Xandy Novaski entrevista o joalheiro e designer de joias Leonardo Guimarães

LEONARDO GUIMARÃES - Crédito Juliana Varajão 

O mundo das joias surgiu quando ele ainda cursava a faculdade de Direito. Aos poucos, aprimorou-se na concepção de peças exclusivas, utilizando um dom que vinha dos tempos de criança: o desenho. Hoje, LEONARDO GUIMARÃES brilha valorizando os processos artesanais, e com peças únicas na empresa ‘Leonardo Guimarães Joias’. Confira!

1 – Você é formado em Direito e tinha uma carreira promissora na área jurídica. Contudo, mirou no mundo das joias. O que te fez mudar o rumo profissional?

Foi em 1997. Ainda estava cursando a faculdade de DIREITO, trabalhava como estagiário no escritório do meu pai. Percebi que aquele não era o meu mundo. Queria ser livre, ter meu próprio negócio e trabalhar com coisas belas e que me dessem prazer. Comecei revendendo joias, e aos poucos fui me aprimorando, entrando nesse novo universo.

2 – Desenhar joias não é algo que surgiu assim, de repente. A paixão por desenho vem desde os tempos de infância. Quando que o talento e a vocação se fundiram num só objetivo?

Sempre desenhei. Era meu hobby quando criança, até a adolescência. Gostava de desenhar paisagens, casas, pessoas… Nunca fiz curso. Era uma diversão. Anos após começar a trabalhar com joias, apenas revendendo, fui sentindo a necessidade de criar e desenvolver minhas peças. E para isso, precisava fazer esboços, tanto para meus clientes quanto para meus colaboradores. Com o tempo, fui aplicando minha paixão pelos desenhos às joias que criava, percebendo a importância da exclusividade na criação e no desenvolvimento das minhas peças. Gerar identidade nas joias que criava se fazia urgente e era fundamental!

3 – O processo na criação de joias tem diversas vertentes, e você optou por aprimorar-se em peças exclusivas. Quais são as fontes de inspiração na hora de criar?

Minha principal fonte de inspiração é a natureza. Adoro criar me inspirando  folhas, flores,  árvores, troncos de árvores para fazer texturas…muitas vezes, crio diretamente a partir das gemas (pedras) já lapidadas. Observo tendências também, e crio colocando meu DNA, em cima dessas tendências.

LEONARDO GUIMARÃES - Crédito Paula Glaciane

4 – O que é preciso para se criar uma joia, além da matéria-prima?

Para se criar joias, além da matéria prima, objetivamente falando: mão de obra qualificada e competente; Subjetivamente falando: amor pelo que se faz, perícia, humanidade no atendimento ao cliente, criatividade, imaginação e muito bom senso…

5 – Na sua concepção, as joias também são obras de arte. O mercado as vê também desse jeito ou apenas como algo lucrativo? Por quê?

Sim, na minha concepção, joias são obras de arte. Por isso, procuro aliar a qualidade com a exclusividade.  Existem diversos tipos de produção de joias, assim como existem demandas diferentes. Eu foco, de alguns anos para cá, num processo totalmente artesanal de criação e produção. Coloco meu DNA, a identidade do cliente, atendimento personalizado. O lucro, para mim, é consequência disso tudo, de meus valores pessoais e profissionais. Gosto de atender um cliente com calma, analisando seu perfil, seus objetivos… Quem se afinizar com essa proposta, vai se identificar com meu trabalho!

6 – Há uma tendência no mundo da valorização dos processos artesanais. Sua criação segue essa vertente?

Sempre valorizei os processos artesanais! Toda a produção de minhas peças é totalmente artesanal, desde a criação até a execução de cada projeto. A tendência é, sim, a valorização do trabalho artístico, humanizado, em detrimento da produção de peças feitas integralmente por máquinas, feitas em série. Além disso, sempre enfatizo que nesse processo artesanal, as joias ganham mais qualidade e maior beleza.

