Paço de Arcos: ‘o paraíso das praias portuguesas’

Paço de Arcos é considerado pelo português Ramalho Ortigão, autor do Guia do Banhista, “o paraíso das praias” e “a praia aristocrática dos subúrbios de Lisboa”. 

Paço de Arcos é uma vila pertencente ao Concelho de Oeiras, que no passado século, sofreu um nítido crescimento urbano que moldou as suas características. Com praias boas para o banho recebe muitos turistas e, com o seu belo Passeio Marítimo, junta o útil ao agradável:  tanto para quem quer dar um mergulho no mar como para quem prefere passear pelo Passeio Marítimo. Hoje Paço de Arcos é, sobretudo, uma Vila dedicada ao turismo, com comércio e serviços, sem perder o seu charme de vila pacata e acolhedora.

Point no verão português, é possível avistar pequenos barcos encostados no areal da Praia Velha que, no passado, era a eleita pela nobreza e a coroa. O acesso ao jardim é público e o local é um refúgio com várias estátuas de poetas e poetisas portuguesas.

Em meados do século XX, o local era considerado uma das praias de luxo da zona de Lisboa, pois com um riquíssimo patrimônio de graciosas casas senhoriais entre ruas arborizadas e pequenas áreas ajardinadas. Segundo algumas fontes, o Palácio dos Arcos, construído no século XV, um dos principais monumentos da Vila teria pertencido aos condes de Alcáçovas, rezando a tradição que, da varanda deste solar, o Rei D. Manuel I assistia à partida das naus para a Índia.

A vila de Paço de Arcos possui um bonito e restaurado centro histórico, e muitos outros monumentos dignos de registo, como Igreja de Nossa Senhora das Dores, o Palácio Flor da Murta, o Solar da Quinta do Jardim, e diversas fortificações, que defenderam durante anos a costa portuguesa e a estratégica entrada em Lisboa através do Rio Tejo, como o Forte de S. Bruno, Forte da Giribita, o Forte de São Pedro (em ruínas) ou o Forte das Maias.

Com muitos monumentos, culinária de primeira  e atrações, você não pode perder!

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Petro Pupe e a renovação para a moda no mês de setembro

Próxima Publicação

Domingos Antunes entrevista o fotógrafo de moda e publicidade Morgade

12 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.