Xandy Novaski entrevista as musicistas Márcia Silva Rodriguez e Willa Soanne

MÁRCIA SILVA RODRIGUEZ - Crédito Divulgação
WILLA SOANNE - Crédito Divulgação

A música sempre esteve presente em suas trajetórias de vida. Aliás, foi em projetos artísticos pedagógicos que a parceria entre MÁRCIA SILVA RODRIGUEZ e WILLA SOANNE se iniciou, e perdura até hoje. Musicistas e professoras, mesmo em tempos de confinamento social por causa da pandemia que assola o mundo, ambas continuam com a missão de fazer com que as notas e acordes alcancem aqueles que almejam tocar algum instrumento. Os resultados são surpreendentes!

1 – A música é parte da rotina de vocês. Como ela entrou para suas vidas?

MARCIA: Desde criança eu toco piano e estudo. Minha avó materna tocava piano muito bem. Sempre convivi com a música. Com 07 anos iniciei os estudos. E até hoje estudo. Fiz graduação em Música em Piano na Escola de Música da UFRJ. Tenho licenciatura plena em Educação Artística/Música também pela UFRJ.

WILLA: A música sempre esteve presente na minha vida, pois a minha família sempre foi muito musical. Cantávamos muito em casa, além de tocar instrumentos. Minha mãe no violão, meu irmão tocava órgão eletrônico, meu pai tinha aparelhagem de som profissional e até gravador de rolo. Eu estudava flauta, piano, cantava em coral, dançava ballet e jazz. Na adolescência tocava guitarra e cantava numa banda de rock, ou seja, nunca parei de fazer música. Mesmo tendo me formado em Direito, seguir a música foi algo mais natural e também me parecia mais sensato, pois sempre foi uma atividade à qual me dediquei, e na vida adulta acabei optando por seguir profissionalmente. Procurei me qualificar da melhor forma possível e hoje sou Doutora em Música.

2 – A música tem uma tarefa importantíssima na trajetória das pessoas, e que vai além do entretenimento. Ela é capaz de acalmar, fazer com que a pessoa revisite emoções. O que há na música de tão terapêutica?

MARCIA: Existe até um estudo chamado musicoterapia, que é o estudo da música ajudando na terapia das pessoas. A gente quando toca esquece o mundo lá fora. É muito bom, relaxante!

WILLA: O fato da música não ser algo tangível e seu conteúdo ser totalmente abstrato, faz com que cada um tome para si de forma muito individual.  As vibrações das ondas sonoras também colaboram para que o corpo reaja ao som e isso pode ser extremamente positivo para a saúde.

3 – Como iniciou a parceria entre vocês na música?

MARCIA: A Willa é professora de canto da FAETEC (que fica em Quintino, bairro situado na zona norte do Rio) e eu de piano e teclado. Nós nos conhecemos lá. A Willa pedia para eu acompanhar dois alunos dela, ambos adiantados, com alguns trechos de ópera. Agora na quarentena, fizemos um vídeo pra mídia da FAETEC, mostrando que há integração entre os alunos e professores.

WILLA: Nós somos professoras numa mesma escola de música do Estado do Rio de Janeiro e a Márcia colaborou em alguns projetos artísticos pedagógicos de montagens de ópera acompanhando ao piano.  Nossa parceria sempre foi em prol da formação dos alunos. Com a quarentena, tentamos incentivar os alunos a se filmarem tocando e cantando, como forma de manter os estudos, mas poucos foram os voluntários, muitos por timidez. Então, pensamos em dar o exemplo e fazer algo juntas para estimular os nossos alunos. Gravamos o nosso primeiro vídeo e já estamos planejando mais alguns para postar em breve.

MÁRCIA SILVA RODRIGUEZ - Crédito Divulgação
WILLA SOANNE - Crédito Divulgação

4 – Qual é a tarefa mais difícil, ensinar ou tocar?

MARCIA: Não dá pra comparar. São coisas distintas. Pra tocar, eu preciso estudar e aprontar a peça. Já pra ensinar, eu passo o conhecimento e o aluno se dedica e apronta a música.

WILLA: As duas coisas são difíceis. Para nós, que nos dedicamos à música erudita, o estudo é diário, devido à exigência técnica do repertório. É como a vida de um atleta que tem que manter a forma até nas férias.  Mas tocar é algo que depende apenas da sua dedicação pessoal, enquanto ensinar depende muito da dedicação do aluno, seu nível de interesse e confiança no seu trabalho, então se torna mais difícil.

