Xandy Novaski entrevista a escritora e novelista Solange Castro Neves, discípula da saudosa autora Ivani Ribeiro

Solange Castro Neves

Nas diversas aberturas das novelas assinadas por Ivani Ribeiro, o nome de Solange Castro Neves vinha com a força de uma pessoa que conhecia como ninguém a sua carpintaria na arte da escrita. Foi assim em ‘A Viagem’ e ‘Mulheres de Areia’.

Após a morte de Ivani, Solange alçou novos voos. E agora, com a notícia do possível remake de ‘Amor com Amor se Paga’, seu nome voltou a estar em evidência.

Num bate-papo descontraído e inédito, Solange Castro Neves fala dos tempos em que trabalhou com a maga dos horários das seis e sete, e os novos rumos de sua carreira.

 1 – Há cerca de um mês, saíram diversas notícias na mídia, de que existe a possibilidade de um remake do sucesso “Amor Com Amor Se Paga” (1984). Você iniciou a carreira ao lado da saudosa Ivani Ribeiro em “Final Feliz” (1982) como pesquisadora, ou seja, quando a trama do personagem central Nonô Corrêa foi ao ar, você já partilhava seu trabalho com o da autora. Como foi a carpintaria desse folhetim que marcou época?

Fiquei muito feliz com essa homenagem à minha mestra. É um grande folhetim, mas acredito que se unisse “Amor Com Amor Se Paga” com outra novela da sua autoria, como “Os Inocentes” ou “As Bruxas”, tal qual fizemos no remake de MULHERES DE AREIA com “O Espantalho”, teria tudo para ser, novamente, um grande sucesso. 

Comecei a trabalhar com a Ivani, em 1982, quando ela preparava a sinopse de “Final Feliz”, num momento em que ela estava com problemas de saúde por causa da sua diabete em grau avançado. Nesse tempo eu trabalhava em uma editora, escrevendo romances, quando conheci Paulo Ubiratan e foi através dele que tive contato com a nossa grande novelista. Assim, eu e a Cleyde (Ivani) começamos uma jornada juntas por 14 anos. Fui privilegiada em todos os sentidos. Com essa brilhante escritora eu aprendi, na prática, toda a técnica de carpintaria: a complexidade de montar uma trama que tenha estrutura para segurar no ar milhões de telespectadores, durante seis meses ou mais. Por outro lado, com a amiga, tive grandes lições que conseguiria enumerar, mas dentre elas, uma que marcou muito: a responsabilidade que nós, escritores, temos com quem nos assiste, pois a TV invade os lares e a vida das pessoas. Uma frase que ela sempre me falava: – Filha, ninguém tem nada a ver com seus problemas. Enxugue as lágrimas, entre no seu escritório e tire, de dentro de você, o melhor. E nunca se esqueça, filha, essa profissão não é para os fracos.   

Esse início foi fundamental, pois tive a oportunidade de, aos poucos, ir aprendendo passo a passo com a Ivani, tudo sobre como criar uma sinopse coesa, com várias curvas dramáticas, diversos pontos de virada que surpreendem a todo instante, mesclando todos os tipos de emoções, despertando e levando ao público o que, exatamente, ele precisa e quer assistir naquele momento. 

Assim, pude moldar minha carreira de escritora roteirista. Era uma época em que nós, os colaboradores, não aparecíamos, e a mídia não se interessava por aqueles que estavam na retaguarda. Por isso, muitos como eu, o Carlos Lombardi, Daniel Más, Luiz Carlos Fusco, Rose Calza, Ricardo Linhares, Leonor Bassères, bebemos da fonte dos principais autores, aprendendo, no dia a dia, a difícil tarefa de escrever 06 capítulos por semana.  Isso nenhuma faculdade pode ensinar. 

Um exemplo do que falei:

Vejam Manoel Carlos, que hoje é um dos grandes autores de novela. No final dos anos 1970 já havia adaptado algumas obras para TV, como “Maria Maria” e “A Sucessora” para o horário das 18h, e em 1980 foi colaborador de Gilberto Braga em “Água Viva”. Seu nome nunca foi creditado no decorrer da novela como colaborador ou coautor dessa história. O público só ficou sabendo de sua participação, nessa trama, no último capítulo quando, finalmente, a emissora resolveu creditá-lo. Era uma posição normal, na época, que só veio a mudar em meados dos anos 1980. 

Assim, eu estava lá, ao lado da Ivani, na criação da novela “Final Feliz” desde que ela foi chamada para tal função. Juntas, ficamos trabalhando até o final dessa novela. Devido ao sucesso de “FINAL FELIZ”, ela recebeu a incumbência de preparar uma nova trama e foi quando resolveu trazer de volta “Camomila e Bem Me Quer”. Novamente começamos a trabalhar na adaptação de “Amor Com Amor Se Paga”, que foi um grande sucesso na época. Trabalhávamos somente nós duas e dividíamos todas as tarefas. 

Quantas lembranças! Ainda guardo comigo todos os álbuns de fotos que a imprensa soltava na mídia, e os cadernos de rascunho das novelas que trabalhamos juntas. Hoje seria chamado de argumento ou de escaleta dos capítulos. Nele contém o resumo de todas as cenas de cada capítulo, sendo estas marcadas e numeradas na ordem e com os dois intervalos que deveriam ter, necessariamente, um gancho forte que atraísse a atenção dos que assistem, aguçando a sua curiosidade para quererem continuar a assistir a trama.

