Xandy Novaski entrevista os cabeleireiros e maquiadores Aramis & Freitas

ARAMIS & FREITAS - Crédito Sérgio Sossella

ARAMIS & FREITAS sabem como exaltar a beleza de seus clientes. Donos de uma das marcas mais badaladas do país no ramo de cabelos e maquiagens, os dois estão sempre inovando. São precursores em editoriais voltados especialmente para a clientela, e inclusive imprimem nos atendimentos ‘At Home’ os aprendizados obtidos na área do audiovisual. Conheça a trajetória profissional desses dois rapazes que sabem como tornar o momento do cliente em holofote para se admirar e aplaudir! 

1 – Geralmente nas escolas de cabeleireiros há formações específicas, seja na modalidade de corte ou só química. A formação de vocês foi completa em cabelo e maquiagem.  Qual é o diferencial em ter todas essas disciplinas no currículo na hora de ir para o mercado?

Sim, há formações específicas em diferentes modalidades! A nossa formação foi completa na escola de cabeleireiro. A maquiagem veio na sequência em outra formação. Ser um profissional completo faz toda a diferença na hora de entrar no mercado de trabalho, seja qual for o segmento da área, pois você agrega todos os serviços e fideliza a sua cliente, no caso do salão de beleza. No audiovisual, a dupla função facilita a correria das gravações e o tempo escasso entre uma produção e outra, dependendo da agilidade e particularidade de cada profissional, além da redução de componentes da equipe de caracterização.

2 – Aramis, você desbravou as fronteiras, indo trabalhar e estudar na Europa. Como foi a experiência em Dublin e Barcelona? E por que o serviço europeu de salão é caro?

Foi enriquecedora a experiência de ter vivido nesses dois países. A Irlanda, com seus encantamentos, sempre digo que me sentia estar em uma mini Londres. Cidade com muitos prédios antigos, muitos parques, muitos pubs e as quatro estações do ano no mesmo dia. O tempo sempre nublado e um povo acolhedor, alegre e hospitaleiro. Tive que aprender na marra, o inglês britânico e muito difícil de entender. Fora os vários sotaques e dialetos de gente do mundo inteiro que vive em Dublin, eu ficava feliz quando encontrava um brasileiro (risos). Só fui contratado para trabalhar em uma rede famosa de salão de beleza quando realmente comecei a entender a linguagem de salão. Aí sim, aquele som que, pra mim, no início pareceu um bicho de sete cabeças, começou a ficar cada vez mais familiar, e assim permaneci um ano e oito meses. Já em Barcelona foi bem mais tranquilo com o idioma, eu consegui assimilar mais rápido e já me virava com mais confiança. Me identifiquei muito com Barcelona, cidade linda que não para, ruas largas, pessoas elegantes em cafés e muitas lojas de grife espalhadas pela cidade. Prédios históricos, museus, parques incríveis e muita coisa bacana para se fazer. Lá minha experiência foi maravilhosa, trabalhei em um salão europeu, com uma proprietária cubana que já vive em Barcelona há muitos anos. Nesse salão passavam mulheres de todo canto do mundo! Foi um aprendizado e uma vivência inesquecível! O serviço europeu é caro, principalmente corte de cabelo e químicas em geral. Lá o profissional da beleza é altamente capacitado para a profissão, os estudos são mais aprofundados e a formação é mais extensa, praticamente uma faculdade. Por isso os valores dos serviços são tão elevados, fora o respeito e valorização aos profissionais. São tratados como artistas. Um corte de cabelo em grandes centros da Europa pode custar entre 250 e 500 euros, só o corte.

EDITORIAL - MODELO MICHELE PICKLER - Crédito Cristiano Tesari

3 – Aramis, a sua volta ao Brasil te leva para a caracterização na Rede Globo. Quais são os principais diferenciais entre maquiar um ator que vai viver determinado personagem e uma pessoa para uma festa, evento, etc.?

Meu ingresso na Caracterização da Globo foi inusitada. Nunca imaginei trabalhar com audiovisual. Achei incrível e me apaixonei imediatamente. Comecei uma nova história, em um ambiente totalmente diferente de salão de beleza. Na época se fazia somente uma função, ou cabelo ou maquiagem. Em programas de auditório, tanto os gravados quanto os ao vivo, a execução do serviço de beleza é normal, somente com algumas restrições de cores e brilho no caso da maquiagem, cuidando sempre com a suavidade e precisão na técnica. A imagem é muito ampliada, e pesar a mão pode ser um desastre (risos). Já nas novelas, seriados ou filmes, depende das referências exigidas de acordo com cada personagem e época.

4 – O Aramis & Freitas se unem em 2012. Quais foram os principais pontos para essa parceria?

Depois dessa trajetória toda na área da beleza, em 2012 Aramis se une ao Freitas com novas ideias e principalmente promover a beleza com o diferencial e exclusividade para cada cliente. O principal ponto é fazer com que cada cliente possa se sentir único no ambiente de salão de beleza, com tratamento exclusivo trabalhando a autoestima, sua imagem e a beleza. Essa parceria deu muito certo, estamos juntos promovendo esse trabalho há 08 anos e extraindo a beleza dos nossos clientes de dentro pra fora.