5 – Por falar em aulas, alunos, estamos vivendo tempos de distanciamento social. Como vocês estão se virando nos ensinamentos?

MARCIA: Estamos com a mídia na FAETEC pra continuar a integração entre aluno e professor. Tenho alunos de teclado, piano e teoria no whatsapp, nos comunicando semanalmente. Passo tarefas, músicas, eu gravo no piano e envio os áudios pra eles estudarem. Eles também têm os livros nas suas respectivas casas. Estamos em contato com todos os alunos.

WILLA: Nem todos os alunos se sentem à vontade em estudar música em casa, pois a família às vezes se incomoda, ou o aluno tem vergonha de cantar na frente dos familiares. Então realizo reuniões semanalmente abordando alguns temas sobre técnica vocal ou mesmo culturais. Aos que se sentem à vontade de cantar em casa, oriento através de gravações enviadas por whatsapp ou ao vivo pelo zoom. Não é tão bom quanto ao vivo, mas tem sido uma experiência muito interessante e surtido resultados no aprendizado.

6 – Na opinião de vocês, toda pessoa pode tocar um instrumento?

MARCIA: Toda pessoa pode tocar um instrumento. Tem gente que possui maior facilidade, outras demoram mais. É como aprender línguas. Quanto mais nova a pessoa for, aprende com mais facilidade, seja na escola de línguas, de instrumentos musicais. Entretanto, podemos aprender com qualquer idade.

WILLA: É sempre mais fácil se aprender um instrumento musical quando se tem um dom musical natural, mas sim, é possível que qualquer pessoa aprenda a tocar ou a cantar, desde que não tenha algum problema físico que impeça. O resultado só depende da dedicação e paciência que o aluno pode dispor consigo mesmo no processo de aprendizado e essa é a parte mais difícil. Aprender música exige disciplina e muita repetição e poucas pessoas se dispõem a estudar com regularidade e então não conseguem aprender… Acham que não têm talento, mas na verdade só não estudam. Música não funciona como aquela prova de colégio que você decora tudo de véspera e tira 10. É mais similar com um esporte, pois é necessária a automatização de movimentos, preparo físico e técnico.

7 – O que faz uma pessoa pender para um estilo musical ou outro? Por exemplo: há quem viva no meio do samba e goste de música clássica, e vice-versa.

MARCIA: Eu aprendi o clássico, Mozart, Beethoven, Chopin, e na universidade continuei aprendendo. E também aprendi em aulas particulares o popular. O sambista vive no meio do samba desde criança. Ouve esse estilo e vai passando de geração em geração. Mas a música é universal.

WILLA: Acredito que seja a própria sensibilidade pessoal. Quem tem sensibilidade e é curioso, tem a capacidade de gostar de diversos gêneros musicais. Uma pessoa que não está aberta ao novo e prefere algo familiar, sempre irá ouvir a mesma coisa. Não depende do nível social ou cultural, depende de sua sensibilidade mesmo.

MÁRCIA SILVA RODRIGUEZ - Crédito Divulgação
WILLA SOANNE - Crédito Divulgação

8 – Temos muitos talentos espalhados pelo país, mas o alcance à música parece difícil em alguns casos. O que falta?

MARCIA: Hoje em dia temos muitas escolas públicas, no meu município temos o núcleo de artes, eu dei aula numa escola da cidade. Na FAETEC os cursos são gratuitos, tem o Villa-Lobos. Os instrumentos podem ser um pouco caros, mas a pessoa querendo, busca um meio e aprende.

WILLA: No caso da música popular, acredito que o mercado musical é voltado para o público que não está aberto ao novo e prefere ouvir algo familiar, então grandes talentos ficam sem muito espaço. No caso da música clássica, o público está acabando e então temos muitos músicos para poucos ouvintes. Mesmo com diversos vídeos gratuitos na internet, é raro a pessoa começar a gostar de música clássica porque ouviu uma gravação. A música clássica realmente acontece de fato e é fascinante ao vivo, por ser uma música acústica. Mas como fazer alguém ir até o teatro para ter essa primeira experiência? Até para quem já é um amante da música clássica, o fato de ter que sair de casa, comprar um ingresso é inviável devido aos poucos teatros se concentrarem no centro da cidade. Há o medo da violência urbana, a preguiça de se deslocar, o custo com a distância e o valor do ingresso. Aqui no Rio de Janeiro a situação está bem dramática. Até as grandes orquestras estão acabando devido ao pouco público e têm se prestado a tocar versões sinfônicas de músicas populares, trilhas sonoras e coisas do tipo. Eu tenho viajado para São Paulo para poder assistir óperas e concertos. Lá ainda se tem algum público interessado.

