Chef Emanuel Wollz e as curiosidades sobre o café expresso, uma paixão nacional

Café expresso

CAFÉ GOURMET 

Nós brasileiros somos amantes de um café, prova disso é a quantidade que são vendidos todos os dias em supermercados, restaurantes, bares e lanchonetes. Consumimos café de todos os tipos de grãos e cada um tem suas características marcantes e culturas distintas na hora de degustar o famoso grão. Nos últimos anos, tem se tornado muito popular o café expresso, uma maneira rápida e forte de ter sua energia diária. 

O QUE É O CAFÉ EXPRESSO? 

O expresso não é um grão diferente: ele é feito com os mesmos grãos que o café tradicional é feito. O que difere em gosto e aroma é a maneira de prepará-lo: ele é feito através da passagem de água quente (não fervendo) sob alta pressão pelo grão moído; (na maioria das vezes moído somente no momento dele ser feito). E,  para se obter esse resultado, ele precisa ser feito em máquinas específicas que aumentam significativamente a pressão da água para até dez atmosferas ou bars. Com esse processo obtemos uma bebida com mais qualidade e sabor acentuado, pois o grão moído é aproveitado em toda sua essência e o líquido fica com muito mais consistência do que o café coado tradicional. 

Isso porque a alta pressão leva a uma quantidade maior de sólidos dissolvidos por volume e então temos um café altamente encorpado pois obtemos todo seus óleos. Na maioria das vezes, servidos em xícaras menores, ele tem também uma concentração maior de cafeína que o café comum e as máquinas costumam dar uma camada extra mais cremosa por cima (a crema). Uma bebida sofisticada, excelente para ser dividida com parentes e amigos depois de uma refeição aconchegante ou em um bate papo descontraído. Também é ótimo para ser degustado quando se está sozinho, naquelas tardes nubladas oi noites gélidas onde o frio praticamente nós convida para tomar um café. 

O EXPRESSO E SUA TRADIÇÃO ITALIANA (EXPRESSO ITALIANO) 

O café expresso tem sua origem na Itália, onde chama-se espresso. Porém, ele se expandiu e hoje é normal encontrá-lo em todo planeta. Criado e desenvolvido no início do século vinte, e sua invenção é atribuída ao milanês Luigi Bezzera, em 1901. No entanto, o termo espresso surgiria apenas por volta de 1946, com a grande venda das máquinas do inventor Achille Gaggia e a popularização deste processo de preparo do café. 

O TOQUE BRASILEIRO NO ESPRESSO 

Em nossa terra a forma mais habitual do café é o coado. Embora essa forma seja popular, o café fica menos denso e vai perdendo espaço para o expresso, que, atualmente é oferecido pela maioria dos restaurantes, bares e lanchonetes. As máquinas caseiras estão em alta e cada vez mais baratas e acessíveis. O expresso é delicioso e ainda dá uma energia a mais para encararmos o dia a dia. Sem contar que temos inúmeras maneiras de consumi-lo; da maneira tradicional (quente), como também as opções geladas (café gelado) e até mesmo os cafés alcoólicos. 

OITO INCRÍVEIS BENEFÍCIOS DO CAFÉ. 

  1. Ele te deixa inteligente. 
  2. Ajuda queimar gordura e melhora o desempenho físico.
  3. Reduz o risco de diabetes tipo 2. 
  4. Reduz o risco de alzheimer e parkinson. 
  5. Faz bem para o fígado. 
  6. Diminui o risco de morte prematura. 
  7. É carregado de nutrientes e antioxidantes. 
  8. Tem efeito epigenético. 

 

QUANTIDADE INDICADA:

Segundo pesquisas, o consumo seguro diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína é no máximo 400 mg da substância por dia, o que equivale a cerca de 6 mg de cafeína por kilo de peso corporal. Recomendação máxima por dia: 4 xícaras de café fresco (225 ml).  

VITAMINAS ENCONTRADAS NO CAFÉ:

O café também possui uma vitamina do complexo B, e NIACINA (vitamina B3, PP ou “Pelagra Preventing” do inglês) e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos, na proporção de 7 à 10% isto é, 3 a 5 vezes mais que a cafeína. 

“UM BOM DIA COMEÇA COM UM CAFÉ E UM SORRISO”

Café torrado em grãos
Publicação Anterior

Aos 93 anos, morre Thereza Orleans de Bragança

Próxima Publicação

Xandy Novaski entrevista a atriz Norma Blum

871 Comentários