Xandy Novaski entrevista o ator e crítico de teatro e dança Francis Fachetti

FRANCIS FACHETTI - Crédito Luís Teixeira Mendes 

FRANCIS FACHETTI segue a todo vapor na produção de seu espetáculo “Os Dragões Não Conhecem o Paraíso” com a direção de Sueli Guerra e texto em primeira pessoa do saudoso autor Caio Fernando Abreu. Por enquanto, tudo feito à distância devido à pandemia. Ator, crítico de teatro e dança, ele ainda administra o Blog ‘Espetáculo Necessário’, onde aponta com maestria os mais atuantes da cena teatral. Confira a entrevista com esse artista que tem na arte de interpretar e dança Flamenca um dos sentidos para sua vida!

1 – Sua primeira formação foi em Teatro pela faculdade Dulcina de Moraes no DF. Como era o mundo do teatro e da dança na região do DF na sua época de formação e o que mudou nos dias de hoje?

Brasília era e é uma cidade nova. Hoje está mais “desenvolvida”. Fui para lá por que minha mãe residia no DF. Queria ter uma formação como ator. Durante o bacharelado em Artes Cênicas descobri que poderia ser bailarino também. A dança estava na grade curricular do bacharelado. Me tornei  ator/bailarino – que acabou sendo a minha tese da pós-graduação: “A importância do ator/bailarino”.  Acabei fazendo inúmeros musicais no decorrer da formação como ator/bacharel em Artes Cênicas, e ganhando muita experiência de palco. Me tornei um artista conhecido na cidade e larguei tudo para viver no Rio de janeiro. Hoje, Brasília expandiu-se, porém, culturalmente não é surpresa que está obsoleta e na obscuridade – como se encontra nosso país inteiro.

2 – Como a coreografia e o balé entraram para sua trajetória artística?

Tendo na grade curricular, como ator, a matéria de dança, um grande coreógrafo – que ministrava aulas no meu curso de bacharel – me disse que eu poderia ser um grande bailarino, se investisse na carreira. Investi, mas queria ser um ator que dançava. Estudei seriamente fora da faculdade o ballet clássico, e comecei a investir também na dança Flamenca – inspirado no icônico Antônio Gades -, um dos expoentes do flamenco que já faleceu. O flamenco faz o ator sem texto – forte, preciso, presença cênica, autoestima – você leva tudo isso para a vida corriqueira, querendo ou não. Se for inteligente, usa o flamenco em cada segundo da vida. Isso que eu faço. O flamenco é alma, dor, alegria, presença e vida exalando pelos poros em sensualidade. Depois de um tempo com a técnica necessária, consequentemente, você torna-se coreógrafo.

FRANCIS FACHETTI - Crédito Ariel Guevara

3 – Atuar exige um trabalho árduo no que se refere à expressão corporal. Por que o ator que dança tem maior facilidade nesse quesito?

O ator que domina a técnica de dança, um “Esgar” facial e corporal, é como entrar em cena e surpreender no primeiro passo e postura corporal – um diferencial impactante – que particularmente a dança flamenca me deu como ator. É estar pronto para “seduzir” com a insegurança da interpretação do texto. Me sinto pleno em cena com a presença do flamenco no meu corpo. Estou sentindo isso nesse meu monólogo com a intersecção da música e dança Flamenca ao vivo.

4 – Você tem um Blog (www.espetaculonecessario.com.br) de críticas teatrais e de dança, muito bem elaborado por sinal. Como se dá esse olhar clínico para despir uma montagem em palavras, e que vão além da percepção do público?

