André Conrado e a Baía de Guanabara e suas encantadoras Ilhas - Parte 3: 'a bela Ilha Fiscal e o mitológico Palacete!'

Foto Ilha Fiscal 1885 - Rj Marc Ferrez- Acervo IMS

Dando sequência a esse imperdível passeio pelas Ilhas da Baía de Guanabara, damos um “até breve” à linda e misteriosa Ilha de Brocoió, com o coração cheio de esperança para que tão logo possamos rever essa inesquecível Ilha restaurada e aberta ao público, e, quem sabe um dia, as águas da linda Baía de Guanabara voltem a ser como foram:  límpidas e próprias para uso. 

Mas o destino de hoje será a mitológica e bela Ilha Fiscal!

História da Ilha e do Palacete Neogótico

Foto Ilha Fiscal 1905 Rio Antigo

Antes da construção do palacete, a Ilha Fiscal era chamada de “Ilha do Ratos”. Existem duas versões para a origem do antigo nome. Enquanto uma versão afirma que o nome veio da grande quantidade de ratos que fugiam das cobras da não à toa chamada Ilha das Cobras, outra versão afirma que o nome foi dado em decorrência de pedras de cor acinzentadas que existiam na ilha, e que se vistas de longe pareciam com ratos.

Tela de Friedrich Hagedorn - Ilha dos Ratos (Fiscal) Baia da Guanabara RJ

Mas na realidade, é que havia necessidade de ter uma sede alfandegária próxima às docas, do que é hoje chamado Praça XV, e foi o que ocasionou a construção do palacete, cuja finalidade era abrigar a chefia deste órgão e fiscalizar os navios de carga que lá aportavam.

O Imperador Dom Pedro II ficou muito entusiasmado com a beleza da Ilha, naquela época com águas límpidas e rodeada de golfinhos, e devido a todas estas particularidades, decidiu construir um edifício com características marcantes e imponentes para ser a sede da Alfândega.

O belo projeto em estilo Neo-Gótico (gótico-provençal) ficou por conta do Engenheiro Adolpho Del Vecchio, que primou por sua construção, ficando o palacete famoso pela admirável qualidade dos trabalhos de seu vitrôs e construção em pedra talhada.

Foto Arquiteto Adolpho del Vechio

O projeto do palacete foi premiado, com Medalha de Ouro, na Exposição da Academia Real de Belas Artes. 

O primoroso Palacete destaca o Brasão da Monarquia, ogivas, rosáceas e demais elementos construtivos e de adorno foram feitos em pedra talhada.

Foto Interior Palacete Ilha Fiscal - O Rio de janeiro atualidade

Em termos de disposição, o palacete conta com duas alas laterais, com pequenas torres nas extremidades e uma torre alta no centro. No segundo andar da torre central fica a sala que era ocupada pelo Chefe da Aduana ou Alfândega, um gabinete com piso ricamente trabalhado com vários tipos de madeiras brasileiras 

Culminando a torre central, fica a pequena torre do relógio de 4 faces, originalmente com iluminação noturna para fornecer a hora local aos navios que aqui aportavam.

A construção terminou em abril de 1889, e a festa de inauguração do Palacete contou com a presença do Imperador Dom Pedro II.

Foto Ilha Fiscal Vitral Imperador D.Pedro II (atual)

Em 1913 a Ilha foi “tomada de assalto”, quando aconteceu a chamada “Revolta da Armada” quando parte da Marinha se rebelou contra o governo do Presidente Floriano Peixoto. Durante 6 meses a Ilha ficou de posse dos revoltosos, e devidos a tiros de artilharia provenientes de combates o Palacete foi bastante danificado.

Foto Ilha Fiscal - 1916 -Jorge Kfouri - Acervo Marinha do Brasil

Em 1930 foi construída uma via de acesso através de uma estreita faixa de aterro, ligando a Ilha Fiscal à Ilha das Cobras.

