Petro Pupe: a icônica marca de luxo Burberry

A Burberry opera diretamente mais de 500 lojas em todo o mundo. É a primeira marca a disponibilizar coleções apresentadas nos desfiles para compra imediatamente após o show.

A marca apresenta peças de roupas, sapatos, bolsas, acessórios e perfumes, tendo como seu grande ícone o famoso trench coat com forro em tecido xadrez. A Burberry tem o xadrez registrado como marca comercial, é apresentado como forro para os nossos casacos de chuva.

A Burberry foi fundada em Basingstoke no ano de 1856 e ficou conhecida no mercado por suas roupas para atividades esportivas, mesmo modesta, já tinha uma proposta diferenciada. A loja atendia bem aqueles que estavam atrás de roupas esportivas para pesca ou caça.

 

A evolução do trench coat | Burberry
A criação do gabardine, tecido impermeável, respirável e resistente para os dias de chuva, revolucionou os casacos que, até então, eram pesados e desconfortáveis. Baseando-se na premissa de que as roupas devem ser criadas para proteger as pessoas contra a instabilidade do clima inglês.
 
O trench coat da Burberry é inventado durante a Primeira Guerra Mundial. O design funcional inclui dragonas, para carregar equipamentos militares como luvas e apitos, argolas para transportar granadas, a aba sobreposta, como proteção adicional em momentos de ação e o protetor contra chuva, que permite que a água escorra.
 
O Gabardine já estava bastante popular na época, Thomas foi convocado pelo exército britânico para desenvolver um casaco para os oficiais militares, que viria a ser o antecessor do famosos Trench Coat (Em tradução livre quer dizer casaco de trincheira).
 
Já em 1909, Thomas inaugurou sua primeira loja em Paris. Impossível falar da Burberry sem citar uma das maiores contribuições da marca para a humanidade. Durante o seu processo de inspiração para os soldados britânicos, Thomas percebeu que ele seria rapidamente aceito não só pelos oficiais, mas também pelas pessoas nas cidades. Até o final da década, podíamos ver os casacos da Burberry desfilando nos corpos de esportivas, militares e exploradores.
Burberry Spring 2019
O ícone de uma era
 
Não tem como negar: a Burberry não seria o que ela é hoje se não fosse a contribuição de suas peças mais tradicionais, como os casacos feitos em Gabardine que representou toda uma era. Não podemos negar que o tecido impermeável revolucionou o mercado mundial da moda. E não só na moda, agregou em diversos setores, permitindo a busca e avanços na história, descobertas de lugares e na possibilidade do homem chegar onde ele quisesse.
 
Assim, em menos de 20 anos, transformaram sua loja em um empório que atendia, principalmente, uma clientela sofisticada e rica que habitava naquela região. Como toda boa marca, não poderia faltar um produto que estourasse e que trouxesse à fama!
Desfile Inverno 2020 da Burberry na London Fashion Week.
Atualmente, outros acessórios da marca recebem esse tecido. Para se ter uma ideia do trabalho e da demanda exigida, são necessários mais de 100 processos individuais para que tenhamos um Trench Coat em nossas mãos, pronto, finalizado.
 
Estima-se que um artesão demore cerca de um ano para aprender todas as técnicas necessárias para conseguir um trabalho perfeito. São necessárias 180 pequenas costuras no colarinho para que o mesmo crie uma curva fluída e que fique posicionada perfeitamente no contorno da gola do casaco.
Burberry: Diversidade e orgulho LGBT num único desfile.
Linha do Tempo Burberry
 
1856: Nasce a Burberry
 
1876: A loja ganha notoriedade e passa a ser conhecida como Empório Burberry.
 
1879: Nasce a principal inspiração da grife Burberry, o Garbadine. Um tecido impermeável, completamente confortável e de muito utilidade no dia a dia.
 
1888: Garbadine patenteado pela marca Burberry. Nesse ano, Thomas é convidado para desenvolver roupas para o exército britânico, criando então o “pai” do que viria a ser o Trench Coast.
 
1891: Abre-se a primeira loja com o nome de Burberry & Sons, nascida para atender a sofisticação do público muito exigente na época.
 
1909: Thomas abre sua primeira loja em Paris.
 
1910: Lançamento oficial da linha de roupas feminina Burberry
 
1911: O explorador norueguês Roald Amundsen se torna famoso ao ser o Primeiro a pisar no Polo Sul, feito que só pode ser possível graças as roupas e barracas desenvolvidos pela marca Burberry.
 
