Xandy Novaski entrevista o apresentador, mestre de cerimônias e locutor Fabio Alves

FABIO ALVES - ENSAIO - Crédito Tiago Montagnini

A voz sempre foi companheira de FABIO ALVES, seja nos voos internacionais (o profissional atuou por anos como comissário de bordo), nas peças publicitárias como locutor e ator, ou mesmo no comando de cerimônias importantíssimas e que marcaram a história do país.

Numa conversa descontraída, ele apontou as curiosidades na área da comunicação e revelou os rumos que tem tomado durante a pandemia de covid-19, que afetou em cheio os eventos com grande público.

1 – As veredas por onde você passou sempre lhe entregaram o ofício da comunicação social. De onde vem o seu lado extrovertido?

Digo sempre que família é sua base em tudo. É de onde viemos. É o que registramos da primeira experiência de convivência. O espelhamento de comportamento, conduta, personalidade e no que nos guiará nas decisões de escolhas futuras. Minha mãe sempre foi muito engraçada e pra lá de extrovertida. Tios, tias, primos e primas também. Costumávamos dizer que ser assim era para deixar a vida mais leve.

2- Você atuou em trabalhos alicerçados numa rotina diária (vídeo locadora, marketing de escola de inglês) e, de repente, torna-se comissário internacional de voo, o que lhe obrigou a estar a cada dia num lugar diferente, diante de culturas diferentes. Como foi a adaptação de tudo isso?

Na realidade a adaptação teve que ser com a rotina diária, rs. Tornar-me comissário de voo era a meta na época. Portanto, a adaptação foi rápida e prazerosa. O ponto principal sempre foi a diversidade cultural e logicamente as viagens pelo mundo. O que um tripulante tem que agradecer sempre é que, é através dessa diversidade que aprendemos a tolerar mais o outro, a respeitar. Sendo assim, conhecemos a cultura dos outros povos e nos damos a chance de sermos mais compreensíveis. O momento atual exige sempre mais de todos nós. Mais paciência, tolerância e amor.

FABIO ALVES - CNI - Crédito Soma Photografia

3 – Durante o voo os chefes de cabine pediam que você fizesse quase todos os
speeches. Nessa época você já se atentava ao talento com a voz?

Desde criança sempre fui muito fluido com esse lance da voz. Cantava e ainda canto, inventava vozes e meus ouvidos sempre foram muito atentos a barulhos, sons e tons das pessoas que escutava. Durante os voos sempre me falavam para fazer curso de locução, dublagem etc. Passageiros e colegas de trabalho. Quando deixei a aviação decidi morar em Londres com o intuito de aprimorar o inglês e ter a experiência de morar fora, agora não somente visitando como fazia na época de comissário. Retornei um ano depois e ainda voei por mais quatro anos e definitivamente me desliguei do setor aéreo. Nessa época morava no Rio de Janeiro. Queria fazer uma faculdade, me formar em algo que realmente me desse satisfação. Me formei em Produção Fonográfica pelo apreço que tenho pela música e ao mesmo tempo, em paralelo, busquei informações sobre essa nova profissão de mestre de cerimônias. Curso técnico que permitisse trabalhar como radialista e locutor com direito ao DRT no final. O nome popular DRT é usado para o registro profissional que confere o exercício legal e regular de uma determinada profissão na delegacia regional do trabalho.

FABIO ALVES - SINOG - Crédito Kátia Gardin

5 – Quem te apontou que seu talento pendia de forma fantástica para o trabalho como mestre de cerimônia? E como foi a busca por um espaço na área depois disso?

Durante o curso no SENAC RJ, meu querido e competente mestre Flávio Carpes olhou pra mim e disse: “Sabia que você tem cara de Mestre de Cerimônias? Tem jeito, ‘todo educado’ rs. Pode trabalhar em televisão também.” Comecei uma longa e árdua jornada até apresentar os grandes eventos que atuo hoje em dia. No início apresentava festas de 15 anos e formaturas no Rio de Janeiro e com certeza fui adquirindo boa bagagem profissional. Depois fui pesquisando na internet o que havia sobre produtoras de áudio e vídeo, de eventos, publicidade e também associações, sindicatos, empresas nacionais e internacionais para me apresentar. Reencontrei um antigo amigo de longa data após seis anos sem ver. O Luís Fernando Russiano Ramos. Quando saímos, ele perguntou o que eu estava fazendo. Falei da nova profissão e que estava em busca das oportunidades. Ele então logo disse que trabalhava na assessoria e marketing do SINOG – Sindicato das Empresas de Odontologia de Grupo, e que o evento daquele ano precisaria de apresentador. Ele já me conhecia da adolescência, viu algumas peças de teatro que participei. Sabia que havia um dom para isso. Hoje, 11 anos depois, continuo sendo o Mestre de Cerimônias nos eventos dessa instituição. Feito isso, os jobs começaram a aparecer. Até apresentar o primeiro evento importante com a presença de um Presidente da República – o Congresso Brasileiro do Aço (do Aço Brasil) onde atuo há 11 anos. A partir disso fluiu melhor. A mudança veio mesmo quando apresentei o evento Posse da Nova  Presidente da Petrobras, em 2012. Após esse trabalho, jobs maiores, mais importantes vieram e me consolidei nesta área.