9 – O que têm a dizer para os que buscam um lugar ao sol no mundo musical?

MARCIA: Continuem investindo, tentando, que uma hora conseguirão.

WILLA: Se for inevitável para você ser músico (como é pra mim), siga em frente. Busque o seu espaço, mas não espere nada cair do céu, pois é preciso dedicação integral.

10 – Qual é o papel da música na sociedade?

MARCIA: Além do papel terapêutico, é muito importante pra gente ouvir música, espairecemos. É uma arte. As crianças desenvolvem o senso rítmico, a atenção. Por isso que às vezes as escolas indicam aulas de música a um aluno que está com dificuldades na matemática, português. Estudando música, lendo partituras, vendo as frases, desenvolve-se a atenção. Ou seja, a criança passa a ver as vírgulas, os pontos. Essa atenção que ela começa a ter na música, também passa a ter na adição, subtração, na pontuação, ao fazer uma redação. 

WILLA: Nesse período de isolamento social percebemos como a música, seja ela popular ou clássica, é importante para a sociedade. Não é só entretenimento para passar o tempo na quarentena, mas um meio de nos conectarmos com nós mesmos e com a nossa própria sensibilidade.

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Fairmont Rio apresenta programação para comemorar em casa a dois

Próxima Publicação

Dia dos Namorados: Xandy Novaski entrevista Rodrigo Phavanello e Sabrina Paiva

30 Comentários

  • Amei a entrevista com as professoras Marcia e willa. Fiquei conhecendo coisas a respeito delas q nao sabia .
    Mas comfirmou o q ja sania .O quanto elas sao otimas professoras dedicadas e incentivadoras de seus alunos .Graças a Deus pela vida dessas dedicadas profs e outros professores tb. Amo minhas profs

  • … [Trackback]

    […] There you can find 87233 additional Info to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/11/xandy-novaski-entrevista-as-musicistas-marcia-silva-rodrigues-e-willa-soanne/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/11/xandy-novaski-entrevista-as-musicistas-marcia-silva-rodrigues-e-willa-soanne/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More Information here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/11/xandy-novaski-entrevista-as-musicistas-marcia-silva-rodrigues-e-willa-soanne/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/11/xandy-novaski-entrevista-as-musicistas-marcia-silva-rodrigues-e-willa-soanne/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/11/xandy-novaski-entrevista-as-musicistas-marcia-silva-rodrigues-e-willa-soanne/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More Info here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/11/xandy-novaski-entrevista-as-musicistas-marcia-silva-rodrigues-e-willa-soanne/ […]

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl authors and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/02/state-of-jetblues-union/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

  • … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/11/xandy-novaski-entrevista-as-musicistas-marcia-silva-rodrigues-e-willa-soanne/ […]

  • I don’t know about you guys but I infatuated with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/02/ultimate-airline-livery-challenge-4-answers/

  • … [Trackback]

    […] Here you will find 42627 more Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/11/xandy-novaski-entrevista-as-musicistas-marcia-silva-rodrigues-e-willa-soanne/ […]

  • I don’t know about you all but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/06/did-asking-to-move-or-did-a-jammed-door-cause-passengers-to-take-another-flight/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life articles and blogs

  • I don’t know about you guys but I am obsessed with airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/03/ad-wars-airtran-responds-to-southwests-commercial/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life articles and blogs

  • I don’t know about you all but I love airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2008/08/the-airline-blogs-livery-of-the-day-iron-maiden/

  • I don’t know about you people but I love airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/03/house-cleaning-interesting-stories-i-didne28099t-blog/

  • … [Trackback]

    […] Here you will find 28871 additional Info to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/06/11/xandy-novaski-entrevista-as-musicistas-marcia-silva-rodrigues-e-willa-soanne/ […]

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life authors and blogs

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.