5 – Na televisão, vocês pegaram justamente a época da mudança para o HDTV, em que as maquiagens ficam mais em evidência na tela devido à imagem ampliada e muito nítida. Como foi essa reciclagem?

A transição da mudança para HDTV foi necessária. A evolução do audiovisual foi incrível, e devido à modernização das câmeras, novas técnicas de iluminação e sensibilidade da tecnologia foram necessárias essas mudanças. Se lá atrás, pesar a mão na maquiagem poderia ser um desastre, nessa nova era audiovisual ficou ainda mais (risos). Tivemos que reaprender a usar novas paletas de cores, nada de brilho, preto muito pouco, cores menos ainda (isso no caso das novelas, minisséries e filmes). Grandes marcas de maquiagem criaram bases e corretivos específicos para HDTV e isso nos facilitou a aplicação, e a imagem dos atores e atrizes ficou mais nítida e natural. Já não houve tantas regras para a linha de Show. Muito cílios, muita cor, muito brilho e a imagem muito mais vibrante.

SALÃO EM LONDRINA - PR - Crédito Arquivo Pessoal

6 – Depois das produções de novelas e seriados, o Aramis entra para o time dos maquiadores dos programas de variedades, como o ‘TV Xuxa’, ‘Estrelas’, ‘Caldeirão do Huck’, ‘Faustão’, e etc. Entre as novelas e programas de auditório, qual requer maior agilidade devido ao tempo escasso? Por quê?

O tempo das gravações normalmente é muito escasso. Tudo acontece muito rápido, requer trabalho ágil de equipe e cada gravação envolve dentro de um estúdio mais de 100 pessoas trabalhando em conjunto para aquela gravação acontecer. Tanto os programas de auditório quanto as novelas exigem essa agilidade e muito jogo de cintura. Tudo pode mudar, a qualquer momento e ficar ainda mais escasso esse tempo (risos).

7 – Como foi o processo de rever tudo que haviam aprendido lá no início da carreira, já que na maquiagem se requer constante evolução?

A maquiagem realmente vive em constante evolução: novos produtos de alta tecnologia que facilitam a aplicação e o tempo da execução do trabalho do profissional, desde a preparação da pele à finalização do serviço. Quando estou maquiando, me sinto um artista pincelando uma tela. Pele é saúde, exige profissional antenado e produtos de ponta que ajudam no tratamento da mesma. Esse conjunto faz toda à diferença. Um profissional está em constante aprendizado. Nunca podemos dizer que já aprendemos tudo, isso não existe. No meu caso tenho sede de aprender mais e mais.

8 – No salão geralmente faz-se o trabalho sozinho. Na televisão necessita-se de muita gente. Como foi essa adaptação pra vocês?

No salão sempre trabalhamos em dupla, fazemos simultaneamente o atendimento juntos. Muitas vezes estou executando um trabalho, e o Freitas outro. Temos nosso tempo cravado no relógio e uma sensibilidade para resolver tudo com precisão. Já na TV, além de depender do tempo muito corrido, precisamos estar alinhados com a equipe. Além de executar nosso trabalho, temos que ajudar a equipe e nos unir com responsabilidade e entrega total para a finalização em tempo hábil para a realização das gravações. Em televisão temos que ser curingas, saber fazer de tudo porque qualquer tipo de ajuda na hora do sufoco de uma filmagem, é ponto válido para toda a equipe.

ARAMIS - Crédito Marcelo Komassi

9 – Aramis, você também esteve na extinta Fashion Rio. Quais foram os melhores momentos vividos naquela época?

Viver a semana de moda do Rio foi fantástico, outra vivência na área da beleza. Conheci muita gente do segmento da moda, estilistas, produtores, maquiadores e cabeleireiros só do segmento de moda, modelos e fotógrafos. Realmente uma fábrica de sonhos, uma magia que se acaba em minutos. Os bastidores de uma semana de moda, como o Fashion Rio é algo mais maravilhoso que se possa imaginar, muito mais correria que em TV, muita gente trabalhando, muita gritaria de produtores e correria de estilistas, modelos e muitos profissionais de beleza trabalhando. Me encanta essa cena e um dos pontos mais marcantes dessa época, foi ter sido escolhido em meio essa correria toda para uma gravação de matéria para o extinto GNT Fashion, maquiando a super top Marina Nery. Foi mágico e muito importante para minha carreira. Lembro do Fashion Rio com muito carinho e torço para que um dia ele volte.

10 – Vocês montaram um salão no Paraná e é nele que incrementam um grande diferencial. Qual é essa singularidade que se tornou uma marca do trabalho de vocês, e inclusive muitos salões aderem hoje em dia?