Eu escrevia tudo na minha máquina antiga Olivetti, que ganhei de meu pai, ainda muito pequena.

Com base nesse material, preparávamos os diálogos. Era um trabalho complexo, porém minucioso, mas gratificante por demais. Só tenho a agradecer. 

 2- Você participou ativamente de outros sucessos da Ivani, alguns como colaboradora e outros em coautoria. Um deles foi A Viagem. A novela é atemporal e perdura até os dias de hoje. Como foi o processo de composição do remake?

Devido ao grande sucesso que havia sido “Mulheres de Areia”, logo após o seu término já começamos a trabalhar na criação da sinopse de “A Viagem”. No entanto, na época de “Mulheres de Areia” o quadro de saúde de Ivani se agravou. Sua visão já estava muito comprometida e a saúde debilitada, mas ela era uma guerreira e nunca deixou transpassar que seu estado poderia comprometer a obra, e trabalhava, assiduamente, para que tudo corresse dentro dos conformes. 

Terminamos “Mulheres de Areia” com grande êxito, em um trabalho árduo e ninguém, nunca, percebeu que sua saúde já estava abalada durante aquele processo. Talvez se soubessem disso, ela nem teria sido chamada para adaptar “A Viagem”. Com o término de “Mulheres de Areia”, já iniciamos o próximo trabalho e continuamos a parceria de sucesso com o Wolf Maya. “A Viagem” foi um grande presente e uma novela que nos trouxe grande alegria, mas foi muito mais difícil do que a anterior, pois em muitos momentos a Ivani já não estava tão bem e passava um bom tempo internada. Nós trabalhávamos sozinhas e com a ausência da Ivani, eu tinha que dar conta de preparar tudo. 

Foi uma época muito difícil. Sentia que estava preparada, pois desde 1982 vinha aprendendo tudo com ela, mas era um momento em que o público não sabia o que realmente estava acontecendo e tentamos esconder da emissora. Conseguimos por um tempo. Eu tinha que dar conta dos capítulos sozinha. Fazia reuniões periódicas. Tomava decisões e atendia atores. Foi um período em que eu quase não tinha vida própria. Fiz tudo para que corresse bem e que nada deixasse transpassar o fato da Ivani estar internada no hospital. Foi quando o saudoso Mário Lúcio Vaz, diretor da dramaturgia, foi visitar Ivani descobrindo a real situação. Então, procurou-me em minha casa e desde esse dia ele se tornou um grande amigo. 

Foi inclusive cogitado de colocarem a Maria Carmem Barbosa para me ajudar a escrever, mas não pude aceitar. Não por mim, mas pela Ivani que não aceitaria, como não aceitou, que outra pessoa entrasse para escrever sua história. Assim, para não a magoar, continuei trabalhando sozinha até o fim. Claro que nada teria dado certo se não fosse a equipe formidável que tínhamos. Desde o diretor WOLF MAIA, atores maravilhosos, figurinistas, enfim, todos que participaram dessa obra foram fantásticos e o resultado foi o grande sucesso que é até hoje.

 3- Antes de a Ivani falecer, vocês desenvolveram uma sinopse chamada “Caminhos do Vento”, mas que ganhou a telinha com o título de “Quem é Você?”. Muita gente não entende o motivo de sua saída logo no início do folhetim. O que houve de fato?

Com o final de “A Viagem” e o grande sucesso, mesmo com a Ivani muito debilitada, juntas preparamos a sinopse de “Caminhos do Vento” e tínhamos a ideia de trazer uma novela inédita, diferente das últimas que foram remakes de suas obras. Com tudo pronto, a Ivani veio a falecer e a Globo resolveu colocar no ar aquela história com o nome de “Quem é Você?”, eu como autora com a supervisão de Lauro César Muniz.

Cada autor tem uma carpintaria, uma forma de escrever. Eu sou uma pessoa romântica e sempre trabalhei com ela e com o Cassiano Gabus Mendes. Com o final de “A Viagem”, eu vim numa sequência de perdas de pessoas importantes e que eu amava muito. O primeiro foi o Cassiano, agosto de 1993 e na sequência a Ivani em julho de 1995. 

Nessa mesma época, além dos meus grandes mestres, tive perdas na família, além de meu marido estar com doente grave. 

Não passou muito tempo desde o final de “A Viagem” e da morte da Ivani e já começamos a produzir “Quem é Você?”, em um prazo de pouco mais de seis meses. 

A verdade é que o meu estilo e o do Lauro eram muito diferentes e apesar de todas as perdas, e das diversas pedras que encontrei no caminho, continuo sendo uma pessoa romântica que ainda acredita no ser humano, à parte das diferenças, continuamos a trabalhar juntos. Mas a doença do meu marido se agravou e assim decidi me afastar. Naquele momento eu precisava me dedicar à minha família que precisava de mim.  A novela tinha um grande escritor que poderia continuar a escrever. Assim foi feito. Lauro César Muniz assumiu a trama e, com a ajuda de outros colaboradores, escreveu a novela até o final. 

 

Roteiro da novela 'Amor com amor se paga'. Arq. pessoal

4- Se hoje há uma teledramaturgia ativa na Record, lá atrás houve sua participação nessa retomada com “Marcas da Paixão”, um dos grandes sucessos da emissora. O que ficou de lembrança daquela época memorável?