Esse “olhar clínico” vem da experiência, comprometimento, seriedade e conhecimento do que se “julga”, analisa. Sou ator, entro na cena dos espetáculos que assisto, analisando como se estivesse lá, no palco. Tento ter um olhar poético, só escrevo críticas que me tocam. Não perco tempo em detonar ninguém, uma ressalva aqui e ali. Me coloco no lugar dos atores, sou um deles, e conheço todos os signos Teatrais, me facilita muito. O nome – ESPETÁCULO NECESSÁRIO – foi uma luz que o Universo me deu para destacar os trabalhos cênicos que “julgo” serem realmente necessários e urgentes de serem apreendidos, apreciados para nos fazermos refletir.  Muitos que assisto são espetáculos necessários, mas não posso escrever sobre todos. Esse nome é minha marca enquanto crítico da cena teatral carioca. Todos já conhecem essa minha identidade: Francis Fachetti/ Espetáculo Necessário.

 

FRANCIS FACHETTI - Crédito Ariel Guevara

5 – Elogiei o design do site, pois ele realmente difere de muitos que acabam sendo lentos e poluídos visualmente. De quem foi a concepção do mesmo?

O Blog/Site de críticas Teatrais e de dança é para ter foco nas críticas que faço, e para divulgar meus trabalhos enquanto artista da cena (ator, bailarino, coreógrafo, dançarino de flamenco etc.) A concepção foi minha, prevalecendo a cor vermelha e distribuindo os trabalhos no blog com as críticas de teatro e dança e meus trabalhos como artista. O designer que executou o que eu pedi se chama Thiago Valente.

6 – A pandemia parou com todas as produções nacionais. Quais são as saídas que você deu para o Blog em tempos de quarentena?

O Blog/Site realmente parou. Não existem críticas para serem feitas. Dei uma repaginada no blog e inseri vários trabalhos que estou executando na quarentena – referente ao meu monólogo – fotos e vídeos curtos do texto de Caio Fernando Abreu em encontro com a música e dança Flamenca. Inacreditavelmente, nunca trabalhei tanto, quanto nesse confinamento. Estou produzindo muito a meu favor. Amém! Obrigado universo!

FRANCIS FACHETTI - Crédito Luís Teixeira Mendes

7 – O isolamento social não o impediu de trabalhar na divulgação e captação para o monólogo “Os Dragões Não Conhecem o Paraíso”, do qual você atua, tendo a direção da talentosa Sueli Guerra, com texto em primeira pessoa do lendário Caio Fernando Abreu. Inclusive três apresentações abertas foram realizadas antes de a pandemia parar com as produções. Já dá pra apontar uma luz no fim do túnel no que se refere ao retorno do espetáculo?

O monólogo está a todo vapor, continuo fazendo vídeos curtos para divulgar e colocar nas redes. Direção mega competente da expoente da cena cultural – Sueli Guerra – e o músico incrível e necessário Rodrigo Araújo. Quando voltarmos ao “normal”, a única coisa que estou precisando, suplicando, que apareça uma produção que capte recursos para colocar em cartaz, com tudo que um grande trabalho cênico precisa. Por favor, ajudem a produzir esse monólogo lindo e exalando força cênica. Que apareça uma produção.

FRANCIS FACHETTI - Crédito Luís Teixeira Mendes

8 – O Flamenco, que você já dança há anos, é o ritmo protagonista do monólogo. Como foi essa costura do Flamenco com os amores do Caio focados na mitologia?

Caio Fernando Abreu foi uma das referências culturais dos anos 80. A música e a dança flamenca entram no contexto da dramaturgia de Caio desvelando a potência e a intimidade arrebatadora desse escritor. O Universo disse no meu ouvido: “Faça a convergência desse texto com a arte Flamenca – música e dança -, é a essência mais íntima desse grande autor/ dramaturgo.”

9 – Caio Fernando Abreu é referência para a nossa escrita criativa. O Flamenco é o tipo de dança que chega a borbulhar nossas emoções no que se refere ao amor ‘caliente’. Tudo isso costurado por você e pela Sueli, ou seja, é um espetáculo que o Brasil precisa conhecer. Para quem deseja patrocinar a obra, quais são os contatos disponíveis que você pode deixar aqui?

