Xandy Novaski entrevista o ator e diretor Ramon Zapata

RAMON ZAPATA - Crédito Alex Bezerra

Foi o toque de uma mão em seu ombro que, mesmo de forma indireta, acabou indicando as reais veredas de sua vida. RAMON ZAPATA, conhecido ator e diretor, abriu sua emoção ao nos contar um pouco sobre sua trajetória, tanto nos palcos, quanto diante e por detrás das câmeras. Entenda agora do que o destino e a palavra ‘gratidão’ são capazes em nossas vidas!

1 – Quando pequeno você foi assistir ‘O Mágico de Oz’, e uma atriz se aproximou de você na plateia. O que ela lhe disse e qual a sua reação naquele momento?

Não lembro o nome dela, pois a vi apenas uma vez nessa peça que foi a primeira que eu assisti em minha vida. Ela e o homem de lata desciam para interagir com a plateia. Em determinado momento colocou as mãos em meus ombros e disse: “Olha aqui, temos um ator muito talentoso, mas nem ele sabe ainda.” E sorriu para mim. Imagem e momento que eu nunca esqueci.

2 – É verdade que ainda hoje, quando vai entrar em cena nos teatros, você ainda sente a presença dela tocando em seu ombro?

Sim, verdade e espanto, pois ouço aquela voz suave que minha mente registrou e me acompanha desde a primeira vez que sai das coxias para proscênio. O palco é mágico, envolvente de energias e essa atriz eu tenho como meu anjo revelador, se faz presente a todo instante, alimentando minha interpretação. Sinto uma energia tão forte que o coração e a entrega que coloco em todos os meus personagens são notória, segundo as pessoas. Não que isso me faça melhor que alguém, mas confesso que me faz sentir especial para mim, para o meu eu. Transborda a emoção e o respeito que coloco em meus trabalhos.

3 – Hoje são mais de dez novelas no currículo, além de uma extensa passagem pelo teatro e cinema. O que o Ramon enxerga quando relembra toda essa trajetória?

Na verdade, a trajetória, no meu ponto de vista, é uma estrada não preparada ou mapeada por ninguém antes de percorrer. As oportunidades que tive em minha carreira eu aproveitei sempre com muita alegria e gratidão, as pessoas que em mim acreditaram. Sinto vontade de muito mais e cada vez mais. Procuro ter para oferecer, ser para merecer. A trajetória foi difícil, mas dela tirei proveito e aprendi a tirar as dificuldades do caminho, e transformá-las em pontes para os meus objetivos, o foco de levar emoção ao público, ser reconhecido como um ator que traz o que realmente as pessoas esperam: emoção, lágrimas e sorrisos. Costumo dizer que para mim o valor de tudo isso vem dos aplausos, do arrepiar, do sentir.

4 – Eu vejo a vida como um grande presente para o ator, pois é dela que sai toda a matéria-prima na composição de personagens. Por falar neles, qual personagem você ainda não viveu, mas que sua vocação insiste em torná-lo visível aos olhos do público? Por quê?

Sim, um presente que Deus coloca na caixinha da existência, um dom e somente percebemos quando o momento de abri-la chega! Gostaria de viver um personagem com muita carga de emoção, uma pessoa que tivesse todos os motivos para não estar aqui, como se esse desafio rasgasse minha alma e cobrasse de mim o melhor e mais profundo trabalho de corpo e seus conjuntos na dramaturgia. Sabe aquele personagem que rasga a alma do ator? Esse! Que levaria o público a reflexão.

RAMON ZAPATA - Crédito Alex Bezerra

5 – O ator é um ser resiliente nato, ou seja, está sempre se reinventando. Você, além de atuar, tem uma produtora e também dá aulas de interpretação. Fala pra gente um pouco do Ramon Zapata empreendedor.

