Xandy Novaski entrevista Isabel Pacheco, a jornalista cantora

ISABEL PACHECO - Crédito Stéferson Faria

Sim, a ‘Jornalista Cantora’! Este é o título que ISABEL PACHECO recebeu recentemente e que une de forma harmoniosa suas duas grandes paixões. Apaixonada pelo Rio de Janeiro, ela administra uma magnífica estrutura nas redes sociais, denominada ‘Rio de Lazer’ com extensão para seu Canal Isabel Pacheco, no Youtube. Durante um tempo, desenvolveu atividades jornalísticas na região amazônica, e tem muitas histórias para nos contar. E na área musical, espera ansiosa pelo lançamento de seu EP. Confira a entrevista e se apaixone pela trajetória profissional de Isabel Pacheco!

Como jornalista você atua em diversas áreas que vão desde a cultura e entretenimento, até segurança industrial, meio ambiente, eficiência energética e saúde. Como você tem adaptado seu trabalho nos tempos de pandemia?

Isabel Pacheco – Uma fase bem difícil para todos, mas, tenho buscado adaptar as minhas atividades ao ambiente de home office. Uma rotina bem diferente para alguém acostumada a sair de casa todos os dias para desenvolver suas tarefas. Criei novos hábitos, com horários para acordar, dedicados a redigir os meus textos, cuidar da minha família e continuar estudando e praticando a música, entre outras atividades.

Por falar em meio ambiente, durante anos você desenvolveu atividades jornalísticas na região norte do país, além da Bolívia, Peru e Venezuela. O que da Amazônia é memorável até hoje na sua vida?

Isabel Pacheco – Sem dúvida, a experiência mais incrível da minha vida. Quando recebi o convite não tinha ideia da grandiosidade daquele trabalho. Vivia entre os mais respeitados pesquisadores do nosso país e os estrangeiros, acompanhando-os em suas jornadas científicas pela região Amazônica, como um todo. Tive a oportunidade de conhecer sobre a cultura e as realidades da população ribeirinha, inclusive visitar uma tribo indígena. Cresci muito como ser humano, no meu respeito e cuidado à natureza e às pessoas. Tenho um amor enorme pela Amazônia.

 

ISABEL PACHECO na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, em Tefé, no Amazonas - Crédito Arquivo Pessoal

O que você não esquece?

Isabel Pacheco – São muitos momentos inesquecíveis. Certa ocasião, durante um trabalho da Marinha do Brasil, na Ilha do Marajó, no Pará, uma senhora bem idosa tirou sua primeira certidão de nascimento. Ela olhou para mim com o documento nas mãos e disse: “Agora posso morrer em paz porque eu existo. Sou uma cidadã”. Tive a oportunidade de viver um Círio de Nazaré, ver os comportamentos dos mais variados animais em seu habitat natural, visitar tribo indígena, dormir em alguns hotéis de selva, dormir em uma comunidade Quilombola e até passear montada em um búfalo etc. Em uma das minhas idas a campo com os pesquisadores um grupo de boto ficou bem ao lado da nossa voadeira. Em outra, fomos perseguidos por ariranhas. O que faltou foi conhecer o Festival de Parintins e o fenômeno da Pororoca. Ainda pretendo ter essas experiências.

Você é idealizadora do ‘Rio de Lazer’, uma estrutura nas redes sociais que divulga eventos no Rio de Janeiro. Como é feito esse trabalho online de divulgação?

Isabel Pacheco – Sou uma carioca apaixonada pelo Rio de Janeiro e por tudo que a cidade nos proporciona, desde o contato com a natureza aos eventos. O Rio de Lazer nasceu do desejo de compartilhar essas possibilidades de passeios com todas as pessoas. Para incentivá-las a buscar por momentos de diversão e deixar a vida mais leve, com eventos gratuitos, pagos e, atualmente, os online. No momento estamos nos perfis no Facebook e no Instagram (@riodelazer). O trabalho é feito com a parceria de profissionais que acreditaram na minha proposta cultural e diariamente presenteiam os leitores com os seus grandes eventos e lançamentos.

 

ISABEL PACHECO ao lado de uma coruja Murucutu - Soure, Ilha do Marajó - Crédito Arquivo Pessoal

Como essas empresas de eventos tem se virado nessa época de quarentena?

