Os vulcões e as Rotas do Arquipélago dos Açores

Lagoa das Sete Cidades

O Arquipélago de Açores é um dos segredos mais bem guardados do Atlântico. Entre a Europa e as Américas, fica em cima de três placas tectônicas. A literatura de viagem em Portugal tem  “As ilhas desconhecidas”, de Raul Brandão, uma das suas obras-primas. O livro surge na sequência de uma viagem, feita pelo autor em 1924, aos Açores e à Madeira. Inebriado com a “luz dos Açores”, Brandão descreve-nos a beleza extraordinária destas ilhas moldadas por vulcões. 

Afinal, a origem dos Açores está gravada nos 1766 vulcões que existem neste arquipélago, nove dos quais ainda ativos. De toda esta riqueza natural nasceu o Geoparque dos Açores, integrado na Rede Europeia e Global de Geoparques, que visa promover e proteger o seu patrimônio geológico.

O Geoparque dos Açores é único no mundo. Dispõe de 121 geossítios nas nove ilhas e zona marinha envolvente, espelhando a vasta geodiversidade vulcânica do arquipélago. Açores, com suas 9 ilhas e quase 2 mil vulcões, brotou no meio do oceano. Local incrível com excelentes rotas turísticas de passeio em meio a imensidão azul do Oceano Atlântico. 

Ilha do Corvo, Açores

Do lado oriental, por exemplo, o Arquipélago tem, na ilha de Santa Maria, praias quentes e de areia clara, e vinhedos que cobrem as encostas, lembrando escadarias. São Miguel, a maior ilha, encanta com as suas Lagoas das Sete Cidades e do Fogo. A força que a terra emana pode ser sentida nos gêiseres, nas águas termais quentes e nos lagos vulcânicos.

No Grupo Central, as Ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa dispõem-se harmoniosamente no mar azul, por onde baleias e golfinhos nadam fazendo as delícias dos visitantes. 

Já no grupo Ocidental, na Ilha das Flores, destaque para a beleza das cascatas naturais e de lagoas escavadas por vulcões. Já Corvo, a ilha miniatura, tem no seu centro uma ampla e bela caldeira, atraindo várias espécies de aves, vindas não só do continente europeu, mas também do americano. 

Estes são os Açores: nove ilhas tão diferentes uma das outras, mas onde a simpatia dos seus habitantes é partilhada por todos.

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Morre o ator Cecil Thiré, aos 77 anos

Próxima Publicação

Dr. Rondó Jr. e as estratégias e manobras para perder peso mais rapidamente – algumas inclusive arriscadas

2 Comentários

  • Hello there, You have done a great job. I’ll definitely digg it and personally recommend to my friends. I am confident they will be benefited from this website.

  • Thanks , I’ve just been searching for information about this topic for a long time and yours is the best I’ve discovered till now. But, what in regards to the bottom line? Are you certain concerning the supply?

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.