No início dos anos 2000 eu deixei a Globo, de comum acordo, por causa dos problemas de saúde na família. Trabalhei por 14 anos na casa e desta, só tenho a agradecer. Com a saída do Boni e a morte de Paulo Ubiratan, confesso que me senti sem chão. Logo depois recebi uma proposta da Record e como a emissora era em São Paulo, e naquele tempo gravava tudo aqui, acabei aceitando. A Record estava retomando o segmento de novelas, mas não tinha muitos recursos. A produção era mínima, mas foi um trabalho novo e diferente de tudo o que eu havia feito anteriormente, e aprendi muito. Tenho boas lembranças das duas novelas que escrevi: “Marcas da Paixão” e “Roda da Vida”. Fiz grandes amizades e só sinto gratidão por ter sido precursora nessa emissora. 

5- Durante esse tempo longe da TV, você não parou. Há inclusive sinopses e com temas atualíssimos. Você pode contar pra gente um pouco sobre essas novidades?

Em 2006 perdi meu marido, o meu grande amor, e com a diferença de três meses meu irmão também veio a falecer. Resolvi dar um tempo para mim e como sou uma cinéfila a ponto de ainda ter mais de 8 mil DVDS, desde os antigos clássicos até as modernas comédias, romances, suspenses, fui fazer pós-graduação em Cinema e TV na FAAP. Foram três anos que convivi com jovens e pude me reciclar, ao mesmo tempo em que continuei a dar aula de roteiro. Minha tese foi um longa, “Encontro com GIULIA”.  

Nunca deixei de escrever. Quem tem a paixão pelas palavras, isso raramente ocorre. Deus foi muito bom para mim, fez-me ver, e compreender, que tudo o que acontece em nossas vidas é para um grande aprendizado. Assim só guardo as boas recordações.

Nesse ínterim fiz o roteiro de três peças de teatro e dois musicais: um infantil e o outro, uma adaptação de A VIAGEM para o teatro.  Ambos em processo de produção.

Escrevi vários livros e diversas sinopses de novelas. Algumas editadas por causa dos meus alunos. Até que me apaixonei pelas séries e fui, então, fazer um curso em Los Angeles e depois outro, de um ano e meio, na Roteiraria aqui em SP.  Formei uma equipe excelente, unida, afiada, composta por cinco mulheres, eu, Thalma Bertozzi, Carolina Ghirardelli, Fran Elmor e Thais Velasques, e roteirizamos, juntas, algumas séries. Uma delas terá como diretor Bruno Barreto e a produtora é Tatiana Quintella da Popcorn Filmes. Mais do que isso, ainda não posso falar.

Aventurei-me por esse caminho, sempre com a participação de Thalma Bertozzi, amiga-irmã com quem trabalho há vinte anos. Terminamos dois roteiros de animação: um infantil e o outro infanto-juvenil numa parceria com Marcos Tadeu Siqueira, profissional maravilhoso e Magno Brasil, um ser incrível, com vasta experiência no mercado de artes visuais, fundador e diretor das escolas de desenho Visuart. Esses projetos já se encontram com o produtor americano Stanlei Bellan, da Imagilore Entertainment.

6 – E por falar em novidades, você tem também alguns livros publicados, ora escritos durante esse tempo fora da telinha. Quais são eles e que temas você usou como pano de fundo?

Como mencionei, estou sempre escrevendo algo. Meus  livros  possuem  temas variados, de histórias de ciganos a índios e xamãs e também de pessoas comuns vivenciando seus dilemas existenciais. São temas ligados à vida e morte, sempre com um toque de romantismo mesmo nas histórias dramáticas, espiritualistas, policiais, e de serial killers. Nesse momento estou terminando o argumento de uma novela, ou uma série, ainda vou decidir, abordando o tema do mistério do eterno Retorno. O enigma da reencarnação, uma ideia polêmica para alguns, que não passa de mera fantasia, para outros, é a única realidade palpável, que possui uma lógica que explica as desigualdades da vida.

7- Você foi uma das pioneiras em dar aula de dramaturgia, formando inclusive pessoas que hoje colaboram em novelas. O que tem a dizer sobre essa missão?

Eu herdei a escrita de minha mestra Ivani Ribeiro e do mestre Cassiano Gabus Mendes. Duas mentes brilhantes, mas que tinham o estilo e a carpintaria totalmente diferentes.

Na novela “Meu Bem Meu Mal” havia uma cena do José Mayer, que ele ficava bêbado. Eu a escrevi, na correria, porque era sexta-feira, o dia em que precisávamos enviar por fax (não tínhamos a tecnologia de hoje), os seis capítulos prontos para a Globo. Acabei e mandei. Missão cumprida. Dias depois estávamos em reunião, eu, Cassiano e Fusco, quando o José Mayer ligou. Bem, para encurtar a história, o Cassiano voltou depois da conversa, nervoso, mandando eu ir buscar o capítulo “x”, e ler a cena 17. Quando comecei a examinar, percebi a burrada que tinha feito. Descrevi a cena com rubricas (indicações para o ator) como a Ivani fazia, ou seja, escrevi com a carpintaria dela uma cena da novela do Cassiano. Nesse dia fiquei com medo de perder o emprego e a confiança dele. Pedi desculpas e ele deixou o coração falar mais alto, só pediu que nunca mais acontecesse de novo. Alguns podem achar que, se a cena foi ótima e deu certo, por que tudo isso? É por esse motivo que, quando estou dando aula, explico aos meus alunos a importância do respeito ao estilo do autor, pois a obra precisa ter uma identidade única.