1914: Nasce a grande inspiração da marca, o Trench Coast.
 
1919: O rei George V passa a utilizar-se da marca oficialmente, o que colaborou para sua expansão.
 
1924: O casaco popular ganha o tradicional pano xadrez em seu forramento. Esse tecido e desenho também fora patenteado pela marca, alguns anos depois.
 
1955: A Burberry ganha uma premiação importantíssima, o Royal Warrant! Foi neste ano também que ela passou a ser comandada pelo Grupo GUS, logo após a aquisição deste.
 
1960: Lançamento oficial do novo casaco feminino feito em algodão.
 
1967: Lançamento da primeira linha de guarda-chuvas que vinha com a estampa em xadrez, tradicional da marca.
 
1988: Lançamento oficial da coleção Thomas Burberry. Essa coleção vinha com peças selecionadas que tinham descontos de até 30% em relação a linha normal da marca.
 
1991: Lançamento das primeiras criações de perfumes da marca.
 
1997: Lançamento do perfume feminino Burberry Weekend.
 
2000: Lançamento oficial do perfume Burberry Touch.
 
2001: Apresentação do novo casaco Trench Coat. Uma releitura de um clássico na cor rosa, sendo batizado de Candy Check.
 
2002: A Burberry abre em Milão a sua primeira loja oficial.
 
2004: Lançamento oficial da sua primeira coleção dedicada a linha íntima masculina. Também é aqui que se inicia o pedido do Trench Coat sob medida.
 
2005: Lançamento oficial do perfume Burberry Brit for Men. Também é lançado aqui uma linha especial para jogadores de golfe (resgatando um pouco da origem da marca). Para finalizar, houve o lançamento da Burberry Dog Collection, que nada mais é do que uma pequena e sofisticada linha de acessórios e roupas para você modernizar o seu animal de estimação.
 
2006: Inspirando-se na cidade de Londres, lançam o perfume Burberry London Woman. O que mais chama a atenção na fragrância são as notas de rosas inglesas. Também é aqui o lançamento da coleção Burberry Icons, que fora desenhada pelo estilista em homenagem aos 150 anos de história da marca.
 
2007: Lançamento oficial da coleção Burberry Enfant, que é a primeira coleção infantil da marca. Também é nesse ano que ela resolve inovar nos acessórios e lança sua coleção de óculos escuros.
 
2008: Lançamento da fragrância Burberry The Beat, o primeiro perfume masculino da marca. Durante o seu primeiro ano de vendas, ele chegou a rendar UR$ 30 milhões de dólares só nos Estados Unidos.
 
2009: Lançamento do Burberry Brit, uma linha especializada em jeans e roupas mais casuais destinadas ao público mais jovem que vive na cidade de NY.
 
2010: Lança-se a nova linha de maquiagens da marca, a Burberry Beauty, compondo 96 produtos entre pós, bases e batons. São produtos práticos, ideais para as mulheres modernas. Também fora lançado o perfume Burberry Sport, que vinha na versão masculina e feminina.
 
2012: Lançamento oficial da bolsa Orchad. Para quem ainda não a conhece, ela vem com um design octogonal e possui grandes zíperes com ferragens douradas. Elas sofreu forte influência nas malas antigas e bucólicas que eram utilizadas pelos ingleses, com paisagens dos campos. O modelo vem disponível em três diferentes tamanhos e rapidamente se tornou um dos preferidos de celebridades como Sarah Jessica Parker. É um dos carros chefes em vendas da marca.
 
2013: Lançamento oficial do perfume Brit Rhythm, destinado ao público masculino. A versão feminina do perfume fora lançada em janeiro de 2014. A estrela Suki Waterhouse fora a garota propaganda escolhida pela marca.
 
2018: A Burberry comemora a diversidade e a inclusão lançando a estampa Rainbow Vintage Check na sua coleção de fevereiro e fazendo doações para três grandes organizações – o Albert Kennedy Trust, o Trevor Project e o ILGA –, todas dedicadas a oferecer apoio para comunidades jovens LGBTQ+ do mundo todo.
 
A Burberry participa da iniciativa “Make Fashion Circular” da Ellen MacArthur Foundation como parceira central, ajudando a desenvolver soluções para alguns dos maiores problemas ambientais enfrentados pela indústria da moda e trabalhando no sentido de desenvolver uma economia circular.
 
Viva a Burberry!
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