Eu sempre procurei me reinventar, me considero como um camaleão, transformar, dar formas e cores a tudo. Queria viver da minha arte, da caixinha que Deus me deu, sabe! Do meu dom! Sentia falta de criar algo quando não estava trabalhando por falta de convites. Foi aí que coloquei em prática minhas experiências e talento, e que fizeram nascer o WorkZapata, um workshop de emoções e formações. Coloquei nesse trabalho os ensinamentos que obtive em toda a minha trajetória e resolvi passar aos iniciantes. São 16 anos que venho ministrando esse que já se tornou uma pérola em minha vida. Gosto de ver como as pessoas chegam e principalmente saem do meu curso, é emocionante!

Quanto à produtora, a Zapafilmes nasceu para que eu continuasse a mostrar o que sou capaz de fazer, além de ter o prazer de aprender e colocar em prática as experiências do cinema e da TV, produzindo curtas-metragens, minisséries e vídeos de conteúdos gerais. Em todos os projetos, aproveito os próprios participantes dos meus workshops pelo Brasil. Hoje a Zapafilmes não mais é minha, e sim dirigida por meu filho Lugy Zapata. E, diga-se de passagem, um excelente profissional! Fico feliz em sentir o amor que ele dedica a dar continuidade.

6 – Você recebe alunos das diversas localidades do país. Quais são os sonhos mais comuns dessa rapaziada e o que eles sentem quando encaram a realidade?

Sonhos, sonhos são caminhos né! Eles chegam com uma vontade de aprender que transborda! Uma energia, sabe! Cada um com seu sotaque, mas todos em busca de ser ator e ganhar experiências. Muitos dizem “Quero fazer novelas, filmes, ser famoso…” Eu abro um sorriso e abraço cada um, e digo que ser ator é respeitar o instante de ‘ser e ter’ no momento certo. Ensino eles a enxergar o lado do estudo, respeitando o tempo deles. Logo entendem que ser ator é ser forte para uma caminhada de luta, mas de grande emoção e, às vezes, solidão. Não maquio nada. Sou simplesmente verdadeiro, não trabalho com a ilusão e sim com a razão. Quando eles entendem, finalmente sinto que abrem a caixinha, sabe!  Aquela caixinha que Deus coloca, a do dom!

7 – A mão em seu ombro se estendeu para seu filho Lugy Zapata, que acaba de dirigir um curta-metragem protagonizado por você. Como é a experiência de ser conduzido em cena pelo filho?

Emocionanteeeee ver que, por trás de toda aquela equipe de maravilhosos profissionais, está no comando um garoto que dentro do meu coração permanece uma criança adorável é incrível. “Lugy Zapata”, eu costumo defini-lo como um Ramon Zapata na versão upgrade muito avançada. Às vezes fico olhando ele conduzindo tudo e me encantando. Quando chega perto de mim para passar como quer a cena, não me chama de pai, diz: “Zapata, você entendeu como será feito?” Dá uma vontade de abraçar ele, mas os profissionais estão frente a frente para um propósito que não cabe a pai e filho naquele momento. Amo esse cara, ele é meu amigo, meu conselheiro o homem da minha vida! Só tenho a agradecer a Deus por tudo.

RAMON ZAPATA - Crédito Alex Bezerra

8 – O filme é ambientado em Curitiba, uma cidade que considero cinematográfica. A câmera gosta da urbe. Qual é a importância do cinema nacional percorrer outras localidades que não são tão visadas pelo setor?

O Brasil, como cantado, é “Lindo por natureza, um país abençoado por Deus”. Basta procurar e explorar. Temos lindos cenários naturais em toda parte do nosso Brasil. Vejo isso como forma de apresentar às pessoas lugares que elas acham que não existem mais, ou não há no país. Curitiba, em especial, é maravilhosa, linda, cheia de poesia em todos os lugares que a gente passa. Para falar a verdade, dá vontade de filmar em todos os lugares. Na minha opinião, a câmera se movimenta conforme o olhar do telespectador, dando a ele a oportunidade de estar dentro do filme. Isso é maravilhoso! O filme leva na essência o cheiro, a cor, o ar do local onde se filma. Nós levamos Curitiba. O charme de ser diferente traz emoções diferentes!