Assim como meus dois mestres me ensinaram tudo o que sei sobre dramaturgia, me sinto no dever de repassar essas técnicas para novos autores. A escrita é um dom que recebemos logo após nosso nascimento e que levamos para toda nossa vida. Não seria justo eu levar todo esse conhecimento comigo, sem repassá-lo para os novos. 

Sinto-me gratificada quando vejo que um dos meus alunos está como o nome nos créditos de uma novela. Uma das sinopses desenvolvidas durante um curso foi vencedora de um concurso em Portugal. Ela se chamava “O Dom da Vida”. O Logline (storyline) era: “Cinco meios-irmãos, filhos de um mesmo doador anônimo de sêmen. Cinco existências reunidas através do grito de socorro de uma mãe para salvar seu filho, ao redor de um único coração de pai, hoje considerado a maior diva da ópera-cômica europeia.”

 Meu curso é de 74 horas e os alunos entram apenas com a ideia e saem com tudo pronto e registrado. Juntos desenvolveram a premissa, o logline, sinopse, argumento, perfil das personagens e o primeiro capítulo ou episódio. Enfim, aprenderam, na prática, a técnica necessária e diferenciada da carpintaria de uma novela, série, filme, para que pudessem vir a serem escritores roteiristas.

 

8- Não posso deixar de tocar novamente no assunto “Amor Com Amor Se Paga”. Desde quando foi anunciado o possível remake, seu nome ganhou espaço novamente na internet. Foram diversos especialistas, colunistas, ex-alunos, roteiristas, escritores, apontando-a como a mais preparada para estar à frente do projeto. A carpintaria da Ivani ainda pulsa aí, dentro de você?

Fiquei muito feliz com essa notícia e acredito que as histórias da Ivani sempre terão seu espaço porque são atemporais. Logo que a notícia de um possível remake de “Amor Com Amor Se Paga” surgiu na internet, minhas redes sociais se encheram de mensagens de amigos, ex-alunos, fãs e pessoas que admiram meu trabalho, comentando sobre o fato e muitos, com mensagens carinhosas, dizendo que gostariam que eu fosse a adaptadora dessa obra. Senti-me lisonjeada e agradeço a todos pelo carinho, pois sei que a Ivani era amada por uma legião de fãs e muitos desses me veem como a sua sucessora, por ter sido a única que esteve ao seu lado durante todo o seu tempo de Rede Globo. Isso me deixa muito feliz e agradecida. 

9- O que tem a dizer sobre o carinho desse público e dos profissionais que te aplaudem e relembram, com tamanha alegria, dos sucessos na televisão?

Só posso agradecer, pois foi um tempo de glórias onde pude firmar a minha carreira como autora. Não posso deixar de mencionar o Cassiano Gabus Mendes que também foi fundamental nesse processo de construção de meu nome. Conheci o Cassiano também por intermédio do Paulo Ubiratan e depois descobri que meu marido era seu advogado. Cassiano me deu grandes oportunidades, era um homem muito especial a quem admirava muito.  Juntos trabalhamos em projetos como: “Meu Bem Meu Mal”, “Que Rei Sou Eu?” e “Brega & Chique”. Não posso deixar de mencionar que a ideia da história de “Brega & Chique” foi minha, repassada ao Cassiano, que trabalhou na sinopse e criou um dos maiores sucessos da televisão brasileira. Por coincidência, está no ar no momento pelo Canal Viva e fazendo grande sucesso. 

Através do Cassiano, tive o prazer de trabalhar com Luiz Carlos Fusco, uma pessoa de coração enorme, que o amava como se ele fosse seu pai.  Eu sempre intercalei os trabalhos da Ivani com os do Cassiano, e os dois autores foram fundamentais em minha vida profissional. 

10- Se hoje a Rede Globo, mesmo depois de tanto tempo, escolher você para compor o time de roteiristas, o que tem a pronunciar?

Para mim seria uma tremenda alegria, pois só tenho boas lembranças dos anos que trabalhei na casa. Já há algum tempo, sinto-me pronta, e desafiada por meus alunos, para voltar a escrever novelas. Amo meu trabalho e se Deus me permitir, quero morrer teclando o meu laptop, criando e dando vida às minhas personagens. Agradeço a você pela entrevista e espero que seja do seu agrado. Grande abraço. 

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Adriana Calcanhotto lança álbum com músicas inéditas feitas e gravadas em isolamento social

Próxima Publicação

NASA Kennedy Space Center Visitor Complex anuncia reabertura

99 Comentários

  • Que ótima entrevista Xandy Novaski com a mestra Solange Castro Neves!! Parabéns!!
    Com certeza Solange é a escritora ideal para desenvolver a novela Amor com Amor se paga, trazendo um estilo único de romantismo á televisão. Espero muito que a Globo a convide para desenvolver essa novela marcante, que até hoje está na memória dos que tiveram a oportunidade de assisti-la.

  • Que entrevista maravilhosa com a querida Solange Castro Neves. Que pessoa incrível que ela é. Tive a honra de entrevista-la há uns dez anos atrás e assim pude conhece-la melhor e com isso acabei fazendo seu curso de roteiro e terminamos como grandes amigos. Conviver com a Solange, não tem como não se apaixonar por ela. Uma das pessoas mais incriveis que pude conhecer e tenho muito a agradecer nesses dez anos de amizade. Torço muito por ela, pois a Solange merece todo sucesso desse mundo, por sua humildade, transparência e por esse ser de luz que é na vida de quem passa por sua história.
    A Solange é uma estrela de primeira grandeza e merece muito ser valorizada pelas grandes empresas da área de comunicação. Um grande beijo pra essa menina que eu tanto admiro.