FABIO ALVES - Crédito Kátia Gardin

6 – Tudo que é ao vivo nos traz surpresas e sustos. Quais foram eles durante as cerimônias?

Essa é legitimamente a hora da turbulência ou emergência em um avião.
(Risos). Bem, uma vez surpreso ou assustado … bola pra frente. Improvise e tenha sempre em mente que você não é o destaque, mas sim o evento em si e seus convidados o são. A aviação me trouxe uma bagagem excelente nesse quesito. Todo e qualquer problema durante um voo tem que ser resolvido na aeronave. Não dá pra abrir a porta e ir embora. Jogo de cintura, calma e muita observação. Respirar fundo ainda  é a melhor coisa. Você oxigena mais o corpo e as ideias ficam mais definidas. Não se esqueça que há um cliente que te contratou para isso. Pondere. Seja prudente, sutil, educado e elegante mesmo que a situação tenha passado dos limites. Seja firme, contudo, gentil. Você está representando seu cliente. Se tornou o cartão de visitas dele. Em um evento trocaram a ordem de todas as minhas fichas com o script mesmo após eu ter conferido. As páginas trocadas a partir da 14ª. Um erro. Era uma premiação de tecnologia muito importante com a presença de vários presidentes de empresas nacionais e multi. Eu não achava a numeração correta, o púlpito era muito estreito. Quando a recepcionista de palco veio ajudar, todas as fichas caíram no chão. Em seguida acabou a luz. Houve uma explosão num reator e tudo ficou escuro. Não havia som também. A sorte é que não era um evento tão formal, todavia não era informal. Hoje eu rio, mas na hora pensei: não posso arrumar a luz, o vídeo e o áudio. Posso arrumar as fichas com a lanterna do celular. Feito isso, projetei a voz do palco para o salão e falei que este evento estava com fortes emoções. Emendei que tinha certeza que os próximos premiados gostariam de subir ao palco para tirar fotos com o merecido prêmio e por isso iríamos aguardar o retorno da eletricidade. Dei instruções de segurança para manter a calma e pude me soltar (pouco, pois já conhecia o cliente e a agência) imitando um comissário falando sobre procedimentos de segurança. Logo após a luz voltou.

FABIO-ALVES-Comercial-de-TV-Crédito-Divulgação

7 – De todos os trabalhos realizados na área, quais foram os de maior destaque, ou mesmo aqueles que você guarda com carinho?

– A Posse da Nova Presidente da Petrobras foi inesquecível. Digo pelo
momento político que o país vivia. A primeira Presidente da República e
agora uma Presidente na Petrobras. O mundo todo do petróleo e o mundo
corporativo estavam presentes.

– A visita do Rei Carl XVI Gustaf da Suécia em evento de ciência e
tecnologia, a visita do Príncipe Albert II de Mônaco em van première de
filme francês durante a ‘Rio+20’.

– Batismos de navios e submarino e lançamentos de pedras fundamentais
que alicerçam grandes empresas.

– O leilão do Campo de Libra na região da Bacia de Santos que foi uma
das maiores descobertas do pré-sal brasileiro. Um evento feito sob
pressões políticas e do povo se manifestando.

– As Olimpíadas de 2016 no Rio onde atuei como Protocol Assistant
Manager. Razael Emerich Junior me contratou e me possibilitou trabalhar nas Cerimônias Cariocas. Ele já era uma grande figura conhecida e respeitada no mercado de eventos. Somos grandes amigos e parceiros. Gratidão sempre. Um espetáculo maravilhoso.

– E não posso deixar de citar o SINOG (da pergunta 4) que é o meu mais
antigo cliente que tenho um grande apreço, gratidão e respeito pelo
pontapé inicial que me foi dado. Catapultou para os outros trabalhos.

– Também meu segundo cliente mais antigo que continuo apresentando seus
congressos e premiações que é o SINDCON – Sindicato Nacional das
Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto. Ana
Rizzo, a assessora da instituição se tornou uma grande e querida
parceira.

Divulgação

8 – Você faz um trabalho voluntário na Fundação Dorina Nowill para cegos. Conta pra gente um pouco da sua função no terceiro setor.

