Xandy Novaski entrevista a atriz Tetê Pritzl

TETÊ PRITZL - Crédito Luís Teixeira Mendes.

TETÊ PRITZL atuou em grandes produções na televisão. Cito aqui a maravilhosa novela ‘A Sucessora’, de Manoel Carlos, adaptação do romance homônimo de Carolina Nabuco. Intensa em seus papeis, a atriz estava de volta aos palcos no elenco de ‘4 na Kitchenette’, do projeto Comédias Cariocas. Contudo, a produção foi interrompida devido à pandemia. Conheça um pouco mais da brilhante carreira da atriz que tem seu nome grifado na história da nossa dramaturgia!

1 – Quero iniciar apontando o maravilhoso projeto Comédias Cariocas, do produtor Guilherme DelRio. Você, ao lado do Luiz Xaxu, Fernando Giusti e Matheus Freire, estava no palco do Cândido Mendes em Ipanema com o espetáculo “4 na Kitchenette”, texto do Augusto Pessôa e direção do Marco Miranda. Contudo, a pandemia veio e as produções pararam em todo o Brasil. Como foi sair do riso promovido pela ficção para o drama da vida real, assim, de repente?

Sim, este projeto do Guilherme DelRio, além de maravilhoso, tem um peso muito significativo para mim porque marca a minha volta aos palcos. A luta, empenho e dedicação da produção do Guilherme, o texto delicioso do Augusto Pessoa, a direção primorosa do Marco Miranda delineando os personagens e as marcações de cena, e os companheiros de cena, Fernando Giusti, Luiz Xaxu e Matheus Freire fizeram com que a “saída de cena” fosse mais difícil.  Por quê? Porque além da suspensão da peça não seria mais possível o convívio. Foi muito mais que difícil, doloroso, sair do riso para o drama. Mais que drama, uma tragédia, pela proporção que tomou esta pandemia. Nem Ésquilo estaria preparado.  Então, nem deu tempo de ser difícil porque não tínhamos opção; as circunstâncias decidiram por nós. Foi doído, frustrante. Precisamos fechar as cortinas e as portas.  E com a licença de Vinícius de Moraes: “De repente do riso fez-se o pranto… E do momento imóvel fez-se o drama”. 

ESPETÁCULO 4 NA KITCHENETTE - O PRODUTO GUILHERME DELRIO, ELENCO DA PEÇA E O AUTOR AUGUSTO PESSÔA - Crédito Luís Teixeira Mendes.

2 – Há uma luz no fim do túnel para a volta do espetáculo?

Tem que haver. Luz, Fé e Esperança. Infelizmente não depende apenas da nossa vontade. Vamos encontrar possibilidades que viabilizem a volta dos espetáculos de forma segura, com um distanciamento entre as pessoas na plateia, antes que a vacina devolva, não só a imunização, mas a cura, para restabelecermos nosso convívio saudável. 

3 – Tetê Pritzl tem uma carreira memorável na televisão. Tudo começou em “Bandeira 2” do inesquecível Dias Gomes. Como era fazer novela naquela época?

Embora esteja afastada das gravações há algum tempo não há como comparar no momento. Mas, sinceramente, acho que era mais tranquilo e muito mais “aconchegante”. Gravávamos nos estúdios da Globo na Lopes Quintas. Era um espaço bem menor do que os Estúdios Globo (Projac). Isso possibilitava um convívio mais estreito, encontros entre os atores dos diversos núcleos. Hoje são estúdios separados por cada produção.

4 – Sua assinatura passa por grandes folhetins na Rede Globo como “Carinhoso”, “A Sucessora” e “Final Feliz”. Inclusive a segunda novela mencionada teve seu relançamento em DVD pra colecionadores. Você chegou a revê-la após ser relançada?

Sim. Comprei o DVD e revi. Agora procuro um profissional que faça uma edição das minhas cenas para rever a sequência direta. “A Sucessora” é uma adaptação do Manoel Carlos do romance homônimo de Carolina Nabuco.

TETÊ PRITZL, NARJARA TURETTA E GIOAVANNA GOLD - PROJETOS COMÉDIAS CARIOCAS - Crédito Luís Teixeira Mendes.

5 – Antes do seu retorno à Rede Globo em 1997, você esteve na saudosa Rede Manchete e também no SBT numa trama chamada “Razão de Viver”, que não tem relação alguma com a homônima produzida pela própria emissora em 1996 com a Irene Ravache. Antigamente havia essa concorrência saudável entre as diversas emissoras nos produtos de teledramaturgia, e que incluía a Rede Bandeirantes também. Hoje a telenovela diminuiu no ritmo de produções nas televisões. Com os novos formatos chegando ao alcance do público como os que vemos na internet, a novela estaria chegando ao fim?