  • Sol, minha mãe de alma,
    Primeiro quero agradecer por essa entrevista maravilhosa! Sou prova viva da sua doação de amor quando cria obras que pulsam sua alma.
    Sem palavras para descrever tamanha alegria de poder estar ao seu lado nesse momento tão especial.
    Como sempre digo, a sincronicidade é assim: faz o inesperado ser o maior presente das nossas vidas. Com isso, agradeço ao Universo por esse reencontro de alma e, principalmente, de amor.
    Gratidão por estar ao meu lado me ensinando ser cada dia melhor!
    Te amo
    Um beijo no seu coração,
    Fran

  • Xandi Novasky, que entrevista maravilhosa. Solange Castro Neves que tive o imenso prazer em conhecer pessoalmente no lançamento do seu livro Cinza Solidão aqui no Rio , é merecedora dessa belíssima homenagem , uma excelente roteiriista e desejo que sua carreira prossiga com enorme sucesso. Beijo grande, Solange.

  • … [Trackback]

    […] Read More on to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/24/xandy-novaski-entrevista-a-escritora-e-novelista-solange-castro-neves-discipula-da-saudosa-autora-ivani-ribeiro/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More on to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/24/xandy-novaski-entrevista-a-escritora-e-novelista-solange-castro-neves-discipula-da-saudosa-autora-ivani-ribeiro/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/24/xandy-novaski-entrevista-a-escritora-e-novelista-solange-castro-neves-discipula-da-saudosa-autora-ivani-ribeiro/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/24/xandy-novaski-entrevista-a-escritora-e-novelista-solange-castro-neves-discipula-da-saudosa-autora-ivani-ribeiro/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More on to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/24/xandy-novaski-entrevista-a-escritora-e-novelista-solange-castro-neves-discipula-da-saudosa-autora-ivani-ribeiro/ […]

  • … [Trackback]

    […] Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/24/xandy-novaski-entrevista-a-escritora-e-novelista-solange-castro-neves-discipula-da-saudosa-autora-ivani-ribeiro/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More Info here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/24/xandy-novaski-entrevista-a-escritora-e-novelista-solange-castro-neves-discipula-da-saudosa-autora-ivani-ribeiro/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/24/xandy-novaski-entrevista-a-escritora-e-novelista-solange-castro-neves-discipula-da-saudosa-autora-ivani-ribeiro/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/24/xandy-novaski-entrevista-a-escritora-e-novelista-solange-castro-neves-discipula-da-saudosa-autora-ivani-ribeiro/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More on on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/24/xandy-novaski-entrevista-a-escritora-e-novelista-solange-castro-neves-discipula-da-saudosa-autora-ivani-ribeiro/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More Information here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/24/xandy-novaski-entrevista-a-escritora-e-novelista-solange-castro-neves-discipula-da-saudosa-autora-ivani-ribeiro/ […]

  • Hey there outstanding blog! Does running a blog like this take a great deal of work?

    I’ve no knowledge of programming but I had been hoping to start
    my own blog soon. Anyway, if you have any ideas or
    tips for new blog owners please share. I understand this is off subject however I simply needed
    to ask. Thanks!

  • I do consider all the concepts you’ve presented in your post.
    They’re really convincing and can definitely work.
    Nonetheless, the posts are very brief for newbies. May you
    please lengthen them a bit from subsequent time?
    Thanks for the post.

    Feel free to visit my homepage xe88 promotion (918kiss-m.com)

  • Hi there! This is kind of off topic but I need some help from an established blog.
    Is it very hard to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things
    out pretty quick. I’m thinking about setting up my
    own but I’m not sure where to start. Do you have any points
    or suggestions? Cheers

    my web site riyapola.com

  • Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wished
    to say that I’ve truly enjoyed browsing your
    blog posts. In any case I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!

  • Wow, wonderful blog layout! How long have you ever been running a
    blog for? you made running a blog look easy. The full look of your web site is fantastic,
    let alone the content material![X-N-E-W-L-I-N-S-P-I-N-X]I just could not go away your
    website prior to suggesting that I actually enjoyed the standard information a person provide in your guests?
    Is going to be back regularly to check up on new posts.

    Check out my web blog smfpt2.smfpt.net

  • Great goods from you, man. I’ve consider your stuff previous to and you are simply extremely great.
    I really like what you have bought right here, really like what you are stating
    and the way wherein you assert it. You are making
    it enjoyable and you continue to take care of to stay it
    sensible. I can’t wait to read far more from you. This is really a tremendous web site.

  • Hello, just wanted to tell you, I liked this blog post.
    It was helpful. Keep on posting!

    Also visit my page :: http://www.kosherkraigs.com/

  • Regards for all your efforts that you have put in this.
    Very interesting information.

    Feel free to surf to my web-site … nigerianmedicalstudents.com

  • I simply could not depart your web site prior to suggesting that
    I really enjoyed the standard information an individual provide for your visitors?
    Is gonna be back incessantly to investigate cross-check new posts.

    my web page – http://www.cowerdesign.com

  • Somebody necessarily lend a hand to make critically articles I
    might state. That is the first time I frequented your website page and to this point?