Sou autônomo. Grande parte do tempo estou em meu home office fazendo contatos e administrando minha empresa. Como havia tempo sobrando, decidi ir até a Fundação porque sabia que eles precisavam de voluntários como ledores de livros para a biblioteca virtual. Lá, Graça Martins, que é a responsável pelos voluntários e eventos, me recebeu de forma tão doce e profissional que não tinha como não se apaixonar pelo projeto e conhecer o legado deixado pela fundadora Sra. Dorina Nowill. Há mais de sete décadas a Fundação tem se dedicado à inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio da produção e distribuição gratuita de livros em braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para o público e também para cerca de 3000 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. Há um estúdio muito bom lá e juntamente com outros voluntários (profissionais da voz ou não), gravamos os audiolivros. Vou uma vez durante a semana e passo quatro horas em gravação. Além de amar estar em um estúdio, todos os funcionários envolvidos são bem engajados, eficientes e a simpatia impera. Como sou Mestre de Cerimônias, me perguntaram se havia interesse em apresentar seus eventos. Os bingos que eu simplesmente adoro. Óbvio que queria. São eles: A Feijoada do Bem e o Chá da Tarde, esse último realizado no maravilhoso Terraço Itália em São Paulo. Um momento onde posso descontrair profissionalmente, ter muito mais acesso ao público e me divertir com toda equipe comandada pela competente Graça.

www.fundacaodorina.org.br

Divulgação

9 – A pandemia de covid-19 nos obrigou ao recolhimento em todos os sentidos. Como o Fabio está se virando sem o grande público?

Este vírus veio para a humanidade se respeitar de uma vez por todas. Ninguém precisa te entender, aceitar ou ser como você. Mas precisamos nos respeitar. É a chave para o futuro. Os eventos estão suspensos e/ou cancelados. Esse setor foi o primeiro a parar e será talvez o último a retornar. Os casamentos, onde sou celebrante, também não estão acontecendo. Sem o grande público continuo trabalhando, todavia com menos opções. Há as locuções e também atuo como ator em publicidade para comerciais de TV e mídias sociais, apresentador de vídeos institucionais e trabalhos como modelo. Tipo sênior agora né? (Risos). Estou estudando francês como terceiro idioma. Falo fluentemente inglês e resolvi estudar nessa quarentena. Também leio bastante, escrevo textos e estou me arriscando ultimamente como compositor de músicas escrevendo letras. Está caminhando bem. Temos que aprender que sempre haverá novas formas de nos reinventarmos. Basta querer, manter a cabeça erguida para olhar para frente e visualizar as opções que o Universo nos manda, não se desesperar. Tudo bem que dou uma surtada de vez em quando. Normal nesse período. Mas aí volto. Observo. Vejo o que aprendi. Coloco o pé no chão e sigo em frente.

10 – O que você tem a dizer aos que possuem uma voz impecável para atuar no ramo de mestre de cerimônia, mas que não conhecem os rumos para se chegar ao púlpito? 

A voz impecável não determinará seu sucesso. Impecável tem que ser os estudos, a determinação, o foco e muita paciência porque uma carreira não se constrói em alguns meses e nem em poucos anos. Precisa entender o processo todo, ter experiências que farão a diferença na  condução dos trabalhos e a percepção do que acontece a sua volta. Conheça sua voz e descubra qual a melhor maneira de trabalhar com ela. Procure cursos técnicos que te habilitem com o DRT. Procure fonoaudiólogos que te auxiliem na caminhada. Pesquise empresas da área, instituições e lugares onde possa estabelecer contatos. É um trabalho duro e tem que ter uma persistência titânica. Espelhe-se em excelentes profissionais e os tenha como parceiros mesmo que sejam concorrentes. Seja ético com tudo e todos. Seja educado e gentil. Saiba portar-se de maneira ímpar para que seja contratado por mais vezes e ser bem indicado. Não se esqueça que todo cliente procurará um/a profissional que atenda suas expectativas e que tenha o perfil desejado pela empresa. O fato de você não ter sido escolhido em uma concorrência, não significa necessariamente que você não teria sido capaz de levar aquele trabalho adiante. Há espaço para todos em todos os tipos de eventos, para todos os tipos de clientes e segmentos.

FABIO ALVES - INSTITUCIONAL MERCEDES BENZ - Crédito Divulgação
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Amelie Creperie: ação romântica para o Dia dos Namorados

Próxima Publicação

Madri reabre seus famosos museus

38 Comentários

  • Muito especial este amigo e colega e superr profissional impecavel em tudo que faz!! Adorei a materia!

  • … [Trackback]

    […] Here you will find 75678 more Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More Info here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • … [Trackback]

    […] Here you can find 9540 additional Info to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you guys but I infatuated with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/08/come-fly-the-very-friendly-skies-with-erotic-airways/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • I don’t know about you all but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/03/aerial-photo-lufthansa-boeing-747-8-intercontinental-comes-out-of-the-paine-hangar/

  • I don’t know about you people but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/12/ryanair-backs-out-of-buying-boeing-737e28099s-or-are-they/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life articles and blogs

  • … [Trackback]

    […] Info to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • I don’t know about you people but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2008/11/chinas-new-old-arj-21-dc-9-takes-flight/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • … [Trackback]

    […] Read More to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • This is the most common world in the world, but flexibility is instability.

  • … [Trackback]

    […] Find More to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/09/xandy-novaski-entrevista-o-apresentador-mestre-de-cerimonias-e-locutor-fabio-alves/ […]

  • The artist is very interesting, always gives us.

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • first.

  • I don’t know about you all but I love airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/11/airline-livery-of-the-week-malev-hungarian-airlines/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl websites and blogs

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.