Xandy Novaski entrevista a jornalista e colunista Regina Rito

REGINA RITO. Arquivo Pessoal   

Ela teve uma carreira brilhante nos mais badalados jornais e revistas do Brasil. Foi repórter de TV e celebridades, sub-editora, chefe de redação e colunista. Além disso, conta com uma memorável passagem pela televisão como autora-roteirista do lendário ‘Vídeo Show’ na Rede Globo. E continua publicando notícias sobre TV, Cinema, Famosos, Moda e Artes em seu ‘Portal Regina Rito’, tanto no Instagram (@portalreginarito) quanto no Facebook (www.facebook.com/portalreginarito/). 

Seu trabalho não para por aí! Em Portugal, onde reside atualmente, atuou em três trabalhos de divulgação: para a exposição do fotógrafo brasileiro Almir Reis (Galeria Noto, no Cais Sodré, Lisboa), para a peça ‘A Dama das Camélias’ (Teatro Gil Vicente, em Cascais), e para a exposição ‘Madames’, da artista brasileira Lu Mourelle (na Cidadela de Cascais).

E é de Cascais que a jornalista e colunista REGINA RITO nos concedeu uma entrevista acolhedora, em que aponta suas veredas pelo jornalismo de entretenimento. Confira!

1 – Sua carreira pelo mundo televisivo começa na família Bloch. Como era ser repórter de TV numa época em que nem se pensava na agilidade da internet?

Era totalmente diferente. O jornalista corria atrás da notícia, que muitas vezes, sairia em uma semana e, mesmo assim, conseguia exclusividade. Coisa impossível nos dias atuais, com o acesso a Internet. Os próprios artistas publicam suas notícias e fotos dos trabalhos que fazem e falam até da vida pessoal, nas redes sociais. Poucos são os que dão exclusividade.

2 – Não há como mencionar o grupo Bloch sem falar na saudosa Rede Manchete. A emissora ganhou seu espaço na teledramaturgia e chegou a incomodar a Rede Globo quando exibiu ‘Pantanal’. O que a Manchete tinha de diferencial em seus produtos audiovisuais que, caso estivesse na ativa, provavelmente estaria numa disputa ‘tete a tete’ com a emissora dos ‘Marinho’?

Acredito que a qualidade do produtor. Desde o autor da novela, Benedito Ruy Barbosa, passando pelo diretor Jayme Monjardim e o elenco formado por nomes como Cristiana Oliveira, Marcos Winter, Marcos Palmeira, Cláudio Marzo, Marcos Caruso e outros tantos, fizeram a diferença. Tanto que anos depois foram contratados pela TV Globo.

3 – Entrando na onda de ‘Pantanal’, é sabido que a novela provavelmente ganhará nova versão na Rede Globo. O que você acha dessas releituras dos folhetins de sucesso, os chamados remakes?

É sempre uma ‘faca de dois gumes’. Pode dar certo, afinal, muitos não assistiram a versão original e vão querer conferir. E os que assistiram também. Até para avaliar e comparar o trabalho dos profissionais envolvidos. Mas, apesar de tudo, com as séries exibidas pela Netflix e filmes, as novelas perderam muitos telespectadores. Pela Internet as pessoas têm a opção de assistir tudo a hora que bem entenderem, Não precisam estar presos aos horários e dias em que as novelas vão ao ar.

O Presidente de Portugal MARCELO REBELO DE SOUSA e REGINA RITO- Arquivo Pessoal  

4 – Novas montagens são comuns no teatro. Mas há textos como, por exemplo, ‘Ventania’, do Tide (Alcides Nogueira), que se comenta nos bastidores que ele não libera para nova releitura. Outra peça é ‘O Mistério de Irma Vap’, que teve nova versão ano passado, mas sem o grande sucesso da primeira. Na sua opinião, por que há produções únicas ao ponto de criarem essa barreira invisível nas atuais?

‘O Mistério de Irma Vap’, de Charles Ludlam, com tradução de Roberto Athayde,  fez muito sucesso de crítica e público, com Marco Nanini e Ney Latorraca, e direção de Marília Pêra. Ficou em cartaz durante onze anos (entre 1986 e 1997) e foi assistida por quase três milhões de pessoas. Chegou a ganhar espaço no Guiness World Book of Records. Além disso, em 2005, Carla Camurati rodou o filme ‘Irma Vap – O Retorno’, com os mesmos atores. Depois, de 2008, a 2009, a própria Marília Pêra retomou o espetáculo, dessa vez com Marcelo Médici e Cássio Scapin, que ficou em cartaz cerca de 1 ano. Não sei explicar o motivo da nova versão, estrelada por Matheus Solano e Luís Miranda, e dirigida por Jorge Farjalla, não ter feito o mesmo sucesso. Afinal, tanto Solano quanto Miranda são reconhecidos e aplaudidos pelo público. Talvez porque era uma época em que as pessoas iam mais ao teatro. 

5 – Voltando ao assunto da editora Bloch, você escreveu para a lendária revista ‘Amiga’ e também para a ‘Contigo!’ (Abril). Apesar de o foco das duas ser único, ou seja, apontar para o mundo televisivo, qual era a singularidade de cada revista ao ponto de dividir os públicos como se fossem torcidas?

Quanto a singularidade das revistas acredito que os ‘furos’ sobre as novelas, e adiantar as tramas principais eram alguns dos trunfos para atrair os leitores. Além, claro, das fofocas sobre as celebridades.

6- Foram diversas redações e Colunas pelas quais você passou, deixando uma marca única e inesquecível. Quais desses espaços você resgataria para os dias de hoje e por qual motivo?

As críticas sobre novelas e programas de TV em geral.

