Xandy Novaski entrevista o hoteleiro e turismólogo André Conrado

ANDRÉ CONRADO AO LADO DA TELA FRUTOS, DE SUA AUTORIA - Crédito Divulgação.

ANDRÉ CONRADO já esteve nas melhores equipes de grandes redes de luxo no setor hoteleiro. Dedicado à consultoria especializada em Turismo, em tempos de pandemia, ele nos dá dicas para que o setor, um dos mais atingidos economicamente, volte a respirar. Confira!

Quero iniciar apontando o turismo, um dos setores mais atingidos pela pandemia. Quais são as saídas que os empresários estão tendo durante este tempo sombrio?

O setor de turismo e hotelaria é um dos que mais foi atingido pela Pandemia. A situação é desastrosa. O cancelamento em reservas, segundo a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), foi de mais de 85% e isso já atingiu um mercado que já estava instável por diversas situações econômicas, sazonalidades específicas de regiões brasileiras, acumulando já perdas de bilhões. Ninguém sabe ainda quando as viagens internacionais irão se normalizar, devido a possível instabilidade da doença. E como esse cenário internacional está incerto, os destinos mais próximos, dentro do Brasil irão se tornar alternativas. Uma boa saída que os empresários têm buscado são ações promocionais como a venda de vouchers com descontos de até 50% podendo ser usados no segundo semestre de 2020 e no primeiro semestre de 2021.

ANDRÉ CONRADO NA BAÍA DE GUANABARA - Crédito Divulgação.

Você tem se dedicado à consultoria especializada em Turismo. Como você vê a retomada do setor e quais dicas daria aos que estão lendo sua entrevista?

Vejo uma retomada lenta e gradativa, e acredito que o retorno e início do crescimento estará no turismo interno brasileiro, o que é muito positivo. A dificuldade de viagens internacionais dará início à retomada do setor o turismo doméstico, segundo a consultoria “Cap Amazon” e os destinos escolhidos serão os frequentados por menos número de pessoas e talvez seja o foco no turismo do bem-estar. Isso será uma grande oportunidade para o brasileiro conhecer atrações do próprio país. Ótimas dicas são os destinos com beleza natural, em nosso próprio estado ou até país. Temos muitas cidades encantadoras como Paraty, Petrópolis e Penedo, no Rio de janeiro. Na Bahia já citaria as belas praias do complexo do Sauípe, a Praia do Forte e de Imbassaí, um pequeno vilarejo a apenas uma hora de Salvador.

São 20 anos no ramo hoteleiro e de turismo, passando por grandes redes mundiais de luxo: Intercontinental, Hilton Sheraton… Como assíduo espectador, vi hotéis memoráveis dando adeus ao setor, e outros surgindo, reinventando-se também. O que de principal faz com que um hotel ou uma rede encerre suas atividades mesmo diante de tamanho sucesso?

São diversos fatores que contribuem para o sucesso e também para seu encerramento nas atividades. Primeiramente, cito sua competitividade no mercado e a forma de administração. Não é um mercado fácil de trabalhar, que requer muito e constante investimento e grande competitividade nos dias de hoje com diversos meios de hospedagem com o surgimento de AIRBNB etc. Fora as imensas cargas tributárias e trabalhistas. Para os colaboradores, a carga de horários, muitas vezes cansativa, que aumenta a rotatividade nos hotéis, isso tudo somado aos grandes investimentos que são demandados, dão uma visão do porquê de, principalmente hotéis nacionais, encerrarem suas atividades ou venderem seus hotéis para redes Internacionais.

 

ANDRÉ CONRADO NAS GALERIAS PACÍFICO, BUENOS AIRES - Crédito Arquivo Pessoal.

O Brasil é um país lindo, um tanto receptivo. Entretanto, ainda engatinha em relação a outros países quando o assunto é turismo. Já ouvi falar que a posição geográfica atrapalha, mas puro argumento, nada concreto. O que falta para nossa região levantar de vez essa bandeira?

Em minha opinião a posição geográfica nada atrapalha; o que realmente atrapalha é a insegurança. Outros entraves políticos também atrapalham como o maior incentivo ao turismo e a liberação dos jogos (cassinos e bingos), que sou pessoalmente a favor desde que sejam totalmente regularizados. Considero isso um total atraso perante aos outros países. A volta geraria uma injeção de bilhões na economia com milhares de empregos, impostos, novos hotéis, num desenvolvimento estagnado desde 1946 quando foi banido o jogo pelo Ex-Presidente Eurico Gaspar Dutra.

Turismo também é sinônimo de boa gastronomia. Quais foram as melhores experiências, e as mais exóticas que teve ao visitar o ramo?

O Brasil é um país riquíssimo em diversidade cultural e gastronômica, além da beleza turística exuberante de cada Estado. Sou apaixonado por gastronomia. Na Bahia, são as moquecas em geral; no Pará, o Pato com Tucupi é um sucesso; no Mato Grosso do Sul, o Pacu recheado de farofa é uma das iguarias que apreciei bastante.

Você tem um olhar clínico para as construções, suas arquiteturas, a época. Quando se consolidou esse seu gosto pela interação entre a história e a arte?

Meu gosto pela história começou ainda na infância. Era um aluno incomum, na hora do intervalo entre as aulas, ao invés de ir brincar com os amigos, ia para a biblioteca do colégio pesquisar e ler livros sobre a história brasileira. Sempre foi um gosto nato. Isso até trouxe um mal entendimento por parte das instituições de ensino, no início da minha vida pedagógica, tendo que mudar de Colégios.