A pandemia de covid-19 tem afetado em cheio o audiovisual. Como estão os próximos projetos na Zapa Filmes?

Não paramos mesmo com esse mal que atingiu a humanidade. Reservados dentro de casa, eu e nossos colaboradores, no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, trabalhamos intensamente em home office para quando tudo isso passar, produzir emoção e ajudar a curar tanta dor,  levando nosso tão valorizado abraço fraterno. E se parar para pensar, quanto valor o braço tem não é! Agora sabemos.

10 – O que você, Ramon Zapata ator, professor e empreendedor, tem a dizer aos que almejam um lugar ao sol na carreira artística, mas por algum motivo deixam o sonho de lado?

Quando sonhamos, contamos para nossa alma qual remédio seria eficaz para nossa felicidade. Nunca desista de nada em sua vida. Quando sonhamos, transformamos preto e branco em colorido, e possível dentro do sonho. Mas acreditem: o sonho existe como combustível para o real florescer, as palavras colocadas nos momentos são tão importantes quanto o pintar de azul um céu cinzento nublado, pois apenas existem assim para trazer o colorido em breve. E junto vem a emoção dos pássaros e a cor da realização. Seja sempre sonhador, respeitando as palavras, os ensinamentos e principalmente aquele que te ensina a tirar as pedras do tão difícil caminho. ‘Gratidão’ é, no meu ponto de vista, a palavra mais importante da vida, mais que ‘Eu te amo’, porque através da gratidão nasce o amor de tudo a todos! Sou feliz por deixar aqui minha emoção e meus sonhos a todos. Gratidão a você que me prestigiou nesta entrevista, gratidão. Ramon Zapata.

RAMON ZAPATA - Crédito Alex Bezerra
Publicação Anterior

Rock in Rio Lisboa apresenta programa online ao vivo

Próxima Publicação

Leonardo Guimarães promove ato solidário para ajudar asilo no Rio

26 Comentários

  • Você é um excelente ator, parabéns pelo seu trabalho!!!

  • Que gostoso ver meu amigo bem, contando sua História que realmente é linda!!
    O Zapata é e sempre será meu mestre.
    E ele que me incentiva a cada dia continuar na arte, a fazer arte.
    Adoro encenar com ele. Ele realmente me deixa de boca aberta nas suas atuações.
    Com ele a todo minuto é um ensinamento.
    Amo meu mestre Zapata e desejo tudo de melhor neste mundo para que seus sonhos sejam mais mais e mais.
    Parabéns meu Amigo.

    • junto vem a emoção dos pássaros e a cor da realização. Seja sempre sonhador, respeitando as palavras, os ensinamentos e principalmente aquele que te ensina a tirar as pedras do tão difícil caminho
      Copie e colei porque são lindos esses pensamentos , parabéns e obrigada pela leitura tão boa

  • PARABÉNS MEU AMIGO, VOCE É UM GRANDE TALENTO, TEN UMA HISTÓRIA MARAVILHOSA. VOCÊ É UM ATOR BRILHANTE, UMA LUZ ENORME, UM TALENTO E TANTO. DESEJO TUDO DE MELHOR PRA VOCÊ E QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO, NESSA LONGA ESTRADA DE TALENTOS. SALVE ZAPATA . BEIJOSSSS

    • Parabéns pela sua sensibilidade de ter a humildade da experiência para saber ensinar….Mestre querido que suas vivências possam enriquecer nossos sonhos também!!!
      Sucesso sempre e muitas muitas realizações em seus projetos!!!🥰❤️🥰💋👏🏻👏🏻👏🏻

  • Não o conheço pessoalmente, mas sinto sua energia e sinceridade. Quando interpreta, deixa a essência da personagem transparecer e, quando narra, é possível sentir o que sua alma emana. Parabéns, Ramon! Sou sua fã.🥰

    • ão o conheço pessoalmente, mas sinto sua energia e sinceridade. Quando interpreta, deixa a essência da personagem transparecer e, quando narra, é possível sentir o que sua alma emana. Parabéns, Ramon! Sou sua fã. Debora Santilli🥰

