Douglas Delmar: 7 curiosidades sobre Fernando Pessoa que você provavelmente não conhece

Painel com foto de Fernando Pessoa na Exposição em Porto Alegre, 2018 - Crédito Arquivo Pessoal

Se há um escritor e poeta português significativo do modernismo, sem sombra de dúvida é Fernando Pessoa. 

Conhecido em diversos cantos do mundo, mesmo para aqueles com pouca afinidade à literatura, seu nome soa como familiar. Entretanto há singularidades sobre a vida do autor não tão conhecidas do grande público. 

Confira abaixo 7 curiosidades que irão fazer você se apaixonar ainda mais por esse que é um dos símbolos da literatura lusitana.

 

Escrivaninha e máquina de escrever de Fernando Pessoa - Exposição em Porto Alegre, 2018 - Crédito Arquivo Pessoal

O feminino de Fernando Pessoa 

O poeta adotou inúmeros heterônimos para compor sua escrita. No entanto, um fato pouco conhecido é que Fernando Pessoa deu voz ao seu eu-lírico feminino. Chamava-se: Maria José, nome usado para escrever um texto no formato de carta intitulado “A carta da corcunda para o serralheiro”.

Máquina de escrever do escritor já esteve no Brasil

Recife, Pernambuco (2015) e Porto Alegre, Rio Grande do Sul (2018) foram as duas únicas cidades brasileiras que receberam exposições com objetos pessoais do escritor.

Heterônimos astrológicos

Todos os nomes criados por Fernando Pessoa para apresentar suas poesias tinham nome completo, data de nascimento, cidade natal, signos e também características físicas ou pessoais. Ou seja, ele dava vida aos seus heterônimos.

Amizade com Aleister Crowley 

O esoterismo foi o ponto em comum dessa insólita e breve amizade, que se iniciou em 18 de novembro de 1929, através de correspondências. Conheceram-se pessoalmente em 1930, em Lisboa. Inclusive, nessa época, o poeta auxiliou o mago Aleister Crowley a fingir a própria morte. Os motivos ainda não são completamente esclarecidos, mas o fato é de que tudo não passou de uma mentira elaborada pelos dois.

Douglas Delmar com boneco representando Fernando Pessoa - Exposição em Porto Alegre, 2018 - Crédito Arquivo Pessoal

Fernando Pessoa e a Coca-Cola

O poeta foi convidado para desenvolver o slogan da bebida em 1928, criando a seguinte frase “Primeiro estranha, depois entranha-se”. No entanto, devido à ditadura de Salazar na época, o projeto comercial não obteve êxito. 

Dúvidas envolvendo sua morte

Embora o diagnóstico médico indicasse a causa da morte como cólica hepática devido ao excesso de bebida alcóolica, tal ideia vem sendo contrariada por estudiosos que afirmam que o óbito foi ocasionado por uma pancreatite.

A sexualidade de Pessoa

Alguns escritos do poeta manifestam traços de homossexualidade, como o poema “Daisy” e “Antinous”. Também foi amigo de Antonio Botto, que era homossexual assumido. No entanto, a homossexualidade de Fernando Pessoa nunca foi comprovada. Há relatos de que tenha morrido virgem, mas também sem comprovações.

 

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

‘Bibi Ferreira, uma Vida no Palco’: fotobiografia ganha nova edição nos 98 anos da artista

Próxima Publicação

Chico Vartulli fala de Aloísio Sirimarco, de procurador a designer de interiores

5 Comentários

  • Achei muito interessante , eu não tinha conhecimento destes fatos sobre a vida , deste ilustre , e talentoso escritor ….

  • … [Trackback]

    […] Here you can find 4369 more Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/01/douglas-delmar-7-curiosidades-sobre-fernando-pessoa-que-voce-provavelmente-nao-conhece/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More on to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/01/douglas-delmar-7-curiosidades-sobre-fernando-pessoa-que-voce-provavelmente-nao-conhece/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/01/douglas-delmar-7-curiosidades-sobre-fernando-pessoa-que-voce-provavelmente-nao-conhece/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/01/douglas-delmar-7-curiosidades-sobre-fernando-pessoa-que-voce-provavelmente-nao-conhece/ […]

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.