Com já disse: preciso demais de um uma produção que assuma essa cena teatral. A importância de Caio é irrefutável e o flamenco é uma arte mundial – que arde nos corpos e corações. Os contatos para patrocinar esse espetáculo/monólogo estão sempre nas redes sociais, ou seja, meu nome, meu Blog(www.espetaculonecessario.com.br), a revista do Villa, que agora serei um dos colunistas, toda terça-feira, falando de teatro e dança. Venham, procurem e produzam esse monólogo.

FRANCIS FACHETTI E O MÚSICO RODRIGO ARAÚJO - Crédito Luís Teixeira Mendes
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Live interativa com Rodrigo Oliveira de ‘Milka Baranduh’

Próxima Publicação

Renata Sardinha entrevista a atriz, contadora de histórias e poeta Mariana Dias

35 Comentários

  • Francis Fachetti representa de forma necessária a essência das artes cênicas. Merece nosso aplauso a

  • Grandioso artista !Obrigada por dividir os seus conhecimentos .A arte liberta e transforma . Sucesso sempre !

  • … [Trackback]

    […] Read More Info here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/23/xandy-novaski-entrevista-o-ator-e-critico-de-teatro-de-danca-francis-fachetti/ […]

  • … [Trackback]

    […] Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/23/xandy-novaski-entrevista-o-ator-e-critico-de-teatro-de-danca-francis-fachetti/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More Info here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/23/xandy-novaski-entrevista-o-ator-e-critico-de-teatro-de-danca-francis-fachetti/ […]

  • … [Trackback]

    […] There you will find 35406 more Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/23/xandy-novaski-entrevista-o-ator-e-critico-de-teatro-de-danca-francis-fachetti/ […]

  • … [Trackback]

    […] Here you can find 8981 additional Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/23/xandy-novaski-entrevista-o-ator-e-critico-de-teatro-de-danca-francis-fachetti/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More Information here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/23/xandy-novaski-entrevista-o-ator-e-critico-de-teatro-de-danca-francis-fachetti/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/23/xandy-novaski-entrevista-o-ator-e-critico-de-teatro-de-danca-francis-fachetti/ […]

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you all but I love airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2008/12/merry-christmas-if-that-is-your-thing-and-happy-holidays/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • I don’t know about you all but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/05/another-passenger-gets-left-on-airline-and-is-suing/

  • I don’t know about you all but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2008/12/do-you-want-de-icer-with-that/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life articles and blogs

  • I don’t know about you guys but I infatuated with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/01/connect-to-the-airline-reporter/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl websites and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you people but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/10/airline-livery-of-the-week-kyrgyzstan-air-company/

  • I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/06/airline-livery-of-the-week-2/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life websites and blogs

  • … [Trackback]

    […] Find More here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/23/xandy-novaski-entrevista-o-ator-e-critico-de-teatro-de-danca-francis-fachetti/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More Info here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/23/xandy-novaski-entrevista-o-ator-e-critico-de-teatro-de-danca-francis-fachetti/ […]

  • … [Trackback]

    […] There you can find 78018 more Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/23/xandy-novaski-entrevista-o-ator-e-critico-de-teatro-de-danca-francis-fachetti/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/23/xandy-novaski-entrevista-o-ator-e-critico-de-teatro-de-danca-francis-fachetti/ […]

  • … [Trackback]

    […] Info to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/23/xandy-novaski-entrevista-o-ator-e-critico-de-teatro-de-danca-francis-fachetti/ […]

  • Have you ever got a cramp while doing a workout? I have and man I remember sitting on the floor for like 5 minutes straight just look at this https://1bodybuildingfirst.blogspot.com/2017/05/avoid-injuries-exercising-and-working.html

  • … [Trackback]

    […] Read More Information here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/23/xandy-novaski-entrevista-o-ator-e-critico-de-teatro-de-danca-francis-fachetti/ […]

  • … [Trackback]

    […] There you will find 14104 more Info to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/23/xandy-novaski-entrevista-o-ator-e-critico-de-teatro-de-danca-francis-fachetti/ […]

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.