7 – Foram 16 anos no Caderno D, do jornal ‘O Dia’. O mundo da dramaturgia e da música era minuciosamente pincelado de forma que hoje, por exemplo, tais páginas serviriam inclusive como fonte de pesquisa dessas décadas. Como eternizar um texto jornalístico?

Difundir o que acontece de novo de maneira única, sem rodeios, clara e simples, imparcial, objetiva e sempre verificando a veracidade dos fatos. 

8 – Sempre ouço a frase ‘não se faz mais novelas como antigamente’. Você concorda com ela? O que mudou para melhor e pior?

Hoje em dia, o telespectador está focando seu olhar para o streaming, a Internet e as séries. Tanto que a audiência das novelas, como todos sabem, já não é mais a mesma. Mas mesmo assim, acredito que uma boa história, bons autores, atores e bons diretores ainda podem atrair  telespectadores.

REGINA RITO. Arquivo Pessoal

 

9 – Hoje você reside em Portugal. O que fez a Regina buscar pelos ares lusitanos?

A violência no Rio de Janeiro, a qualquer hora do dia e local. Meu marido, o ator Alexandre Liuzzi foi levar a filha na casa da avó, no Humaitá, às nove da noite. Enquanto arrumava o carro, para deixá-la na casa do namorado, dois caras que passavam em uma moto pararam. Um colocou a arma na cabeça dele e pegou tudo o que podia. Carteira, documentos, etc… Depois disso, ficávamos em casa, reféns do medo. Logo em seguida, saí do jornal ‘O Dia’. Então, começamos uma pesquisa para saber para onde podíamos nos mudar. Como sou filha e neta de portugueses decidimos vir para Portugal.

10 – Portugal produz novelas reconhecidas internacionalmente. Qual é a principal diferença entre uma produção portuguesa e a brasileira? E no que elas se fundem, se encontram, se casam?

Sim. Já  conquistaram Emmy. O último deles foi com  ‘Ouro Verde’, da TVI, em 2017. Tirando o jeito de falar,  a mesma língua – o português de Portugal é diferente do português que se fala no Brasil, o sotaque e as construções das frases. Há uma interação dos atores brasileiros e portugueses. Assim como no Brasil que acolheu atores portugueses nas novelas em Portugal, acontece o mesmo. As tramas também se passam tanto aqui como lá. O autor Rui Vilhena, que no Brasil escreveu a novela ‘Boogie Oogie’, exibida em 2014, pela TV Globo, fez recentemente em Portugal ‘Na Corda Bamba’, sucesso absoluto, também com participação de atores brasileiros.

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Chef Emanuel Wollz: do glúten à lactose, as vantagens de uma dieta sem eles

Próxima Publicação

Flavio Santos e ‘O Centro Paulo Barreto’

37 Comentários

  • Parabéns, muito boa entrevista. Regina é uma verdadeira enciclopédia da Teledramartugia brasileira pois escreveu sobre o tema durante anos. A entrevista foi também muito bem conduzida.

  • … [Trackback]

    […] Find More Information here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/12/xandy-novaski-entrevista-a-jornalista-e-colunista-regina-rito/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/12/xandy-novaski-entrevista-a-jornalista-e-colunista-regina-rito/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/12/xandy-novaski-entrevista-a-jornalista-e-colunista-regina-rito/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/12/xandy-novaski-entrevista-a-jornalista-e-colunista-regina-rito/ […]

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl websites and blogs

  • … [Trackback]

    […] Find More on on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/12/xandy-novaski-entrevista-a-jornalista-e-colunista-regina-rito/ […]

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • Butterfly is the first cycle.

  • I don’t know about you people but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/08/exclusive-interview-flight-attendent-on-crashpads/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life articles and blogs

  • I don’t know about you all but I am obsessed with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/04/video-cookie-monster-and-the-new-united-livery-which-one-does-not-belong/

  • … [Trackback]

    […] Find More Info here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/12/xandy-novaski-entrevista-a-jornalista-e-colunista-regina-rito/ […]

  • I don’t know about you all but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/12/second-boeing-787-dreamliner-takes-flight/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl websites and blogs

  • … [Trackback]

    […] There you can find 1799 additional Info to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/12/xandy-novaski-entrevista-a-jornalista-e-colunista-regina-rito/ […]

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl websites and blogs

  • I don’t know about you guys but I love airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/07/passengers-complain-about-state-of-airline-business-but-still-pay/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • … [Trackback]

    […] Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/12/xandy-novaski-entrevista-a-jornalista-e-colunista-regina-rito/ […]

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life articles and blogs

  • … [Trackback]

    […] Read More Information here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/12/xandy-novaski-entrevista-a-jornalista-e-colunista-regina-rito/ […]

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you guys but I love airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/09/lost-in-time-when-alaska-airlines-flew-boeing-707s/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

  • … [Trackback]

    […] Here you can find 2881 more Info to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/12/xandy-novaski-entrevista-a-jornalista-e-colunista-regina-rito/ […]

  • … [Trackback]

    […] Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/12/xandy-novaski-entrevista-a-jornalista-e-colunista-regina-rito/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/12/xandy-novaski-entrevista-a-jornalista-e-colunista-regina-rito/ […]

  • This article contains the “terminal” place.

  • Good post. I certainly love this website. Keep it up!

    My blog – slot deposit pulsa

  • I’m no longer positive where you’re getting your info, but great topic.
    I must spend some time finding out much more or figuring out more.
    Thank you for wonderful info I was looking for
    this info for my mission.

    Here is my blog post: login.proxy.lib.miamioh.edu

  • … [Trackback]

    […] Here you will find 53537 additional Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/12/xandy-novaski-entrevista-a-jornalista-e-colunista-regina-rito/ […]

  • Rose characters are 81.62 grams.

  • Your beautiful colors. Gallery

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.