    I amazed with the analysis you made to make this actual submit extraordinary.
    Magnificent task!

    My web blog https://buildingabettercolorado.org

  • I’m gone to inform my little brother, that he should also pay a visit this
    web site on regular basis to take updated from hottest reports.

    my site … http://www.quickregister.info

  • Howdy very nice web site!! Man .. Excellent .. Amazing ..
    I’ll bookmark your site and take the feeds also?I’m satisfied to search out numerous helpful information right here in the publish, we’d like develop
    more techniques on this regard, thank you for sharing.

    Have a look at my site … bostonsoftwaregroup.us

  • Ԝe agsolutely love yoᥙr blog and find tһe mɑjority off your post’s to be precisely what I’m looking for.
    Does ᧐ne offer guest wroterѕ to write content ffor you personaⅼly?
    I wⲟuldn’t mind crеating a post or elaborating on most of the subjects you
    write related to here. Ꭺgain, awesomе site!

    My page … apartemen murah – jwac.asureforce.net,

  • Nice post. I was checking continuously this blog and I’m impressed!

    Very useful info particularly the last part 🙂
    I care for such information a lot. I was looking for this
    particular info for a very long time. Thank you and
    best of luck.

    my blog ppo.energisehost.com

  • I am impressed with this web site, very I am a big fan.

    My site … http://www.laptoplifestyleads.com/user/profile/137047

  • certainly like your web-site but you need to test the spelling on quite a few of your
    posts. Several of them are rife with spelling problems and I to
    find it very bothersome to tell the truth however I’ll
    surely come again again.

    Also visit my blog post: http://www.bagleylawnservices.com

  • It’s amazing in favor of me to have a web site,
    which is beneficial in favor of my knowledge.
    thanks admin

    Also visit my web-site: science-marketplace.org

  • Fabulous, what a website it is! This blog presents useful
    data to us, keep it up.

    my web-site :: http://www.shlgreencab.com

  • magnificent issues altogether, you simply gained a new reader.
    What may you suggest about your post that you made a few days ago?

    Any sure?

    Also visit my site … Aubrey

  • You are my breathing in, I own few web logs and often run out
    from brand :).

    My web blog: https://www.cryptofaq.net/

  • Some times its a pain in the ass to read what website owners wrote but
    this internet site is very user pleasant!

    Here is my blog post: http://www.laptoplifestyleads.com

  • As soon as I observed this web site I went on reddit to share some of the
    love with them.

    Feel free to surf to my web-site … https://www.recoverlife.us

  • I have not checked in here for some time because I thought it was getting boring, but the last few posts are great quality so I guess I’ll add you back to my daily bloglist.
    You deserve it my friend 🙂

    Check out my web page; lovegamematch.com

  • I want to to thank you for this fantastic read!!
    I definitely enjoyed every bit of it. I have got you saved as
    a favorite to look at new things you post?

    My homepage :: catamarancentral.com

  • I’ve learn several good stuff here. Certainly price bookmarking
    for revisiting. I wonder how so much attempt you put to create this type of magnificent informative site.

    my web site; biblioray.pusku.com

  • I am actually grateful to the owner of this web page
    who has shared this great article at here.

    Also visit my blog post – forum.yawfle.com

  • Simply wish to say your article is as astonishing. The clarity on your post is
    simply spectacular and that i could assume you’re knowledgeable in this subject.
    Well with your permission allow me to grasp your RSS feed
    to stay up to date with approaching post.
    Thanks a million and please continue the rewarding work.

    Here is my web blog anewearthmovement.org

  • I simply wanted to thank you so much once more. I do not know the things I could possibly have worked on without
    the type of aspects shown by you over such a field.
    It absolutely was the frightful difficulty in my view, but viewing your professional manner
    you managed that took me to weep for contentment. I’m just grateful
    for this support and wish you comprehend what an amazing job you happen to be providing educating most people thru your web page.
    More than likely you’ve never encountered all of us.

    Also visit my web page: diecast.org

  • You could definitely see your expertise within the article you write.
    The world hopes for more passionate writers such
    as you who are not afraid to mention how they believe.
    All the time go after your heart.

    my web-site buildingabettercolorado.org

  • Hello everybody, here every person is sharing these knowledge, therefore it’s nice to
    read this website, and I used to go to see this weblog every day.

    My site https://catamarancentral.com/

  • I almost never leave a response, however after browsing through a
    bunch of remarks on this page Xandy Novaski entrevista a escritora e novelista Solange Castro Neves,
    discípula da saudosa autora Ivani Ribeiro – Revista do
    Villa. I actually do have a few questions for you if you don’t mind.
    Is it only me or do a few of these comments come across like they are coming from brain dead
    individuals? 😛 And, if you are writing on other online sites, I’d like to
    keep up with you. Would you post a list of every one of your social community pages like your
    linkedin profile, Facebook page or twitter feed?

    my homepage – http://biblioray.pusku.com/user/SidneyQjo1/

  • Thank you so much regarding giving me personally an update on this matter on your site.
    Please realise that if a brand new post appears or in case any
    changes occur on the current write-up, I would be interested in reading
    a lot more and knowing how to make good utilization of those techniques
    you share. Thanks for your time and consideration of other individuals by making this blog available.

    Feel free to surf to my web site … http://www.quickregisterhosting.com

  • I think the admin of this web site is truly working hard for his web page,
    since here every information is quality based material.

