a grande magia do Teatro. O “agora” se intensifica e sua primeira troca com o público será importante até o final do espetáculo. Não existe ‘corta’. No palco é como na vida real. Olhos nos olhos e a intensidade das emoções guiadas por uma linda história.

10) O que cada personagem vivido na carreira deixou de legado na sua vida pessoal?

A despedida que muitos atores/atrizes relatam após o final de uma obra ou peça, realmente acontece. Viver um personagem é uma troca intensa. É uma razão de um trabalho duro, frágil e de muitas noites em claro. O seu personagem conhece você, tem vida por você, e tem sim uma dose da sua vida na construção. O tempo de convívio consegue dimensionar essa troca vivida intensamente. Eu particularmente sempre me surpreendo ao dizer adeus. Após cada personagem, algo novo surge dentro de mim e na maioria das vezes criam raízes e florescem. Eu tenho sede por essa troca, meu corpo e a minha alma impulsionam todo processo vivido.

Crédito: Fernanda Mac
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Após críticas, SP-Arte vai devolver todo o valor investido por galeristas em feira cancelada por coronavírus

Próxima Publicação

PlayerUm estreia no mercado de podcast

33 Comentários

  • … [Trackback]

    […] Here you can find 12822 additional Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/20/xandy-novaski-entrevista-gabriel-favero-que-tem-na-arte-de-interpretar-o-sentido-para-sua-vida/ […]

  • … [Trackback]

    […] Here you will find 16518 additional Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/20/xandy-novaski-entrevista-gabriel-favero-que-tem-na-arte-de-interpretar-o-sentido-para-sua-vida/ […]

  • … [Trackback]

    […] There you will find 91812 more Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/20/xandy-novaski-entrevista-gabriel-favero-que-tem-na-arte-de-interpretar-o-sentido-para-sua-vida/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/20/xandy-novaski-entrevista-gabriel-favero-que-tem-na-arte-de-interpretar-o-sentido-para-sua-vida/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/20/xandy-novaski-entrevista-gabriel-favero-que-tem-na-arte-de-interpretar-o-sentido-para-sua-vida/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More Information here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/20/xandy-novaski-entrevista-gabriel-favero-que-tem-na-arte-de-interpretar-o-sentido-para-sua-vida/ […]

  • … [Trackback]

    […] There you can find 81363 additional Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/20/xandy-novaski-entrevista-gabriel-favero-que-tem-na-arte-de-interpretar-o-sentido-para-sua-vida/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More Info here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/20/xandy-novaski-entrevista-gabriel-favero-que-tem-na-arte-de-interpretar-o-sentido-para-sua-vida/ […]

  • … [Trackback]

    […] Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/20/xandy-novaski-entrevista-gabriel-favero-que-tem-na-arte-de-interpretar-o-sentido-para-sua-vida/ […]

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/02/airbus-eads-responds-to-the-air-forces-decision-on-selecting-the-boeing-767-kc-46a/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life authors and blogs

  • I don’t know about you guys but I love airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/10/pilot-asks-passengers-to-pray/

  • I don’t know about you guys but I am obsessed with airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/07/heading-to-oshkosh-2010/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl authors and blogs

  • I don’t know about you people but I love airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/06/wishing-apolo-ohno-guests-a-good-trip-to-hawaii/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you guys but I love airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/11/king5-video-looking-how-weather-affects-aviation/

  • I don’t know about you all but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/05/being-there-when-alaska-airlines-delivers-22000-pounds-of-copper-river-salmon/

  • I don’t know about you all but I love airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/11/1970/

  • I don’t know about you guys but I infatuated with airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/06/gun-found-on-usairways-flight-to-pheonix/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life articles and blogs

  • … [Trackback]

    […] Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/20/xandy-novaski-entrevista-gabriel-favero-que-tem-na-arte-de-interpretar-o-sentido-para-sua-vida/ […]

  • … [Trackback]

    […] Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/20/xandy-novaski-entrevista-gabriel-favero-que-tem-na-arte-de-interpretar-o-sentido-para-sua-vida/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More Information here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/20/xandy-novaski-entrevista-gabriel-favero-que-tem-na-arte-de-interpretar-o-sentido-para-sua-vida/ […]

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.