Sim e não. Há um público fiel das telenovelas. Mesmo com as minisséries, os especiais e, até mesmo, com o advento da internet, acredito que, mesmo que se adaptando a “nova tecnologia” o espaço das telenovelas ainda prevalece.

6 – Por falar em retorno à Globo, ele acontece em outra trama da saudosa Ivani Ribeiro, “Hipertensão”. Na sexta-feira (18.07.2020), completou-se 25 anos da morte da autora. Como você define a Ivani e seu talento para a teledramaturgia?

Ah! Ivani Ribeiro. Tive o privilégio e a honra por ter participado também de outra novela de sua autoria – “Final feliz”. Talento que faz muita falta para a dramaturgia, especialmente quando abordava um tema que gosto muito: espiritualidade.  Assisti várias vezes “O Profeta” e “A Viagem”.

7 – Há produções de telenovelas com um formato menor de capítulos. O que acha dessa ideia de enxugar as tramas?

Acho válido e menos cansativo. O ritmo é bem melhor. Inclusive, para a composição do personagem. Quando participei de especiais já tínhamos praticamente a história “em mãos” o que facilitava não só para a composição do personagem como também para trabalho mais denso e consistente. O que não ocorre muito nas novelas porque depende de uma série de fatores como, por exemplo, aceitação do público, ibope etc…

TETÊ PRITZL E LUIZ XAXU NA PEÇA 4 NA KITCHENETTE - Crédito Luís Teixeira Mendes.

8 – Seja na TV, Cinema ou Teatro, que papel a Tetê não viveu, mas que gostaria imensamente de fazer e por quê?

Vários… Vários. Mas, no momento, por tudo e por todos nós sinto muita vontade em fazer um monólogo abordando o tema desta solidão involuntária que vivemos, com a verdadeira intenção que todos saiam do teatro com mudanças, reflexões e crescimento interior.

9 – Além do espetáculo no Cândido Mendes, quais são seus planos para quando tudo voltar ao, vamos dizer assim, ‘normal’?

Aprendi com esta mudança brusca, inesperada, a viver intensamente e plenamente o hoje, o agora. Planos, projetos, sonhos, infelizmente não são possíveis nem tampouco viáveis no momento. Mas não largo o desejo, com a certeza, que breve retomamos a peça “4 Na Kitchenette”.

BANNER DA PEÇA 4 NA KITCHENETTE - Arte Augusto Pessôa.
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Rodrigo Oliveira recebe o ator e comediante Rodrigo Fagundes em sua ‘Live das Celebridades’

Próxima Publicação

André Conrado e a história da Urca, parte 3: ‘Do belo e glamouroso Cassino à irradiante e inesquecível TV Tupi!’

33 Comentários

  • … [Trackback]

    […] Find More here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/28/xandy-novaski-entrevista-a-atriz-tete-pritzl/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More Info here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/28/xandy-novaski-entrevista-a-atriz-tete-pritzl/ […]

  • … [Trackback]

    […] Info to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/28/xandy-novaski-entrevista-a-atriz-tete-pritzl/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/28/xandy-novaski-entrevista-a-atriz-tete-pritzl/ […]

  • … [Trackback]

    […] Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/28/xandy-novaski-entrevista-a-atriz-tete-pritzl/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/28/xandy-novaski-entrevista-a-atriz-tete-pritzl/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More Info here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/28/xandy-novaski-entrevista-a-atriz-tete-pritzl/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/28/xandy-novaski-entrevista-a-atriz-tete-pritzl/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More on on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/28/xandy-novaski-entrevista-a-atriz-tete-pritzl/ […]

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life authors and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you all but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/12/ryanair-backs-out-of-buying-boeing-737e28099s-or-are-they/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • I don’t know about you people but I love airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/12/vote-on-jetblues-new-tail-livery/

  • … [Trackback]

    […] Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/28/xandy-novaski-entrevista-a-atriz-tete-pritzl/ […]

  • I don’t know about you people but I love airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/06/seattle-peeps-helicopter-fly-in-tomorrow-june-19th/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • I don’t know about you people but I love airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/09/boeing-moves-into-space-tourism/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life authors and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • I don’t know about you all but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/10/boeing-video-putting-together-the-boeing-747-8-intercontinental/

  • … [Trackback]

    […] Read More Information here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/28/xandy-novaski-entrevista-a-atriz-tete-pritzl/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More on on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/28/xandy-novaski-entrevista-a-atriz-tete-pritzl/ […]

  • Homepages with all your favorite stuff is super important when you are trying to save time check it out https://m.allmyfaves.com/index/mobiletab/tabid/1643477/

  • …diferente a artista!
    E tão usando o espaço aqui para futilidade.

  • … [Trackback]

    […] Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/28/xandy-novaski-entrevista-a-atriz-tete-pritzl/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/07/28/xandy-novaski-entrevista-a-atriz-tete-pritzl/ […]

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.