ANDRÉ CONRADO NO MUSEU MALBA, BUENOS AIRES - Crédito Arquivo Pessoal.

Um trabalho interessante realizado por você é a pesquisa de registros fotográficos, e num olhar contemporâneo entre o passado e o presente. Há quem não curta os prédios antigos, outros torcem o nariz para os envidraçados de hoje. Na sua opinião, em que momento eles (o passado e o presente na arquitetura) se fundem harmoniosamente?

Em minha opinião eles se fundem, na medida em que há uma boa política de preservação e respeito ao pouco que ainda existe, salvo da arquitetura brasileira, que é pouquíssimo. Houve gestões públicas que literalmente demoliram belíssimos prédios como o Palácio Monroe ou até mesmo apagaram parte da fundação da cidade do Rio de Janeiro como o Morro do Castelo, em nome do “suposto progresso”. Também por falta de investimento para a preservação dos bens públicos, ou seja, descaso, são deteriorados diariamente por todo o país com a falta de manutenção, até um possível acidente, caso aconteceu com o Museu da Quinta da Boa Vista. Ou seja, é uma parte da nossa história que está sendo apagada diariamente. O vandalismo também é um grande fator de destruição de nossa história que pode ser combatido com educação.

É muito comum vermos, não só nas capitais, mas até em cidades do interior, prédios antigos abandonados. O que falta ao Brasil para que o país tenha amor pelo seu passado arquitetônico?

Precisa haver um rigoroso controle nos bens tombados, que tem que ser preservados, mas em contrapartida tem que haver benefícios do governo aos proprietários para sua dispendiosa manutenção. Há também que ter incentivos fiscais relacionados a estes imóveis que, na maioria das vezes estão em áreas degradadas para que haja não só o restauro, mas a volta de um destino, na maioria das vezes, comercial.

Quando um turista vai embora do nosso país, o que mais eles comentam e que você guarda com carinho?

O que mais o turista comenta é realmente nossa receptividade, nosso sorriso e alegria de viver. Isso é uma característica única e maravilhosa do brasileiro. Que tem que ser muito valorizada e sem dúvida nenhuma é nosso principal diferencial!

ANDRÉ CONRADO, MUSEU MALBA, BUENOS AIRES - Crédito Arquivo Pessoal.
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Gucci inicia uma nova história com sua coleção ‘Epilogue’

Próxima Publicação

André Conrado e a história da Urca, parte 2: ‘O surgimento do belíssimo, charmoso e bucólico bairro!’

42 Comentários

  • Adorei a entrevista! Parabéns

  • André que linda entrevista! Meus Parabéns. Mirtes Azevedo

  • Entrevista maravilhosa! Parabéns pelo trabalho !!!

  • Muito bacana a entrevista! Parabéns!

  • A sua entrevista foi espetacular!!! Parabéns!

  • … [Trackback]

    […] Find More here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/21/xandy-novaski-entrevista-o-hoteleiro-e-turismologo-andre-conrado/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/21/xandy-novaski-entrevista-o-hoteleiro-e-turismologo-andre-conrado/ […]

  • … [Trackback]

    […] Info to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/21/xandy-novaski-entrevista-o-hoteleiro-e-turismologo-andre-conrado/ […]

  • … [Trackback]

    […] Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/21/xandy-novaski-entrevista-o-hoteleiro-e-turismologo-andre-conrado/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/21/xandy-novaski-entrevista-o-hoteleiro-e-turismologo-andre-conrado/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More Information here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/21/xandy-novaski-entrevista-o-hoteleiro-e-turismologo-andre-conrado/ […]

  • … [Trackback]

    […] Info to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/21/xandy-novaski-entrevista-o-hoteleiro-e-turismologo-andre-conrado/ […]

  • … [Trackback]

    […] Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/21/xandy-novaski-entrevista-o-hoteleiro-e-turismologo-andre-conrado/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/21/xandy-novaski-entrevista-o-hoteleiro-e-turismologo-andre-conrado/ […]

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you people but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/06/fun-with-photos-three-mountains-and-an-alaska-airlines-plane/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life websites and blogs

  • I don’t know about you all but I am obsessed with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/06/easyjet-is-not-making-it-easy-to-get-married-in-flight/

  • I don’t know about you guys but I love airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/09/will-southwest-airlines-buy-out-sun-country/

  • … [Trackback]

    […] Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/21/xandy-novaski-entrevista-o-hoteleiro-e-turismologo-andre-conrado/ […]

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl authors and blogs

  • I don’t know about you people but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/01/short-take-tsa-withdraws-subpoenas/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • You have to view the calculation.

  • Rush, elegant, elegant, background, white background.

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • Finally, this process is completed.See. Create a movie.

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • This is a long journey in 1815.

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • A person essentially lend a hand to make severely articles I’d state.
    This is the very first time I frequented your website page and so far?
    I surprised with the analysis you made to make this actual submit extraordinary.

    Excellent job!

  • … [Trackback]

    […] Read More here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/21/xandy-novaski-entrevista-o-hoteleiro-e-turismologo-andre-conrado/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/21/xandy-novaski-entrevista-o-hoteleiro-e-turismologo-andre-conrado/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/21/xandy-novaski-entrevista-o-hoteleiro-e-turismologo-andre-conrado/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More Information here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/21/xandy-novaski-entrevista-o-hoteleiro-e-turismologo-andre-conrado/ […]

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.