    My blog post … http://www.sidehustleads.com

  • Hi there! This is my 1st comment here so I just wanted to give
    a quick shout out and tell you I genuinely enjoy reading through your posts.
    Can you suggest any other blogs/websites/forums that deal
    with the same topics? Thank you!

    Feel free to surf to my blog post – axomo.com

  • In fact no matter if someone doesn’t know afterward its up to
    other people that they will help, so here it happens.

    Look into my web-site; http://www.usafreeclassifieds.org/classifieds/user/profile/322489

  • Howdy, i read your blog occasionally and i own a similar one and i
    was just curious if you get a lot of spam responses? If
    so how do you reduce it, any plugin or anything you can recommend?
    I get so much lately it’s driving me insane so any help is very much appreciated.

    Feel free to surf to my web-site: http://www.kosherkraigs.com

  • Nice post. I was checking constantly this blog and
    I am impressed! Extremely helpful info particularly the last part 🙂 I care for such information a lot.
    I was seeking this certain information for a very long time.
    Thank you and good luck.

    Here is my site: http://www.freeglobalclassifiedads.com

  • You made some nice points there. I looked on the internet for the subject matter
    and found most guys will go along with with your website.

    Feel free to visit my web-site: Fletcher

  • I am regular visitor, how are you everybody? This article posted at this web page is genuinely nice.

    Stop by my webpage; theezentrepreneur.com

  • It’s a pity you don’t have a donate button! I’d definitely donate to this fantastic blog!
    I guess for now i’ll settle for book-marking and adding
    your RSS feed to my Google account. I look forward to brand
    new updates and will share this site with my Facebook
    group. Chat soon!

    my blog post: http://www.mic-sound.net/

  • I wish to point out my affection for your kindness in support of people that should have help on this one idea.
    Your real dedication to passing the message up and down came to be amazingly practical and have specifically enabled
    professionals just like me to achieve their ambitions.
    Your warm and helpful guidelines indicates a lot a person like me and
    substantially more to my office colleagues. Regards; from all of us.

    Also visit my blog post … payfirstsolutions.com

  • Hi there, its good piece of writing concerning media print, we
    all understand media is a great source of data.

  • Post writing is also a excitement, if you know afterward you can write or else it is complicated to write.

    my website https://jnuacsf.org

  • Hi there just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the images aren’t loading correctly.
    I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried
    it in two different browsers and both show the same results.

    Also visit my web-site … http://exterminatorsouthflorida.com/modules.php?name=Your_Account&op=userinfo&username=BairdKina

  • I used to be recommended this blog by way of my cousin. I’m now not positive whether this
    post is written by way of him as no one else recognize such unique approximately my difficulty.
    You’re incredible! Thank you!

    my blog post … coursebuddy.meltdowndesigner.com

  • I really love your website.. Very nice colors & theme.
    Did you develop this site yourself? Please reply back as I?m hoping to create my own site and would love to find out where you got
    this from or exactly what the theme is called.
    Thank you!

    Here is my homepage :: usafreeclassifieds.org

  • Good – I should definitely pronounce, impressed with your web site.
    I had no trouble navigating through all tabs as
    well as related information ended up being truly simple to do to access.
    I recently found what I hoped for before you know it at all.

    Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or something, website
    theme . a tones way for your client to communicate. Nice task.

    Take a look at my blog :: axomo.com

  • For most recent news you have to visit web and on the web I found this
    web page as a best site for newest updates.

    My blog post: http://www.hit-forum.info

  • Its like you read my mind! You appear to know a lot about this, like you wrote
    the book in it or something. I think that you
    can do with some pics to drive the message home a little
    bit, but other than that, this is great blog. An excellent read.

    I will certainly be back.

    Review my blog; https://freeholmes.com

  • Unquestionably imagine that that you said. Your favorite reason appeared to be on the web
    the simplest thing to take note of. I say to you, I certainly get
    irked whilst other people consider worries that they plainly
    do not understand about. You managed to hit the nail upon the highest
    and also outlined out the whole thing without
    having side-effects , other people could take a signal.
    Will probably be back to get more. Thanks

  • As soon as I observed this site I went on reddit to share some
    of the love with them.

    Here is my webpage … http://www.cowerdesign.com/wikI/DaniloksChiusx

  • My brother recommended I might like this website.
    He was totally right. This post truly made my day.
    You cann’t imagine just how much time I had spent for this info!
    Thanks!

    My web page: http://payfirstsolutions.com/

  • Quality аrticles or гevviews іs thhe crucial to interest the users tο visit the site, that’s
    what this site is providing.

  • Hello, you used to write magnificent, but the last several posts have
    been kinda boring… I miss your super writings. Past few posts are
    just a little out of track! come on!

    Also visit my homepage … http://www.payfirstsolutions.com

  • Well I really liked reading it. This subject procured by
    you is very effective for proper planning.

    Also visit my web blog: https://jnuacsf.org/community/profile/joycaleb/

  • I wanted to compose you this little bit of remark to give
    thanks once again for these nice thoughts you have discussed here.
    It’s really generous with people like you to deliver unreservedly precisely what most of us might have offered for sale as
    an electronic book to end up making some money for their own end, specifically now that you could have done it in the
    event you wanted. The ideas likewise served as the easy way
    to fully grasp some people have the identical passion just like
    my own to know the truth great deal more pertaining to this issue.
    I am certain there are lots of more enjoyable moments up front for people who
    discover your site.

    my web-site … mintjasia.com

  • Hello just wanted to give you a quick heads up and let
    you know a few of the images aren’t loading correctly.