Isabel Pacheco – Tenho visto muitas reinvenções. A criatividade é um traço forte na característica dos brasileiros, obviamente que com muita dificuldade. Nesse momento as redes sociais têm sido uma forte estrutura para o setor, além de algumas atitudes bem interessantes. Uma delas que fiquei contente ao noticiar foi o retorno do drive-in e, também, os shows em que as pessoas ficam dentro dos automóveis. Os deliveries dos kits juninos também me encantaram. Alternativas inteligentes quando não havia outra saída. Mas, de um modo geral, é muito preocupante a realidade desse setor.

O Canal Isabel Pacheco apresenta as maravilhas do Rio, além de entrevistas, dentre outros assuntos jornalísticos. Como é trabalhar um programa de variedades na internet?

Isabel Pacheco – Sempre sonhei em trabalhar na TV. Amo a produção de vídeos, tanto detrás como diante das câmeras. O canal Isabel Pacheco surgiu da ideia de ser uma extensão do Rio de Lazer para mostrar o Rio de Janeiro. Vejo como algo tranquilo de se fazer porque é do meu jeito, da forma como consigo montar e tentado deixa-lo o mais natural possível. Sempre gostei muito de eventos e se puder participo de todos para registrá-los e mostrar a alegria e o jeito de ser dos cariocas. A estrutura ainda é simples, mas pretendo ampliar com novos equipamentos e parcerias.

Ao apresentar os pontos para visitação no Rio, você também mostra locais que estão fora da rota turística?

Isabel Pacheco – Tento apresentar aquilo que considero legal para se visitar. Por isso, vou a lugares que não estão nos roteiros turísticos tradicionais, mas as pessoas podem ir com seus amigos e familiares. Antes de indica-los penso sobre a facilidade para chegar, a questão da segurança e sugiro sobre possibilidade de alimentação ou não no local. Isso faz parte da minha personalidade porque quando viajo busco entender um pouco da vida das pessoas nas cidades, não ir apenas aos pontos turísticos famosos. Gosto de conversar, experimentar a gastronomia dos bairros e é justamente isso que tento fazer no canal. Com o tempo também passei a postar algumas das minhas apresentações musicais.

ISABEL PACHECO diante de uma árvore Samaúma, na Amazônia - Crédito Arquivo Pessoal

O audiovisual está cravado em sua trajetória profissional, inclusive é formada em Produção Audiovisual na Film In Brasil RJ. Nos dias de hoje, o vídeo tem sido um produto imprescindível para o marketing na Internet. Você acredita que esse é o caminho para futuro do audiovisual?

Isabel Pacheco – Outro dia vi um convite de aniversário roteirizado e finalizado no formato de vídeo. As pessoas consomem muitos vídeos nas redes sociais, porque é rápido, rodam fácil nos celulares e pela beleza visual. Desejo que esse formato cresça muito e gere bastante empregos nessa área. Tudo muda tão rápido que fica difícil fazer uma afirmação, mas é uma grande possibilidade.

A Isabel Pacheco também tem um trabalho voltado para a voz. Está fazendo um curso de dublagem e como cantora tem um alcance vocal soprano. É verdade que a música está em sua vida desde os tempos de criança?

Isabel Pacheco – A música e a dança sempre fizeram parte da minha vida. O mais interessante é porque não tem nenhum músico na minha família. Penso que a gente nasce com esses talentos e eles vão se aprimorando com o tempo. No meu caso foram os vizinhos que me fizeram perceber o quanto cantava bem. Acredita que eles elogiam a minha cantoria matutina, às 06 horas da manhã, enquanto me arrumava para ir ao colégio? Passei a prestar atenção nisso, até participar do concurso musical no trabalho e, posteriormente, cantar no Coral da empresa por mais de nove anos. Depois, fiz cursos de canto e, atualmente, de dublagem. Recentemente recebi o título de a jornalista cantora, amei porque une duas grandes paixões.

Dublar exige um trabalho minucioso com a voz. Quando a dublagem e o canto se fundem?

Isabel Pacheco – Estou fazendo um curso de dublagem e amando esse novo desafio. É uma experiência indescritível ouvir a própria voz em rostos mundialmente conhecidos. As técnicas vocais adquiridas com o canto e com as aulas de oratória auxiliam na facilidade de expressar as palavras de forma mais correta, com suas vogais e consoantes. Também na questão da respiração. O jornalismo ajuda na interpretação do texto, na pontuação. Vou fazer curso teatro, em paralelo.

