É da região do Baixo Tâmega, composta pelos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, localizada a apenas 60 quilómetros de distância do concelho do Porto, que saem alguns dos maiores símbolos nacionais: o vinho verde, um verdadeiro néctar cuja produção só acontece em Portugal e em mais nenhum lugar do mundo.
Visita obrigatória para quem procura passar alguns dias rodeado por natureza, história e gastronomia, passando pela extraordinária diversidade de sua doçaria regional e da simpatia e hospitalidade do seu povo, o roteiro é pela zona do Baixo Tâmega é imperdível! Confira!
Amarante:
A 60 quilômetros do Porto, Amarante é uma cidades que possui a essência portuguesa. Alguns historiadores atribuem a fundação desta cidade de transição entre o Minho e Trás-os-Montes a um centurião romano de nome Amarantus. No séc. XIII chegou ao local São Gonçalo, monge beneditino que por lá se fixou depois de peregrinar por Itália e Jerusalém, tornando-e seu santo padroeiro.
A ponte de Amarante perpetua a memória da heróica resistência da população às forças de Napoleão que, em inícios do séc. XIX, invadiram Portugal. A cidade foi sediada pelo exército do marechal Soult mas encontrou feroz oposição dos amarantinos que resistiram ao cerco durante 14 dias.
Os famosos doces de Amarante são fáceis de encontrar nas muitas pastelarias da terra. Guarde alguns nomes: Papos de Anjo, Brisas do Tâmega, Toucinho do Céu, bolos de S. Gonçalo, galhofas.