    I’m not sure why but I think its a linking issue.

    I’ve tried it in two different browsers and both show the same outcome.

    Also visit my page :: http://www.hit-forum.info

  • Attractive component of content. I just stumbled upon your web site and in accession capital to
    claim that I get in fact loved account your blog posts.
    Any way I will be subscribing on your augment or even I
    success you get entry to consistently quickly.

    my blog; https://www.cryptofaq.net

  • I’ve recently started a website, the information you
    offer on this site has helped me tremendously. Thanks
    for all of your time & work.

    My web-site :: https://www.qiurom.com/

  • Hello! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be okay.
    I’m undoubtedly enjoying your blog and look forward to new
    posts.

    My site: http://www.mic-sound.net

  • Every weekend i used to pay a visit this web site, for the reason that i wish for enjoyment, as this this site conations really
    fastidious funny material too.

    Feel free to surf to my webpage; http://www.sixfigureclassifieds.com

  • I?m not that much of a internet reader to be honest but your sites
    really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your site
    to come back later. All the best

    Also visit my homepage; http://www.articledude.com

  • You have noted very interesting details! ps decent site.

    My website; http://www.leadclub.net

  • Nice blog here! Also your site rather a lot up fast!
    What host are you the use of? Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my website loaded up as quickly as yours lol.

    my blog: http://www.payfirstsolutions.com/UserProfile/tabid/57/userId/81066/Default.aspx

  • We’re a bunch of volunteers and starting a brand new scheme in our community.
    Your site offered us with helpful information to work on. You have done
    a formidable activity and our entire community will probably be grateful to you.

    My blog – https://blitzflagfootball.com/

  • I have been exploring for a little for any high-quality articles or weblog posts on this sort of area .

    Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this web site.
    Reading this info So i’m glad to express that I’ve an incredibly good uncanny feeling I
    discovered exactly what I needed. I such a lot unquestionably will make sure to don?t forget this site and provides it a glance regularly.

    Also visit my webpage – http://www.demonstratedsuccess.com

  • Excellent post. Keep posting such kind of information on your blog.
    Im really impressed by your blog.[X-N-E-W-L-I-N-S-P-I-N-X]Hey there, You have done an excellent job.
    I will definitely digg it and individually suggest to my friends.

    I’m confident they will be benefited from this website.

    Feel free to visit my blog :: mamasonice.com

  • I got what you mean,saved to bookmarks, very nice website.

    My page … https://argonautsofwi.com/index.php?action=profile;u=1828

  • hеllo!,I really like your writing very muсh! percentage we communicate eҳtra approximately yοur artіcⅼe oon AOL?
    I need an expert on this area to resolve my problem.
    Maybe tat is you! Taking a look ahead to sеee you.

  • Ꭲhank you for the auspicі᧐us writeup.
    It in fact was a amusement account it. Looк advanced
    to fɑr added agгeeable from you! By the way, how cⲟuld we cοmmunicatе?

  • Pretty section of content. I just stumbled upon your web site and in accession capital to assert that I get actually enjoyed account your blog posts.
    Anyway I will be subscribing to your augment and even I achievement
    you access consistently quickly.

  • I’ll right away take hold of your rss as I can not in finding your e-mail subscription hyperlink
    or e-newsletter service. Do you’ve any? Please let me realize so that I
    may subscribe. Thanks.

    Feel free to visit my blog post: http://astro.s45.xrea.com/

  • Hey I know this is off topijc but І was wondering if you
    кnew of аnyy widgets I could add to my blog that autkmatically tweet myy newest
    twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this forr quite some time and
    was hoping maybe you wouldd have some experience with something like
    this. Please let me know if you run into anything. I ttruly enjoy reading your
    blog and I look forᴡard to your new updates.

  • Hello there, I discovered your web site by way of Google whilst looking for a related topic, your website
    got here up, it seems great. I have bookmarked
    it in my google bookmarks.[X-N-E-W-L-I-N-S-P-I-N-X]Hi there, just was alert to your weblog thru Google, and found that
    it is truly informative. I am gonna be careful for brussels.
    I’ll be grateful if you proceed this in future.

    Lots of folks will likely be benefited from your writing.
    Cheers!

    Check out my site :: freeholmes.com

  • Some truly excellent blog posts on this web site, thank you for contribution.

    My site: https://kebe.top

  • Wonderful blog! I found it while surfing around on Yahoo News.
    Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Thank you

    Also visit my web page :: http://www.meteoritegarden.com

  • Very efficiently written information. It will be useful
    to anyone who utilizes it, including me. Keep up the good work – looking forward to more posts.

    Also visit my site … payfirstsolutions.com

  • I couldn?t refrain from commenting. Very well written!

    Also visit my web-site http://www.hockeyforums.org

  • Pretty nice post. I simply stumbled upon your blog and wanted to say that I have really loved browsing your weblog
    posts. In any case I will be subscribing for your feed and I’m hoping
    you write again soon!

    Feel free to visit my homepage :: http://www.hockeyforums.org

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life authors and blogs

  • … [Trackback]

    […] Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/05/24/xandy-novaski-entrevista-a-escritora-e-novelista-solange-castro-neves-discipula-da-saudosa-autora-ivani-ribeiro/ […]

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you people but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/04/the-first-boeing-747-400s-get-scrapped/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.