Xandy Novaski entrevista a atriz Giovanna Gold

GIOVANNA GOLD - Crédito Luís Teixeira Mendes. 

GIOVANNA GOLD atuou em obras memoráveis na televisão e no cinema. Quem não se recorda da inesquecível Zefa em ‘Pantanal’, novela produzida pela saudosa Rede Manchete? Sua vocação também se estende aos palcos, e de forma magnífica. E por falar em teatro, ela estava em cartaz com a peça ‘A Tia’ no Teatro Vanucci, Shopping da Gávea. Eu disse ‘estava’ não pelo fim de uma temporada, mas pelo início da pandemia que fechou grandes centros culturais pelo mundo. Mas em breve poderemos conferir novamente seu trabalho pelos palcos do Rio e Brasil afora. Por enquanto, confira aqui a entrevista que ela nos concedeu e que conta um pouco de sua bela trajetória artística!

1 – A peça ‘A Tia’, da mostra Comédias Cariocas, e que estava em cartaz no teatro Vanucci, no Shopping da Gávea (Rio), teve de ser interrompida devido à pandemia. Como foi para toda a equipe descontinuar o projeto de uma hora para outra?

Uma notícia esquisita atrás da outra.  Fechou isso, não pode dar dois beijinhos, só cotovelo. Fizemos uma sessão na quinta à noite, um convidado já avisou que não iria para não se expor. Governador fechou shopping, fechou teatro, e eu pensei que a quarentena seria por 40 dias. Uhurururu! Ledo engano. Não tem como. Em cena eu e Fabiano Bastos chamegamos, Guilherme Del Rio nos sacolejamos, teatro é íntimo, proximidade física com o público também. Como diz o Joe de “Friends”: “Ator bom é o que borrifa saliva”.

2 – O texto do espetáculo é do Dejair Cardoso, que o produz com o Guilherme DelRio, que também está no elenco ao lado do Fabiano Bastos. A direção conta com o talento do Mario Faíni. Do que se trata a montagem?

A Tia é uma adorada pela sobrinha, a relação é afetiva e cada uma tem um jeito de ser, a romântica e a safada, o gatinho e o cafuçu, ok, gogo boy, para ser politicamente correto. Tem a personagem que não aparece, típico de comédia ‘mãe & irmã’. É leve, alegre, Faini tem uma visão colorida e a vontade de trabalhar, bem bom o processo de ensaio. Gravei a primeira leitura e ouvia com “Gold” memorização de texto. Mais que tudo, o público se divertia, isso que importa.

3 – Fazer um espetáculo é estar em família. Como você está trabalhando o isolamento social enquanto o espetáculo e a rotina não voltam?

Com aceitação, confiança, entrega e gratidão. Sou testemunha de um momento histórico e tenho o suficiente para trabalhar via realidade virtual. A humanidade estava insuportável até para si mesma. Alguma lição há de tirar ou seleção natural Darwin. Eu fico em casa. Família temporária, ser atriz acostuma desapegar. Sinto falta do palco e de estar em cena, mas, tenho saúde e o valor é a vida.

FABIANO BASTOS, GUILHERME DELRIO e GIOVANNA GOLD - Crédito Luís Teixeira Mendes.

4 – Por falar em isolamento, houve um tempo de solitude na carreira, mas com um objetivo bom e que ganharia o Brasil: os tempos de confinamento na região do Mato Grosso do Sul para viver a inesquecível Zefa de ‘Pantanal’. Como era o dia a dia numa região, na época, tão distante e desconhecida do povo?

Confinamento zero Pantanal. Morava em São Paulo, gravava no Rio, Kombi na Glória para o estúdio Água (Santa ou Branca?),  Kombi de volta pra Manchete. Ou, aeroportos final Campo Grande, aviãozinho para a fazenda. Fazia a cena e voltava. Ou ficava. Certa vez fui para ficar por três dias e fiquei dez. Passava o dia com figurino de Zefa porque nem tinha mais roupa limpa. Sabe aqueles melhores dez dias da sua vida? Então. Outra vez, gravei de manhã na casa da Juma (M.G.) e a noite no estúdio (R.J.). Sabe aquela sua cena favorita na vida e ainda anda a cavalo? Então. A fazenda era enorme, atrás da casa tinha um galinheiro com peru e o Marcos Winter me mostrou que quando a gente assobia o bicho faz glu glu glu glu, acesso de riso! Outro momento: assim que cheguei, nos sentamos naquela parte central, nas mesas, que foi cenário algumas vezes, e o Petrin me mostra um tucano, diz ‘solto’. Uma cavalgada com Marcos Palmeira e Ângelo Antônio, meu cavalo se enroscou em arame farpado e eu tive presença de espírito e bom senso. Mas, aí tem que perguntar para eles, senão parece que tô me gabando.

5 – ‘Pantanal’ lhe traz para o grande cenário do audiovisual. A novela é lendária, inclusive já se cogita um remake na Rede Globo. Como você vê o folhetim reeditado 30 anos depois?