  • Parabén Ramon, que vc conquiste muito mais, que Deus sempre esteja com vc em todas as situações!! Sucesso!! Amo vc 😘

  • Você é maravilhoso Parabéns e muito mais sucesso para você e seu filhão 😍

  • Parabéns Ramon principalmente por sua humildade e talento. Que Deus venha realizar todos os desejos de seu coração. Sucesso sempre . Grande beijos Aline – Curitiba ♥️🥰

  • Tudo que vc faz meu amigo e perfeito.
    Que Deus continue te abençoando sempre pra que nós seus fãs possamos continuar te acompanhando e te admirando cada vez mais
    Amo seus trabalhos.
    Bjs meu querido😘😘❤

  • Ramon!
    Muito incrível a tua história de vida, teu trabalho é impecável, isto é a experiência adquirida no decorrer de tudo que precisou passar para chegar até aqui.
    Hoje, tens uma bagagem valiosa, isto comprova tua competência em formar atores, processo este, que acho de uma enorme responsabilidade, e que você faz com maestria! Você é demais! Sucesso em tudo que faz!! bjus meu querido!

    • Parabéns que sua vida seja sempre iluminada por Deus e seus caminhos guiados pela paz ,te desejo muiti sucesso.

  • Que lindo!!! MT emocionante. Quero MT , qdo tudo isso acabar te assistir no teatro. Vc é sensacional!!!!

    • Parabéns Ramon zapata linda sua história ltiro o chapéu para vc um excelente ator e diretor uma pessoa humilde de um coração de ouro que Deus abençoe todos os dia de sua vida abraço.

  • Parabéns, Ramon Zapata!! Você é um grande talento…merece aplausos de todos nós. Sua trajetória foi emocionante…
    Um filme, um livro de sua vida seria sucesso absoluto.😘🌹

  • História linda e trajetória perfeita. Reconhecimento merecido e o sucesso será consequência. Parabéns pai e filho fantástica.

  • Quero aqui agradecer a cada comentário expressado com carinho sobre minha pessoa e meu trabalho e do meu filho Lugy Zapata.
    Somos não somente eu como uma equipe de profissionais da Zapafilmes que faz acontecer pensando em vocês, divido meu sucesso com cada um dos meus colaboradores em especial a cada um de vocês que prestigiam meu trabalho!
    Faço e continuarei fazendo com muito amor a minha profissão a qual já se estende 35 anos.
    Aproveito para cordialmente agradecer Luis Villarino que tão lindamente conduz esse lindo projeto de sucesso no mundo, estendo meus agradecimentos a Xandy Novaski por conduzir essa entrevista, parabéns você é grande Xandy.
    Gratidão a todos gratidão sempre!
    RAMON ZAPATA

    Sigam meu Instagram – @ramonzapataoficial e também se gosta de mensagens siga @minutocomzapata

  • Parabéns!!! Realmente você merece, grande ator e uma grande amigo… Sucessoooooooo sempre!!!?

  • Prezado Ramon, estou encantada com suas palavras !
    Sua visão de mundo, sonhos, realidade… incrível…. E é claro o lindo relato de inspiração que teve quando criança! Tudo em nossa vida deve ter um propósito, fazer com amor, paixão vontade !!! Eu tenho muitos sonhos já realizados … e agora estou iniciando o projeto de um novo sonho entrar para o mercado infantil como apresentadora de Programa Infantil e Cantora infantil tbm … estou feliz… não está nada fácil … gravar as músicas … pedir as licenças … autorizações . Gerenciar canais no YouTube, insta … figurino … rs ! Mas vai dar certooo!!! Em breve estar tudo lindooo feito com muito amor e dedicação!!!! É esse texto foi muito motivador é inspirador para mim! Vou passar para amigos da área infantil que tbm
    Estão sofrendo como eu ! Obrigada pelo texto !bjos
    @flaviacholletboni
    @garotadaesperta

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl authors and blogs

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.