7 – As joias sempre serviram como pano de fundo para o audiovisual. Quais são suas observações quando assiste tais produtos? Há muitos erros nesse ‘contar histórias’ envolvendo o mundo das joias?

Sim, joias chamam a atenção, e compõem bem figurinos de TV e Cinema, sempre agregando valor à personagem e à história a ser contada. A joia tem que estar alinhada com essa proposta. Quanto a erros, sempre existem. Acho que o que deve prevalecer sempre é o bom senso, e profissionais capacitados assessorando.

 

 

LEONARDO GUIMARÃES - Crédito Paula Glaciane

8 – Como está sendo a criação durante essa pandemia?

Durante a pandemia, continuei trabalhando, com certas restrições. Apesar de continuar trabalhando, o ritmo da vida desacelerou, obrigatoriamente. Nesses momentos de “crise”, temos que nos reinventar, sempre, o que enseja grande oportunidade para exercitar a criatividade. Nesse momento, tenho focado muito no lado energético, da proteção, que as joias também oferecem, através das pedras, dos símbolos, da natureza. Tenho uma coleção atemporal chamada ‘amuletos’. Aproveitei para dar continuidade a essa coleção.

9 – O Brasil é mesmo rico em matéria-prima no que se refere a material bruto para joias?

Sim, o Brasil é um grande produtor natural de matérias-primas, historicamente. 

É um grande produtor de ouro, matéria-prima que utilizo nas joias que crio. (Minas Gerais, Bahia e Goiás são os Estados que mais produzem); e também um grande produtor de gemas e minerais preciosos, tais como águas-marinhas, topázios imperiais, quartzos, esmeraldas, turmalinas e outros.

10 – Sempre reparo no encantamento dos brasileiros por produtos vindos do exterior. Como é vista a joia brasileira lá fora?

Nossas pedras e nosso design, em termos de joias, são grandes atrativos internacionais. A joia brasileira, em geral, é vista com encantamento, exercendo fascínio por parte dos estrangeiros. Nosso design é ‘clean’, moderno e criativo. Principalmente em joias com pedras naturais brasileiras. Somos famosos mundialmente nesse setor.

LEONARDO GUIMARÃES COM A ESPOSA E SÓCIA DÉBORA GUIMARÃES - Crédito Arquivo Eduardo Riganelli
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

França celebra Dia da Queda da Bastilha de maneira diferente. Leia!

Próxima Publicação

Chef Emanuel Wollz: pão de fermentação natural

13 Comentários

  • Conheço o Designer de joias Leonardo Guimarães,de longa data.Acompsnhei seu crescimento profissional. E Talentoso e excelente pessoa.Merece todo o reconhecimento e sucesso

    • Parabéns Leonardo
      Realmente suas joias tem qualidade e seu trabalho é único!!!
      Sucesso!!

  • Conheço Leonardo de longa data.Acompanhei seu crescimento profissional.E talentoso e ótima pessoa.Merece o reconhecimento e sucesso.

  • … [Trackback]

    […] Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/14/xandy-novaski-entrevista-o-joalheiro-e-designer-de-joias-leonardo-guimaraes/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/14/xandy-novaski-entrevista-o-joalheiro-e-designer-de-joias-leonardo-guimaraes/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/14/xandy-novaski-entrevista-o-joalheiro-e-designer-de-joias-leonardo-guimaraes/ […]

  • Hello, Neat post. There is a problem with your site in web explorer, might test this?K IE still is the market leader and a large portion of folks will pass over your excellent writing due to this problem.

  • … [Trackback]

    […] Here you can find 69256 more Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/14/xandy-novaski-entrevista-o-joalheiro-e-designer-de-joias-leonardo-guimaraes/ […]

  • Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • … [Trackback]

    […] Info to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/14/xandy-novaski-entrevista-o-joalheiro-e-designer-de-joias-leonardo-guimaraes/ […]

  • amei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.