O que você espera para o futuro?

Isabel Pacheco – Espero que essa fase passe logo e da melhor maneira possível para todos. Quero pelo menos recomeçar do ponto onde estava, em março, quando faria o show do lançamento do meu EP. A vontade é de trabalhar bastante, mesclando todos esses conhecimentos adquiridos com a música, dança, jornalismo, fotografia, audiovisual e a dublagem também. Que todos esses trabalhos possam levar alegria às pessoas.



ISABEL PACHECO - Crédito Stéferson Faria
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Live: dermatologista Gabriel Monteiro bate um papo com Kika Macedo sobre os cuidados com a pele no inverno

Próxima Publicação

Daniel Braga: pontuações sobre liderança

23 Comentários

  • Parabéns pela entrevista, Isabel Pacheco arrasa no que faz, poucos tem esse múltiplo talento. Sucesso sempre!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • Parabéns amiga

  • … [Trackback]

    […] Info to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/15/xandy-novaski-entrevista-isabel-pacheco-a-jornalista-cantora/ […]

  • … [Trackback]

    […] There you will find 22894 more Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/15/xandy-novaski-entrevista-isabel-pacheco-a-jornalista-cantora/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/15/xandy-novaski-entrevista-isabel-pacheco-a-jornalista-cantora/ […]

  • … [Trackback]

    […] There you can find 42398 additional Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/15/xandy-novaski-entrevista-isabel-pacheco-a-jornalista-cantora/ […]

  • Wonderful beat ! I would like to apprentice while you amend your website,
    how can i subscribe for a blog website? The account helped me a acceptable deal.
    I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear concept

  • … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/15/xandy-novaski-entrevista-isabel-pacheco-a-jornalista-cantora/ […]

  • Appreciating the time and effort you put into your blog
    and in depth information you present. It’s nice to come
    across a blog every once in a while that isn’t the same old rehashed material.
    Fantastic read! I’ve bookmarked your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

  • Hey there I am so excited I found your site, I really found you by mistake, while I was browsing on Bing
    for something else, Anyways I am here now and would just like to say thanks for a
    tremendous post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to go
    through it all at the minute but I have saved it and also added in your RSS feeds,
    so when I have time I will be back to read a lot more,
    Please do keep up the great work.

  • If you are going for best contents like I do, just pay a visit this site every day as it
    offers quality contents, thanks

  • Hey are using WordPress for your blog platform? I’m new
    to the blog world but I’m trying to get
    started and create my own. Do you require any coding expertise to make your own blog?
    Any help would be really appreciated!

  • … [Trackback]

    […] Read More on to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/15/xandy-novaski-entrevista-isabel-pacheco-a-jornalista-cantora/ […]

  • Thanks designed for sharing such a good thought, post is nice, thats why
    i have read it entirely

  • I love what you guys are usually up too. This type of clever work and exposure!
    Keep up the awesome works guys I’ve added you guys to
    my blogroll. games ps4 allenferguson games ps4

  • It’s difficult to find well-informed people in this
    particular subject, but you sound like you know what you’re talking about!
    Thanks ps4 games 185413490784 ps4 games

  • I like the valuable information you provide in your articles.
    I will bookmark your blog and check again here frequently.

    I’m quite certain I’ll learn a lot of new stuff right here!

    Best of luck for the next!

  • Hi there just wanted to give you a quick heads up. The
    text in your post seem to be running off the screen in Opera.

    I’m not sure if this is a formatting issue or something to do
    with internet browser compatibility but I thought I’d post to let you know.
    The design and style look great though! Hope you get the issue solved
    soon. Many thanks

  • Aw, this was an incredibly nice post. Spending
    some time and actual effort to make a great article… but what can I say… I
    hesitate a whole lot and don’t manage to get nearly anything done.

  • Remarkable things here. I’m very satisfied to peer your post.

    Thank you so much and I’m taking a look ahead to touch you.

    Will you kindly drop me a e-mail?

  • Great article. I am facing many of these issues as well..

  • Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your
    point. You clearly know what youre talking about, why
    waste your intelligence on just posting videos to your
    weblog when you could be giving us something enlightening
    to read? asmr 0mniartist

  • … [Trackback]

    […] Find More here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/15/xandy-novaski-entrevista-isabel-pacheco-a-jornalista-cantora/ […]

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.