Ilha fiscal na Atualidade

Foto Ilha Fiscal Atualidade com ponte - ABIH

No ano de 1998 a Marinha do Brasil, decidiu tornar o edifício aberto ao público e preservá-lo como parte da memória Naval e mostrar a contribuição da Marinha Brasileira no desenvolvimento científico, tecnológico e social do Brasil, através de Exposições temáticas permanentes lá disponibilizadas, o que foi maravilhoso para o Turismo brasileiro.

O Palacete foi restaurado alguns anos atrás, e reaberto à visitação pública. Foi planejado e coordenado pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Marinha, com suporte do Arquivo Naval e supervisionamento do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural). 

O Baile da Ilha Fiscal

Convite do Baile Imperial da ilha-fiscal Ass. Visconde de Ouro Preto

Em 9 de novembro de 1889, apenas 6 (seis) meses após da sua inauguração,  ocorreu o chamado Baile da Ilha Fiscal, tendo sido a última grande festa da monarquia antes da Proclamação da República Brasileira, no dia 15 do mesmo mês, apenas 6 (seis) dias após o baile; mas isso vale a pena ser contado em detalhes, no próximo capítulo dessa histórica ilha. Não percam!

Fonte: Rio de Janeiro Aqui.

Instituto Moreira Salles 

MultiRio

Marinha do Brasil.

Museu Histórico Nacional 

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Xandy Novaski entrevista o fotógrafo Wagner Carvalho

Próxima Publicação

Emergência do Glória D’Or abre as portas

14 Comentários

  • ANDRÉ!!!! QUE MARAVILHA DE HISTÓRIA!!! PARABÉNS!!! VAMOS AGUARDAR O BAILE DA ILHA FISCAL!!!!

    • Ahhhhh! Como é delicioso saber da época de ouro do Rio e do Brasil. Adorei, gostinho de quero mais……

  • Que história maravilhosa! Rica em detalhes! Uma viagem pela história! Parabéns!

  • Que linda reportagem nos remete a um passado com muitas histórias interessantes e fofocas reais !!!! Parabéns!!!

  • Have you ever thought about writing an ebook or guest authoring on other blogs?
    I have a blog based upon on the same subjects you discuss and would really like to have you share some stories/information. I
    know my visitors would appreciate your work.
    If you are even remotely interested, feel free to shoot me an email.

    • Thank you ! My email adreess : alconradosiq@gmail.com
      Please send me a email.
      André Conrado.

  • Adorei!

  • Dedé, escândalo de cultura! Orgulho do Vanvan
    Vou passar por aqui pra ler a tua coluna e aprender gigantemente SEMPRE!!!
    Evoé; querido!

  • A Ilha Fiscal é puro charme! Um passeio imperdível após ler esta matéria!

  • … [Trackback]

    […] Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/26/andre-conrado-e-a-baia-de-guanabara-e-suas-encantadoras-ilhas-parte-3-a-bela-ilha-fiscal-e-o-mitologico-palacete/ […]

  • … [Trackback]

    […] Here you will find 1287 additional Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/26/andre-conrado-e-a-baia-de-guanabara-e-suas-encantadoras-ilhas-parte-3-a-bela-ilha-fiscal-e-o-mitologico-palacete/ […]

  • … [Trackback]

    […] There you can find 55969 more Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/26/andre-conrado-e-a-baia-de-guanabara-e-suas-encantadoras-ilhas-parte-3-a-bela-ilha-fiscal-e-o-mitologico-palacete/ […]

  • … [Trackback]

    […] Info on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/26/andre-conrado-e-a-baia-de-guanabara-e-suas-encantadoras-ilhas-parte-3-a-bela-ilha-fiscal-e-o-mitologico-palacete/ […]

  • Howdy! Quick question that’s completely off topic. Do you know how
    to make your site mobile friendly? My web site looks weird when browsing from my apple
    iphone. I’m trying to find a template or plugin that might
    be able to correct this problem. If you have any recommendations, please share.

    Many thanks! 0mniartist asmr

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.