Douglas Delmar e a poesia cantada de Dulce Pontes

Capa Best Of – Crédito Movieplay Portuguesa

“A minha relação com a música é sempre, e acima de tudo, espiritual”.

Dulce Pontes.

Dulce José da Silva Pontes além de ser mãe de dois filhos, é também uma das vozes mais marcantes de Portugal. Nascida no ano de 1969, em Montijo (Distrito de Setúbal), aprendeu a tocar piano ainda criança, quando estudava no Conservatório de Lisboa. Entre os 7 e 17 anos dedicou-se à Dança Contemporânea.

Iniciou a carreira no teatro Maria Matos como atriz, cantora e bailarina, atuando nas comédias musicais “Enfim Sós” e “Quem Tramou o Comendador”. Em 1990 participou do espetáculo “Licença para jogar” no Casino Estoril. Sua popularidade cresce entre o público português através do programa televisivo “Regresso ao Passado”.  Em 1991, Dulce venceu o Festival RTP da Canção, representando Portugal no Festival Eurovisão da Canção, cantando Lusitana Paixão. 

O primeiro álbum chamado Lusitana foi gravado em 1992. As músicas eram pops em sua maioria, mas não correspondiam ao talento e ambição de Dulce. No entanto, em 1993, a artista mostrou sua excelência como intérprete, compositora e fadista ao lançar o seu segundo disco, intitulado Lágrimas. Dulce definiu um novo jeito de se expressar musicalmente. Adicionou ritmos da música árabe e balcânica, especialmente búlgara. Graças aos temas Lágrima e Estranha Forma de Vida, Dulce Pontes foi denominada como sucessora e herdeira de Amália Rodrigues. A faixa Canção do Mar obteve maior êxito, se tornando a canção mais conhecida fora de Portugal. Foi tema de abertura na novela As Pupilas do Senhor Reitor, no Brasil e também fez parte da trilha sonora do filme americano As Duas Faces de Um Crime, protagonizado pelo ator Richard Gere. O sucesso do filme trouxe grande reconhecimento para a cantora portuguesa. Sua carreira foi percorrendo vários países, assim como de outros artistas lusitanos como Amália Rodrigues e o grupo Madredeus. 

Tanto é que em 1995, Dulce recebe um convite do compositor italiano Ennio Morricone para interpretar o tema Brisa do Coração para integrar a banda sonora do filme Sostiene Pereira rodado em Lisboa. Ennio Morricone também expressou o desejo de gravar um disco com a cantora.

No mesmo ano, Dulce lançou o disco ao vivo Brisa do Coração, gravado no Porto. Em 1996 veio Caminhos, contendo temas como Fado Português, Gaivota, Mãe Preta e outras composições originais.

O álbum O Primeiro Canto lançado em 1999, foi considerado pela crítica como o mais ambicioso e difícil na carreira de Dulce. Em 2002 foi lançado o disco Best of, contendo seus maiores sucessos e também a faixa Infante, um poema de Fernando Pessoa.

Dulce Pontes - Crédito Wikipédia

O ano de 2003 trouxe uma grande surpresa. Foi lançado o disco Focus, projeto de Dulce com Ennio Morricone. A artista interpretou alguns clássicos do compositor, mas o álbum também trouxe composições originais. O disco também foi uma homenagem a Amália Rodrigues. O disco Coração Tem Três Portas foi lançado em 2006 na inauguração oficial do Coliseu de Elvas perante cerca de 5 mil pessoas. Neste ano, Dulce cria sua própria Editora, a Ondeia Música.

Comemorou os 20 anos de carreira lançando o álbum-duplo Momentos em 2009, com faixas inéditas e novas versões de canções como Canção do Mar, Lágrima e O Infante. No ano seguinte realizou vários concertos em Espanha e Itália. Em 2012 participou do livro-CD intitulado “Os Mensageiros. Antologia de Fernando Pessoa”. O disco Peregrinação, lançado em 2017, contém interpretações de sua autoria, além de recriações do repertório de Amália Rodrigues e canções em espanhol. 

Através da música e sua sensibilidade artística, Dulce tem divulgado a cultura portuguesa aos quatro cantos do mundo. Com uma voz dramática e versátil, transmite emoções de forma extraordinária. Já afirmou que sua relação com os palcos não é apenas um ato de amor, mas também um exercício de espiritualidade.

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Flavio Santos apresenta o Cônsul-Geral Zé Guilherme Vilela

Próxima Publicação

Azul Airlines promove o lançamento da marca regional Conecta

14 Comentários

  • I used to be suggested this web site through my cousin.
    I am now not certain whether this post is written via him as no one else know
    such exact about my problem. You’re amazing! Thanks!

  • Bravo, Douglas! Bela matéria sobre essa artista tão singular, talentosa e transcendente! Fiquei impressionado por alguns feitos de sua carreira! Lendo algumas das suas matérias e conhecendo um pouco do seu trabalho, passa pela minha cabeça como seria importante que as pessoas de forma geral do Brasil, em especial os jovens, conhecessem mais sobre a erudição Portuguesa de artistas como Dulce, poetas celebres como Fernando Pessoa, Manuel Alegre. Faz-se necessário que as pessoas tenham mais acesso a culturas diversas, literatura e poesia.

  • … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/10/douglas-delmar-e-a-poesia-cantada-de-dulce-pontes/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/10/douglas-delmar-e-a-poesia-cantada-de-dulce-pontes/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More Information here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/10/douglas-delmar-e-a-poesia-cantada-de-dulce-pontes/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/10/douglas-delmar-e-a-poesia-cantada-de-dulce-pontes/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/10/douglas-delmar-e-a-poesia-cantada-de-dulce-pontes/ […]

  • … [Trackback]

    […] Info to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/10/douglas-delmar-e-a-poesia-cantada-de-dulce-pontes/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More Information here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/10/douglas-delmar-e-a-poesia-cantada-de-dulce-pontes/ […]

  • … [Trackback]

    […] There you will find 31709 more Info to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/10/douglas-delmar-e-a-poesia-cantada-de-dulce-pontes/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/10/douglas-delmar-e-a-poesia-cantada-de-dulce-pontes/ […]

  • … [Trackback]

    […] Here you can find 4511 more Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/10/douglas-delmar-e-a-poesia-cantada-de-dulce-pontes/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/10/douglas-delmar-e-a-poesia-cantada-de-dulce-pontes/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/10/douglas-delmar-e-a-poesia-cantada-de-dulce-pontes/ […]

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.