Miradouro de Santa Bárbara e do Douro. Confira!

Créditos: andarilho.pt

Antigamente só dava para ir a pé, mas agora tem uma estrada que sobe os 384 metros do monte que leva ao bonito miradouro de Santa Bárbara. Mas, se preferir, vale a pena caminhada para apreciar a paisagem do miradouro de Santa Bárbara e do Douro. Não é muito alto, mas a vista é de quase 360 graus lá em cima. 

O miradouro fica ao lado da capela de Santa Bárbara, num pequeno pátio de terra batida, em Vale de Figueira, concelho de S. João da Pesqueira. A capela remonta a 1746 e foi restaurada no século passado. É pequena e nela destaca-se a torre do sino, e três cruzes viradas para o céu para Santa Bárbara “acalmar os trovões.”

 

Miradouro de Santa Bárbara

Deste miradouro desfruta-se uma paisagem em diferentes ângulos: ao sul avista-se a aldeia de Vale de Figueira, ao norte o lugarejo de São Xisto com as suas casas típicas em pedra de xisto e a estação da Ferradosa. Na encosta a nascente encontra-se com vales cobertos de amendoeiras, e a nascente do rio Douro e o miradouro de S. Salvador do Mundo. Junto ao rio, a ponte ferroviária da Ferradosa e a sua parada que faz a ligação entre Porto e Pocinho.

O rio segue o seu percurso, indiferente à lagoa, e esconde-se num percurso sinuoso em meio a um vale estreito. Deste local a vista é privilegiadas sobre o rio Douro, assim como sobre as montanhas ao redor. Uma paisagem de cortar a respiração, que merece o caminho que tem que se percorrer para chegar até lá! 

Os montes são áridos, de escarpas de granito, decorados com alguns carrascos. A ponte metálica destaca-se facilmente na paisagem. Um passeio incrível! É ver para crer! 

Créditos: andarilho.pt
Publicação Anterior

Um dia de festa: parabéns Luis Villarino

Próxima Publicação

Hotelaria da Costa Verde (RJ) cria ação em resposta ao trânsito

298 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.