Xandy Novaski entrevista o empresário Alan Ramos

ALAN RAMOS - Crédito Divulgação 

ALAN RAMOS é um profissional multifacetado, e entende sua carreira com a consciência da sustentabilidade. Sócio proprietário da Zophus ao lado de Rodrigo Oliveira e Emanuel Guedes, empresa que desenvolve produtos e serviços para salões de beleza e profissionais cabeleireiros, o empresário também atua na docência de cursos de autoestima, além de cuidar da carreira de alguns artistas. Confira!

1) Sua formação inicial, a de cabeleireiro, é resultado dos estudos em várias academias de renome. Quais são os diferenciais que essas escolas trazem ao futuro profissional que já carrega em si o talento?

As academias sérias conseguem preparar melhor os profissionais da área de cabelo, uma vez que no Brasil não existe uma formação universitária completa e regulamentada. Elas são fundamentadas em ciência e tecnologia, e trazem diferenciais na carreira.

2) Nos primeiros momentos da carreira você foi contratado por uma grande marca internacional, onde permaneceu por 15 anos. E depois por outra marca estrangeira. Nos currículos, as pessoas sempre assinalam o cargo e o que a empresa acrescentou em sua vida. Quero fazer algo ao contrário, até para ensinar ao leitor a importância que ele tem dentro de uma organização: que marca o Alan deixou nessa passagem por essas empresas?

Acredito que o Alan tenha criado e deixado uma marca de confiança e bom relacionamento com o mercado nacional e também com os líderes destas empresas, pois após 22 anos neste mercado, com muito esforço e dedicação, por onde transito sou reconhecido e elogiado pelo trabalho realizado.  Até hoje mantenho relacionamento com as duas empresas que estão sempre de portas abertas para mim! Aqui ainda acrescento: temos que sair pela porta da frente para que ela sempre esteja aberta.

3) Testar um produto novo que vem do exterior requer quais adaptações?

Na verdade, quando você testa um produto que é desenvolvido fora, as principais características e foco inicial geralmente são a demanda do país de origem. Portanto, alguns produtos podem ser sucesso lá fora e aqui para nós não terem sucesso e vice versa! Então, é uma grande missão de pesquisa de mercado, marcas concorrentes e testes nos cabelos de vários voluntários, comparando resultados da marca X com a Y. Avaliar até mesmo a textura do produto e formas de aplicação para perceber se ele será um item desejado dos consumidores do nosso país. Para isso também é necessário entender e conhecer os componentes de cada produto, bem como a função exata.

ALAN RAMOS - Crédito Divulgação 

4) Você também tem especialização em tricologia capilar e cosmetologia, ou seja, uma vasta experiência no mercado de cosméticos. Hoje os princípios ativos têm pendido para o total respeito ao consumidor final. Esse é o futuro para o tratamento das madeixas ou por enquanto ainda é uma tendência? Por quê?

Este, com certeza, é o presente e o futuro. Os consumidores estão cada vez mais atentos à filosofia das empresas, princípios ativos utilizados, se testam em animais e se respeitam a saúde no geral. Mas não é só isso, a experiência de desejo do cliente começa desde o atendimento da marca e esclarecimento de dúvidas em seus meios de comunicação, até a boa indicação dos produtos.  Então, hoje não consideramos mais tendência e sim excelência.

5) Os rumos na carreira lhe renderam a iniciativa para a criação da própria marca. Fale um pouco sobre ela.

A Zophus tem como critério principal o conceito do Vanguardismo no desenvolvimento de seus produtos, resgatando o profissional para o estudo e conhecimento.  As nossas fórmulas utilizam matérias primas de ponta vindas da Europa, Ásia, Estados Unidos e também do Brasil. Não utilizamos nenhum principio que possa causar mal à saúde dos profissionais e tão pouco de nossos clientes.  Não fazemos e nem aprovamos testes em animais e por fim, a Zophus Professional segue o conceito pós-luxo: Qualidade de matéria prima, Atemporalidade, Originalidade e Inovação, Autenticidade e Valor justo.

6) O trabalho não para somente nos cuidados com os cabelos e produção de cosméticos. É verdade que você e seu sócio querem evoluir para o skin care? Conta pra gente.

Confesso que os produtos Skin Care estavam num plano futuro, porém, sem nada definido. A pandemia e a necessidade de proteger as pessoas nos fez repensar nossas estratégias e iniciar as pesquisas de produtos de cuidado e proteção.  Como primeiro produto desta nova gama, estamos em desenvolvimento de um novo tipo de álcool em gel para higienizar e proteger as mãos com alguns diferenciais dos já existentes no mercado.

ALAN RAMOS - Crédito Divulgação

7) Hoje, seu lado educador vai além do trabalho com os cabelos. São cursos de autoestima e desconstrução ministrados por você. O que seria esse tema ‘desconstrução’ e em que momento tais cursos e o trabalho com a estética e beleza se fundem?

Atualmente, e mesmo antes da pandemia, percebíamos um grupo grande de pessoas com baixa autoestima, principalmente adolescente e mulheres de várias idades, se cobrando demais, se achando feios e ainda achando que suas vidas não tinha graça. Assim percebemos que poderíamos fazer algo mais do que apenas falar de Luxo e Beleza, mas também focar no que está por trás de tudo isso. Então desenvolvemos palestra motivacionais ensinando às pessoas os truques de beleza, e começamos a desmistificar aquela beleza perfeita que é vendida no mercado e redes sociais que nem  todos sabem que são filtros, apliques, photoshop etc.  Estas palestras fizeram muitas pessoas perceberem sua real beleza e valorizar a si mesmo e a não ficar tentando ser uma pessoa fake.

8) Quem pensa que a rotina do Alan Ramos para por aí, está enganado. Ou seja, você também tem uma atenção cirúrgica na edição de imagens. Inclusive cuida da carreira de alguns profissionais da área artística. A imagem da pessoa está diretamente ligada ao que ela transmite para outras? Por quê?

Sim, está ligada, pois a imagem que o ator ou celebridade possui na sua vida profissional deve ser preservada, portanto, trabalhar com a imagem destes profissionais requer cuidados para que seja transmitida de forma clara e objetiva. Temos muito cuidado nos tratamentos das imagens de pessoas para não despersonificá-la ou passar uma ideia contrária a sua personalidade.

9) Você é um profissional bem dinâmico, inclusive administra seu tempo com muita propriedade. Quais dicas você daria para quem diz que não tem tempo pra nada?

Eu confesso que já me atropelei muito e às vezes deslizo também (Risos). Mas uma coisa que aprendi e venho aprendendo é que tudo tem seu tempo, não adianta querer correr e abraçar o mundo de uma vez só! Então, o que eu faço hoje é; uma coisa de cada vez, e viver o dia e o minuto de agora, sem pensar em como será amanhã ou daqui um ano. Agora mesmo meu tempo está todo dedicado a esta entrevista com muita atenção.  Mas a maior dica que dou é: faça uma lista de prioridades, execute todas com excelência para não precisar fazer duas vezes e só assim passe para a próxima. Um lema de vida é: fazer certo sempre na primeira vez é o melhor caminho.

 

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9 Comentários

  • Este meu amigo e um luxo sem ser desumano,justo sem ser mesquinho,uma pessoa com o coração lindo,tenho muita admiração e orgulho de ser sua amiga sucesso vc merece muitoooo9 mais bjs

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