Porto recebe exposição digital com obras de Monet e Klimt

"Impressive Monet & Brilliant Klimt", na Alfândega do Porto. Foto: reprodução da internet

Estreia hoje, 21 de agosto, na Immersivus Gallery, localizada no subterrâneo da Alfândega do Porto, uma exposição digital alusiva à obra dos pintores Monet e Klimt, autores contemporâneos nascidos no século XIX e fundamentais na história da pintura moderna. A mostra, que permanece no espaço até o dia 15 de novembro, é composta por hologramas e projeções em 360 graus. 

A exibição “Impressive Monet & Brilliant Klimt”, conduzirá o público numa autêntica viagem no tempo, refletida nas obras destes dois pintores que foram contemporâneos: Claude Monet e Gustav Klimt nasceram no século XIX e viveram durante praticamente as duas primeiras décadas do século XX (Monet: 1840 – 1926; Klimt: 1862 – 1918), embora cada um deles tenha se notabilizado numa determinada corrente artística. O francês Monet é o exponente máximo do impressionismo, enquanto o austríaco Klimt ficará para sempre ligado ao simbolismo.

Segundo o atelier OCUBO, responsável pela primeira galeria com experiências imersivas, em Portugal, o projeto configura uma “nova fórmula lúdico-pedagógica”, com recurso da tecnologia. Na parte relativa à galeria digital “Impressive Monet”, a obra do artista parisiense é reinterpretada de maneira a revelar “o que está para além dos quadros, das paisagens, dos acontecimentos e tudo o que está oculto, na essência, aquilo que não se vê dentro da moldura”. Já em “Brilliant Klimt”, o visitante ficará seduzido, sem se dar conta, pelo icônico quadro “O Beijo”, fio condutor de um percurso de vida e pelo legado artístico do pintor austríaco, funcionando como “um GPS subliminar das demais obras do autor”, detalha a mesma fonte.

A Immersivus Gallery ( https://www.immersivus.com/) fica localizada no subterrâneo da Alfândega do Porto e estará aberta de quarta a domingo, das 10h30m às 20h horas. A entrada para crianças até aos 5 anos é gratuita, e os preços dos bilhetes variam entre 5 e 9 euros. A visita ao espaço seguirá ainda todas as medidas preventivas indicadas pelas autoridades de saúde.

Publicação Anterior

Xandy Novaski entrevista a jornalista e escritora Rogéria Gomes

Próxima Publicação

Flávia Correia: a ópera-bufa

925 Comentários