Xandy Novaski entrevista o escritor e executivo Uranio Bonoldi

URANIO BONOLDI - Crédito Monica Ferreira

Pós-graduado em Administração de Empresas, o escritor URANIO BONOLDI também atua como executivo, professor para turmas de MBA na Fundação Dom Cabral e palestrante em assuntos de tomada de decisão, estratégia empresarial e governança corporativa. E foi essa base, de táticas sólidas, que ele utilizou para escrever seu primeiro thriller “A Contrapartida”, que tem como pano de fundo as escolhas e decisões difíceis da vida, e suas consequências. Confira a instigante entrevista e conheça uma pouco mais da trajetória do autor!

1) Você trabalhou por mais de 30 anos como diretor e presidente de grandes empresas. Escrever é uma forma de deixar de lado, mesmo que por alguns momentos, a rotina dos negócios?

Sem dúvida. A escrita me proporciona grande prazer e equilíbrio na vida. Hoje, meus fins de semana e muitas noites (quando possível) são preenchidos com a escrita. Vejo que escrever desperta a criatividade, inovação, reflexões sobre comportamentos humanos e grande aprendizado. Enfim, para mim, escrever confere equilíbrio à vida e permite transmitir algo que acreditamos não deva ficar apenas conosco e sim, ser transmitido, seja uma história real, experiências, ficcional, ou algo didático/teórico.

2) De onde surgiu o arco dramático do seu livro de estreia “A Contrapartida”?

Quando comecei a conceber a mensagem que desejava passar ao público leitor, com relação às nossas escolhas e decisões difíceis da vida, queria deixar claro, o quão sério deve ser levado esse processo. Para toda escolha e decisão difícil tomada, existe consequências de grande impacto, que podem ser ótimas, boas ou ruins e afetam a terceiros que, muitas vezes, deixamos de avaliar pela dificuldade de enxergar, não por ser impossível enxergar, mas pela falta de reflexão, pensar no outro, no ambiente à nossa volta e naquilo que faz sentido para nós, para os nossos valores. Assim, surgiu a ideia de que deveria escrever algo que impactasse o leitor de forma visceral, apresentando consequências em função de decisões tomadas ao longo da vida na forma de um thriller.

URANIO BONOLDI - Crédito Monica Ferreira

3) A ideia de instigar o leitor do thriller a refletir sobre suas futuras decisões vem do seu tino com a administração?

Sem dúvida. Ao longo de minha carreira presenciei inúmeras decisões que se mostraram equivocadas e que causaram consequências desagradáveis. Ruins mesmo! Decisões minhas também, é claro – não sou infalível, mas que eu poderia ter evitado se tivesse refletido melhor. Outro ponto é que vi muitas pessoas NÃO decidindo, “deixando a vida levar”, o que pode ser pior ainda! Tudo isso me levou a buscar estudos sobre o assunto, me aprofundar no tema. Com isso, desenvolvi uma metodologia de tomada de decisão que nos ajuda a pensar melhor, fazendo as perguntas certas antes de decidir e a decidir por nós (pelos nossos valores) e/ou pelos valores empresariais que devem ter o maior alinhamento possível com nossos propósitos e valores. O autoconhecimento aqui tem grande peso.

4) Como foi o processo de composição de tramas, personagens? Quanto tempo você precisou para que a obra se completasse?

Engraçado, mas a trama se montou em minha cabeça de forma muito natural e rápida. Parecia que já havia criado a história de uma vez, “de uma tacada só”, bem como os personagens principais. Alguns personagens foram surgindo passo a passo com o desenrolar da trama, mas os principais já estavam presentes desde a concepção da trama. Alguns insights também vieram com o desenvolver da trama, mas poucos. Planejei e escrevi o livro em um ano. A partir daí, foram revisões técnicas, revisões ortográficas e busca por editoras. O livro, entre sua concepção e publicação, levou três anos para chegar às principais livrarias do país.

5) Muitos escritores, em suas primeiras obras publicadas, se deparam com a triste realidade das vendas de livros no Brasil. Você como administrador, já conhecia esse fato ou também se assustou como tantos outros?

Eu tinha uma clara noção. Inclusive, era algo que eu ficava me perguntando como poderia me diferenciar entre tantas obras espetaculares, consagradas que faziam parte das estantes e balcões das livrarias. De qualquer forma, a realidade ainda foi pior do que imaginei, pois em função de uma série de ações de MKT, ‘A Contrapartida’ teve bom destaque nas livrarias e e-commerce, porém, o volume de vendas ainda que alto para o setor, se mostrou e se mostra, abaixo de minhas expectativas.

6) Há várias portas de saída para tentar burlar a crise da venda de livros em nosso país, e uma delas é a produção do chamado book trailer. Sua obra conta com um produzido pela Lumix Art Films. Você sentiu que houve aumento na procura pelo thriller após o lançamento do book trailer?

Pois é: Esta foi uma das ações de MKT a que me referi na pergunta anterior. Na realidade eu lancei o livro com o book trailer em três fases, – preparando o leitor para o lançamento e chamando-o para compra via e-commerce e nas grandes livrarias. Tenho plena convicção que esta campanha ajudou demais a vender o livro, de autor iniciante e brasileiro.

A CONTRAPARTIDA - URANIO BONOLDI - EDITORA VALENTINA - Crédito Divulgação

7) Notamos que o contexto do livro tem um pé no cinema. Pretende adaptá-lo para a telona?

