Daniel Braga: treinamento - investimento necessário para diferenciação

Daniel Braga

Visitando estabelecimentos, em especial, no Rio de Janeiro, tenho percebido alguma inconsistência no padrão de serviço na retomada das atividades econômicas, constatação compartilhada, também, por outras pessoas próximas; fato que me estimulou a produzir este pequeno texto para alertar, de alguma forma, os gestores visando um retorno mais sustentável nas operações sem a perda da qualidade. Necessidade urgente neste momento é a dedicação de tempo para os treinamentos e a capacitação dos colaboradores, um caminho seguro para uma melhor performance das equipes e a oferta de experiências de encantamento aos clientes.

Meses de operação paralisada, reposicionamento orçamentário, pressão de resultados por parte dos investidores, enxugamento severo das equipes, redesenho de processos e procedimentos, redução na capacidade de atendimento das estruturas são fatores que não podem ser negligenciados e que estão pressionando as empresas no contexto presente. No entanto, abrir mão da qualidade, do atendimento às necessidades do cliente, do cuidado e dos esforços em superar expectativas e da resposta imediata às ocorrências de insatisfação são tão inegociáveis quanto à obediência aos protocolos de segurança sanitária. 

Daniel Braga em Treinamentos de Capacitação Profissional

O profissional de atendimento carrega a responsabilidade de proporcionar experiências que sejam, ao mesmo tempo, seguras, mas que não percam o afeto tão necessário nos dias de hoje. Em suas mãos está cerca de 70% da garantia da satisfação do cliente, sendo que, nem sempre se terá uma segunda chance para se causar uma boa impressão. Este “momento da verdade” – período de tempo em que o cliente interage com a empresa, seus colaboradores (parceiros) e ambiente físico, proporcionando uma percepção da qualidade do serviço – é precioso e não pode ser desperdiçado. A missão é atender e surpreender o seu cliente, ou seja, proporcionar conexões afetivas e genuínas que toquem o coração e sejam capazes de antecipar suas necessidades, oferecendo o inesperado antes mesmo que seja pedido ou desejado.

Esta capacidade em “ir além”, fragilizada atualmente, pode ser reconquistada com TREINAMENTO. Investir tempo para treinar as equipes ajudará na melhoria geral do nível de serviço, buscando-se o comportamento esperado para se construir um sistema integrado de atendimento no qual todos saibam sua importância na estrutura e somem esforços na qualidade das experiências e na satisfação dos clientes. TREINANDO, desenvolvemos as pessoas para que suas habilidades técnicas, seus conhecimentos acumulados e suas atitudes transformadoras floresçam e assumam uma feição mais madura, contagiando o ambiente em uma corrente contínua de melhorias.

É com TREINAMENTO que podemos conquistar um ambiente de inovação ao: 1) compartilharmos experiências transgeracionais; 2) revalidarmos processos e procedimentos; 3) enaltecermos as melhores práticas; 4) criarmos consistência no desempenho operacional da equipe; 5) redistribuirmos tarefas por competências respeitando o potencial de cada indivíduo; 6) unirmos forças e estimularmos o sentimento de corpo único; 7) aumentarmos o grau de confiança e lealdade no time; 8) apararmos arestas, abandonando práticas ineficazes e melhorando a comunicação entre os pares; 9) motivarmos a equipe para o trabalho com alegria e entusiasmo; 10) prepararmos o terreno para a mudança.

Daniel Braga em Treinamentos de Capacitação Profissional

Gestores: sejam clientes de seus negócios! Degustem seus produtos/serviços e tenham a sensibilidade para praticar a empatia, colocando-se no lugar do cliente e captar as percepções que ele está construindo sobre a experiência vivida. Seu cliente está levando boas lembranças do seu produto/serviço? Foram criadas conexões em prol de uma experiência emocional excepcional? Ou ficou-se no básico, restrito, unicamente, à entrega do esperado?

 Gestores e equipes precisam estar engajados em um espírito de excelência para um novo tempo de maior competitividade e complexidade. TREINANDO é possível dominar as particularidades e os diferenciais do produto/serviço ofertado; conhecer as características e potencialidades da empresa; manter atitudes positivas e influenciar as pessoas para que elas sejam melhores; estimular a criatividade e a busca de soluções alternativas aos desafios (ambiente de inovação); elucidar os objetivos da empresa e alinhar esforços para alcançá-los; exercitar práticas de escuta ativa, feedback, avaliação de desempenho e celebração de conquistas. Equipes treinadas são um bom caminho para o sucesso do negócio, fortalecendo relacionamentos duradouros e garantindo retorno ao investimento dispensado.

Nós, brasileiros, somos reconhecidos pelo atendimento simpático e pela flexibilidade na solução de problemas (jogo de cintura); no entanto, derrapamos nos quesitos disciplina, postura, eficiência e discrição. Quando somos capazes de unir a organização, o respeito aos processos, a elegância ao “calor humano” nos tornamos imbatíveis. Controlar a irreverência, trabalhar com planejamento e segundo procedimentos auxiliará na diferenciação do nosso atendimento.

TREINADOS, podemos ser nossa melhor versão, cuidando do próximo com atenção, afeto e proporcionando experiências inesquecíveis. Coloque sua alma no que se propuser a fazer e ofereça aos seus clientes um “plus one” diariamente, surpreendendo-o sempre. O mundo está em movimento, seja protagonista da mudança!

Para aprofundar sobre o tema e sanar dúvidas sobre o Levantamento da Necessidade de Treinamentos, não hesite em contatar-me pelo Instagram @danielbsb ou e-mail: dmachadobraga@uol.com.br

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Chef Emanuel Wollz: ‘Barreado! Origem, curiosidades, receita e um pouco sobre Morretes’

Próxima Publicação

Dr. Rondó Jr. e a pergunta: ‘Será que você está esse tempo todo tentando emagrecer do jeito que pouco funciona?’

20 Comentários

  • Teco sensacional!! Falou com maestria da importância de treinar as equipes exaustivamente!! Brilhante!!

  • Perfeito suas palavras!!!! Treinar é o principal caminho para a excelência. Você é o mestre e nosso Guru, parabéns!!!!

  • É um verdadeiro gentleman!!!
    Ainda consido me hospedar onde vc está!!!!@
    Sdds e beijos!!!!

  • Quanto orgulho eu sinto de você! Parabéns, sucesso , sempre! Abraços!!

  • This is a very good tips especially to those new to blogosphere, brief and accurate information… Thanks for sharing this one. A must read article.

  • Hi! I’ve been following your web site for some time now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Austin Tx! Just wanted to mention keep up the fantastic work!

  • amei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • It’s really a great and useful piece of info. I’m glad that you shared this useful information with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

  • Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • fabuloso este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • fabuloso este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • fabuloso este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.