Chico Vartulli entrevista Marilou Winograd: 'a artista plástica e o infinito do branco'

A artista Plástica Marilou Winograd

Marilou Winograd nasceu no Egito, mas veio criança para o Rio de Janeiro. Segundo ela, foi no Instituto de Belas Artes, meados dos anos 70, que conheceu Maria De Lourdes Mäder Pereira. “Mulher extraordinária, educadora e artista que marcou profundamente meu percurso. Mergulhei de cabeça na arte contemporânea, onde tive até mais um encontro singular com a  critica Esther Emilio Carlos, que me incentivou a produzir e participar cada vez mais de coletivos e exposições individuais no Brasil e no exterior”, explicou. 

Conjugar o Silêncio, foto/assemblage, Galeria Candido Mendes , RJ

Em  vertente paralela, a artista fez uma formação em arte-educação no CEAC, que instigou novos encontros. Com duas artistas criou, em novembro de 2004, o “Projeto Zona Oculta”, entre o público e o privado, dedicado a dar visibilidade à arte contemporânea produzida pelas artistas mulheres no Brasil e com participação de 350 artistas. Em 2012, nasceu o “Projeto Acesso Arte Contemporânea” com Lúcia Avancini, baseado em pesquisa, informação e formação de público, propondo aos artistas desafios a partir de ícones das artes visuais.

D' Aprés Brancusi, tecido e tinta latex, Solar Grandjean de Montigny, PUC, Rj

 Marilou vive  no branco… Cria em branco fragmentos de corpos, de memórias e  tempos de silêncio. “O branco dos continentes gelados e das areias dos desertos sempre fez parte do meu imaginário: descobri na Antártica, no deserto do Marrocos e nos Lençóis Maranhenses inúmeras variedades de brancos, formas, recortes em armadilhas de luzes e sombras”, revela. 

 

Mise en Abîme, impressão sobre seda, Centro Cultural Correios, RJ

Após uma viagem  de aprofundamento à Antártica, mergulhou em sua  pesquisa. Dali, nasceram objetos leves, estruturados por fios de cobre, que invadiram espaços inteiros em instalações de seres e paisagens singulares, expostas no Museu Nacional de Belas Artes, Pinacoteca de São Paulo, Centro Cultural Correios, nas Embaixadas do Brasil em Berlim, com curadoria de Tereza de Arruda, em Roma e Paris, com curadoria de Esther Emilio Carlos, além dos antológicos encontros com o crítico francês Pierre Restany e a galerista Denise Renée.

Publicou, em 2003, o livro “O silêncio do Branco”, relato visual de sua ida à Antártica em contraponto com a sua obra.

 Apaixonada por filosofia e literatura, Marilou Winograd está numa nova fase: atravessa o universo de “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Caroll, pelos espelhos de novas obras penetradas por agulhas, fios e dedais.

 

Envolvimento, 57 objetos, Pinacoteca de São Paulo, SP

   “A pandemia evidenciou  a importância da arte e da cultura nestes tempos difíceis e tem permitido manter a  sanidade e alguma lucidez. Como diz o mestre Pablo Picasso, ‘a arte é uma mentira que nos faz perceber a verdade, ao menos a verdade que nos é dada a entender'”, comentou Marilou, acrescentando: “o cotidiano do artista visual é de um fazer solitário em seu atelier. A quarentena tem provocado questionamentos intensos na busca de soluções e recursos possíveis de produção e sobrevivência psíquica”, finaliza Marilou. A artista sente imensa falta dos encontros, afetos, abraços e do convívio com a família e amigos. Ela acredita que a experiência  dessa pandemia  transforme os seres mais generosos e atentos aos outros.