Adoraria. Acho uma história muito interessante para projeção nas telonas. Tenho, inclusive, um draft de roteiro e uma ideia para seriado em PPT. ‘A Contrapartida’ também poderia ser contada em episódios nos canais de streaming. Vejo isso porque ela tem “ganchos” bem interessantes para serem explorados capítulo a capítulo. A meu ver a adaptação poderia ser para a telona e para streaming.

8) Quais são seus próximos projetos na literatura?

Estou escrevendo a ‘Contrapartida II’ – “continuação” da história. Mas estou escrevendo e tomando o cuidado pensando que o leitor pode ter acesso apenas ao livro II e ter uma história completa, sem depender da primeira trama. Claro que o leitor que teve a oportunidade de ler o primeiro, irá se divertir muito mais com o segundo livro. A ‘Contrapartida II’ irá trazer uma série de respostas a ganchos ou situações abertas, deixadas propositalmente no primeiro livro. Também, apresentará a história contada no primeiro sob outra ótica, – a ótica de outro personagem que ganhará destaque no segundo livro. Não necessariamente o segundo livro terá esse nome (A Contrapartida II). É algo que terei que discutir com a Editora Valentina.

Em paralelo, também estou escrevendo um livro voltado para negócios e carreira. Nele, abordo o mundo das escolhas e decisões empresariais e divulgo a metodologia de tomada de decisão que desenvolvi. Trará cases reais que serão discutidos no livro, tanto positivos como negativos e situações voltadas para carreira também. Este livro deve ser lançado no ano que vem, para o público empresarial, conselhos de administração, executivo, de gestão de empresas e carreira em geral.

9) O que o Uranio ‘administrador’ e ‘escritor’ diria para aquele que tem uma obra escrita, mas que, por algum motivo, ainda a deixa na gaveta?

Diria que eu entendo perfeitamente. É muito desafiador lançar uma obra e a exposição é grande. Temos que vencer uma série de obstáculos e não é fácil superá-los e, principalmente, em nosso país. Mas se você sente que deve falar o que conhece, sobre suas experiências e aprendizados, divulgar para o maior número de pessoas possível, se o que você tem em sua cabeça deve ser compartilhado e essa pode ser sua missão aqui neste planeta, PUBLIQUE sua obra! Custe o que custar, vá atrás desse desafio e não permita que os obstáculos te desanimem ou te contraponham. Vá em frente, pois a satisfação de você ver o leitor te lendo, comentando, dando feedbacks, seja positivo ou negativo, lhe dá uma dimensão de que você está contribuindo para a reflexão, para o seu próprio aprendizado e dos outros. É muito boa essa sensação. Portanto digo: Tire suas obras e suas ideias da gaveta e publique-as!

URANIO BONOLDI - Crédito Monica Ferreira
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Angra dos Reis, na Costa Verde, dá início ao retorno gradual do turismo

Próxima Publicação

Xandy Novaski entrevista o modelo Luiz Altenfelder

32 Comentários

  • … [Trackback]

    […] Find More Info here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/27/xandy-novaski-entrevista-o-escritor-e-executivo-uranio-bonoldi/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More on to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/27/xandy-novaski-entrevista-o-escritor-e-executivo-uranio-bonoldi/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More Info here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/27/xandy-novaski-entrevista-o-escritor-e-executivo-uranio-bonoldi/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More Information here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/27/xandy-novaski-entrevista-o-escritor-e-executivo-uranio-bonoldi/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/27/xandy-novaski-entrevista-o-escritor-e-executivo-uranio-bonoldi/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More Information here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/27/xandy-novaski-entrevista-o-escritor-e-executivo-uranio-bonoldi/ […]

  • … [Trackback]

    […] Here you can find 16274 additional Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/27/xandy-novaski-entrevista-o-escritor-e-executivo-uranio-bonoldi/ […]

  • … [Trackback]

    […] Find More here on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/27/xandy-novaski-entrevista-o-escritor-e-executivo-uranio-bonoldi/ […]

  • … [Trackback]

    […] Here you can find 80312 additional Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/27/xandy-novaski-entrevista-o-escritor-e-executivo-uranio-bonoldi/ […]

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • … [Trackback]

    […] Find More to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/27/xandy-novaski-entrevista-o-escritor-e-executivo-uranio-bonoldi/ […]

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you guys but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/03/ryanair-leavine-passengers-stranded/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • … [Trackback]

    […] Information on that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/27/xandy-novaski-entrevista-o-escritor-e-executivo-uranio-bonoldi/ […]

  • I don’t know about you people but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/11/airline-livery-of-the-week-clickair/

  • I don’t know about you people but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/02/short-take-deltas-new-economy-comfort-versus-uniteds-economy-plus/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life websites and blogs

  • I don’t know about you all but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2008/07/emirates-airline-gets-first-a380/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • … [Trackback]

    […] Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/27/xandy-novaski-entrevista-o-escritor-e-executivo-uranio-bonoldi/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More Info here to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/27/xandy-novaski-entrevista-o-escritor-e-executivo-uranio-bonoldi/ […]

  • … [Trackback]

    […] Read More on to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/27/xandy-novaski-entrevista-o-escritor-e-executivo-uranio-bonoldi/ […]

  • … [Trackback]

    […] Information to that Topic: revistadovilla.com.br/2020/08/27/xandy-novaski-entrevista-o-escritor-e-executivo-uranio-bonoldi/ […]

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.