Tivemos o sabor de ter o nosso próprio espaço, isso aconteceu em Londrina, e foi mais um momento incrível para nossa vivência na área da beleza. Decidimos implantar nosso sistema de exclusividade de atendimento e misturar toda essa experiência de TV, moda e serviços de salão de beleza. Foi incrível, montamos um cenário como se fosse um estúdio de televisão, muitos holofotes, paredes pretas, sala de maquiagem como se fosse um camarim, e tratávamos nossas clientes como estrelas. Um simples procedimento de cabelo poderia virar uma superprodução. Além do cabelo, fazíamos a maquiagem, cedíamos acessórios e, na maioria das vezes, joias legítimas de designers renomados, parceiros do nosso estúdio, além dos figurinos e fotógrafos que finalizavam a produção do dia, além de todo o Marketing e agendamentos direcionados feitos por Freitas, que também tem em seu currículo a formação de jornalista. Foi um buxixo na cidade, e toda mulher tinha vontade de frequentar aquele cenário. A porta de entrada do estúdio era o local mais badalado e preferido das clientes. E por ali passaram muitas personalidades famosas da cidade, desde empresárias e pessoas influentes, como donas de casa e pessoas que sentiam vontade de nos prestigiar. Fomos muito felizes nesse tempo, e  temos vários projetos, inclusive a vontade de montar um estúdio desse mesmo jeito aqui no Rio.

11 – 2018 foi o ano de vocês voltarem para o Rio com os convites para a televisão e cinema. O audiovisual nos toma um tempo danado. Como fazem pra encontrar espaço para os atendimentos no salão fora da TV?

Realmente conciliar o audiovisual e salão de beleza ao mesmo tempo é quase impossível (risos), pois os dois segmentos requerem tempo para executar. Com a experiência, temos o jogo de cintura. Procuramos marcar os procedimentos de salão quando não temos gravações ou quando temos a certeza do horário de término delas. Não temos um local físico fixo de salão, hoje nós atendemos ‘At Home’ e vamos até os nossos clientes. Em meio a essa pandemia atual estamos trabalhando bastante indo até nossos clientes, pois no momento ainda não temos certo a volta do audiovisual. Muitas produções voltam somente em 2021, e realmente não temos essa perspectiva de retorno. Graças a nossa experiência e vivência de salão estamos sendo recompensados nessa volta lenta. O segmento da beleza não para, as pessoas precisam cortar cabelo, pintar, fazer unhas, depilar, fazer sobrancelhas etc… Beleza é saúde precisamos muito dela.

EDITORIAL - MODELO LEANDRA AGUILAR -  JOIAS LEONARDO GUIMARÃES - Crédito Bruno Topin.

12 – Vocês promovem editoriais com o pessoal de eventos e joias. De quem partiu a ideia e quais foram os resultados obtidos?

A ideia dos editoriais partiu dos dois ao mesmo tempo. Buscamos parceiros de joias, figurino, fotografia, locações e tema para cada ensaio. Tem dado muito certo. Essas parcerias geram visibilidade e vendas para todos. Nem sempre tudo é dinheiro e lucro imediato. Necessitamos mostrar nosso trabalho intensamente, vendo que hoje o mercado moderno e antenado lança profissionais no mercado quase que todo tempo. Esses editoriais tem nos dado muitos resultados profissionais incríveis. Além de conhecer muita gente de vários segmentos, ampliamos nossas vendas e expandimos nosso trabalho instantaneamente na mídia e redes sociais. É uma vitrine 24h do nosso trabalho.

13 – O Freitas também é jornalista. Como se dá esse enlace entre a beleza e a notícia?

A formação em jornalismo e Marketing tem muito valor e uma junção maravilhosa com a beleza, tem tudo a ver! A forma de vender um espaço ou serviço é muito importante, a forma de fazer esse chamado do cliente à nossa imagem faz toda a diferença. O Marketing é feito de forma que cause vontade daquele cliente estar conosco. E tudo que é anunciado de fato acontece, às vezes com mais surpresas ainda. Nossos clientes sempre serão o ponto mais importante do nosso trabalho. São esses clientes que nos fazem ser tão profissionais e responsáveis com a nossa profissão. Somos artistas, confidentes e amigos dos nossos clientes, enfim, somos responsáveis pelo nosso próprio sucesso.

14 – O Instagram tornou-se uma vitrine para o trabalho de vocês. Inclusive é um espaço em que as clientes gostam de expor os belíssimos resultados. De quem foi a ideia dessa maravilhosa forma de divulgar e exaltar as clientes?

As redes sociais hoje são a principal ferramenta de divulgação do nosso trabalho. O Instagram, em especial, é fantástico. Podemos fazer da forma e do jeito que quisermos. Divulgamos nosso trabalho para o mundo, e temos respostas imediatas de tudo o que postamos. O intuito principal é mostrar nossa vivência na área da beleza, mostrar nossos trabalhos e projetos e ter a página exclusivamente profissional. Hoje lidamos muito bem com o Instagram, mas como a tecnologia não para, temos que aprender muito mais. Somos encantados com essa ferramenta, e temos uma resposta muito incrível dos nossos seguidores na página. Gostamos de interagir, e nunca deixando de exaltar nossos clientes, fazendo com que todos se sintam belos, amados e respeitados. Temos muito cuidado para não expor a vida de ninguém, e principalmente fazendo com que todos se sintam estrelas de Hollywood.

ARAMIS & FREITAS - Crédito Arquivo Pessoal
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