Série Equilibrium, agulha, dedal, fio de cobre, cx de acrílico, Galeria VG Arte Contemporânea
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Xandy Novaski apresenta o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Próxima Publicação

Vinhos: vinhas e adegas para visitar perto de Lisboa

40 Comentários

  • O trabalho de Marilou é sempre surpreendente. A artista busca abordar a temática de sua pesquisa por ângulos diversos, inovadores, gerando percepções individualizadas no público que a acompanha . Visitar uma exposição de Marilou Vinograd é ter a certeza do contato com o belo, regado de reflexões profundas da alma, com a leveza do ser.

  • A trajetória de Marilou é fascinante. Sua arte se movimenta em vários olhares, vários caminhos em um mergulho profundo em cada fase com audácia , revelando sua alma e seus desejos. Marilou nao tem medo de se mostrar, ousar e se transformar. Grande artista. Um prazer ver sua obra.

  • Entrar no mundo branco de Marilou Winograd é um desafio. É um misterio como espelha a profundeza da cloaca humana e leva luz até a sombra mais íntima.
    É o TUDO q ela encontra no NADA do branco, que tem o poder de fazer REFLETIR.

  • Quanta força suavidade luzes e sombras impregnados nas obras de Marilou’! A artista nos convoca a entrarmos nas dobras nos caixas num mergulho profundo no seu instigante fazer artístico. Parabéns Marilou! Como é forte seu trabalho !Meu abraço! Luzia Velloso

  • Muito orgulhosa de ser amiga dessa magnífica artista. Acompanho sua produção há muitos anos e não canso de me surpreender com sua sensibilidade e riqueza criativa.
    Seu amor à arte transparece em sua obra e na profunda dedicação à pesquisa.

  • Conheci Marilou há alguns anos e desde então minha admiração e respeito só cresce a cada dia pela pessoa impecável que é, e pela grande profissional e artista que faz a diferença no contexto das artes. É sempre uma alegria está com ela! Nesses longos anos fizemos muitas parcerias de sucesso!
    Seu trabalho, quer seja como artista ou curadora, é admirável e nos deixa instigantes, estonteantes de tanta beleza, harmonia e arte!

  • Acompanho o trabalho de Marilou Winograd há muito tempo. Ele é instigante e sempre nos leva à reflexão. É visualmente muito rico, com algo de mágico que encanta o nosso olhar.

  • Marilou, seu trabalho como artista e como curadora nos leva a pensar no que disse Albert Einstein:
    A lógica nos leva de A para B
    A imaginação nos leva para qualquer lugar!!
    Parabéns por toda a sua obra!!!

  • Acompanho os trabalhos de Marilou há muitos anos.Artista criativa, pesquisadora e vêm desenvolvendo uma poética que nos leva a um devaneio profundo , indescritível.

  • Visitei a exposição de Marilou e fiquei impressionado pelo seu enfoque na universal temática do Branco. Em suas fotografias, objetos e instalações há algo de diáfano em suas níveas texturas, um tipo de alumbramento que nos acompanha mesmo depois do contato com as obras.

  • … [Trackback]

    […] Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/18/chico-vartulli-entrevista-marilou-winograd-a-artista-plastica-e-o-infinito-do-branco/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/18/chico-vartulli-entrevista-marilou-winograd-a-artista-plastica-e-o-infinito-do-branco/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/18/chico-vartulli-entrevista-marilou-winograd-a-artista-plastica-e-o-infinito-do-branco/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More Info here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/18/chico-vartulli-entrevista-marilou-winograd-a-artista-plastica-e-o-infinito-do-branco/ […]

  • Very nice style and good written content, nothing at all else we want : D.

  • incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  • amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • fabuloso este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Fantastic site. Lots of useful information here. I¦m sending it to several friends ans also sharing in delicious. And certainly, thanks to your sweat!

  • Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  • … [Trackback]

    […] Find More to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/18/chico-vartulli-entrevista-marilou-winograd-a-artista-plastica-e-o-infinito-do-branco/ […]

  • fabuloso este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  • I like the helpful information you provide in your articles. I will bookmark your blog and check again here frequently. I am quite certain I will learn many new stuff right here! Good luck for the next!

  • incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.