Não vi, não posso julgar. A estória é linda, sucesso para quem recontá-la. Certeza é que aquela obra não vai repetir com a sensibilidade que Jayme Monjardim imprimiu.

6 – A novela do Benedito Ruy Barbosa é de 1990. Entretanto, sua carreira inicia-se 8 anos antes, numa minissérie da Rede Globo. Como era trabalhar na TV nos inesquecíveis Anos 80?

Puxa, acho que minha carreira começou aos 7 no teatro em “Tribobó City”. Televisiva sim, fiz “Quem Ama não Mata” dirigida pelo Daniel Filho. TV era: estúdio, camarim, figurino, prova de roupa, homens mais velhos e o fascínio das câmeras que sempre tive. Os anos 80 pop! Colorido, divertido e um choque estético! Era movida pela música, moda, comportamento, party girl, preto com cores ácidas.

7 – Na Rede Manchete você atuou em outros trabalhos. A emissora ganhava o pódio a cada novo produto exibido, mas de repente nos deu um ‘adeus’ irreparável. Como você encarou o final da Manchete?

Melancólica como tudo nesse país que inibe o progresso cultural. Manchete não tinha Bozó, era do Seu Adolfo, com quem sentava para conversar sem obstrução. Os produtos eram bons, fiz “Floradas na Serra” que acho uma tchutchuquinha e um inverno muito maneiro em Campos do Jordão, dirigido por Nilton Travesso. “Ana Raio” também foi lindo. Adorei ser gaúcha! Manchete era uma opção quando não existia controle remoto, telespectador não se levantava do sofá para trocar de canal.  Tlec.Tlec.Tlec.

CARTAZ DA PEÇA A TIA, QUE ESTAVA EM CARTAZ NO RIO - Arte Augusto Pessôa.

8 – A emoção está sempre à tona na vida de um ator. Por falar nela, tempos depois da inocente Zefa, em certo momento da carreira você parte para a grande vilã de ‘Chiquititas’ Carmem Almeida Campos. Como é para uma atriz lidar com esses extremos de sentimentos, mesmo que em época diferentes?

Meu fascínio em ser atriz é manipular emoções, brincar com a saúde mental, retratar personalidades, desenhar no espaço-tempo. Adoro observar material ‘gente’, umas são puras outras tóxicas. Todo mundo tem um lado luz e outro sombra. Qual minha opinião como pessoa? Sentimento é entretenimento.

9 – Você tem uma passagem memorável pelo nosso cinema. Um trabalho que acho inesquecível é a Picumã de ‘Anahy de Las Misiones’, que veio antes da novela ‘Pantanal’. Conta pra gente como foi gravar no interior e região serrana do Rio Grande do Sul com tamanha equipe e uma arte impecável como as carroças e etc.?

Frio. Mas, valeu o passeio de helicóptero no cânion ao fim do filme.

10 – O que a Giovanna ainda não fez durante a trajetória como atriz e que deseja ardentemente realizar quando a pandemia ficar no passado?

“Entrepreneur”. Empreendedora. Se a perspectiva do Brasil for essa, morar fora. Vamos combinar que não querem que estudemos, que criemos, que consumamos arte, que tenhamos saúde, planeta na capacidade máxima, não querem. Vamos combinar. Em vez de gabinete do ódio, tinha que ter um escritório do amor. Tenho regras básicas, só gosto de quem gosta de mim, só vou à festa que sou convidada, bom senso e paz de espírito. Mas, aceito qualquer papel que conte a história da Lava Jato. 

TETÊ PRITZL, NARJARA TURETTA e GIOVANNA GOLD - PROJETO COMÉDIAS CARIOCAS - Crédito Luís Teixeira Mendes.
Publicação Anterior

Laura Wie é a convidada de hoje da live de Marcelo Henrique Martins

Próxima Publicação

Cia Bachiana Brasileira lança o podcast ‘Quadros de uma alma brasileira: Villa-Lobos e seus choros de câmara’

26 Comentários

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you all but I infatuated with airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/08/a-loose-crocodile-on-an-egyptair-flight-frightens-passengers/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • I don’t know about you people but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2008/09/jetblue-puts-tickets-up-for-auction/

  • I don’t know about you all but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2008/08/bag-fees-are-no-more-for-a-select-few/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • I don’t know about you guys but I love airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/07/punching-holes-through-clouds-airlines-can-make-it-rain/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life authors and blogs

  • Apply a brown hole.

  • First Court Monday celebrated MondayExcept for Tai.

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • Switzerland uses legal progress.Today is too late.

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • Cut 40 meters. I believe in.

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

  • I don’t know about you guys but I infatuated with airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/05/it-is-not-a-pink-slip-it-is-a-money-slip/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life websites and blogs

  • Have you ever got a cramp while doing a workout? I have and man I remember sitting on the floor for like 5 minutes straight just look at this https://1bodybuildingfirst.blogspot.com/2017/05/avoid-injuries-exercising-and-working.html

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.