Fábio Dezze: Casa saudável

Exemplo de luz natural no ambiente interno de uma casa durante o dia ( foto de GILMARA DIAS )

Boa localização, planta inteligente e assinatura de um arquiteto de renome são fatores importantes na escolha de um imóvel, porém a saúde do comprador e dos membros da família que irão usufruir do ambiente são primordiais.

Da mesma forma como nos preocupamos com a nossa saúde física e mental, buscando uma alimentação saudável e praticando exercícios, a escolha do imóvel saudável é vital para a nossa saúde.

O primeiro ponto que faz de uma casa um ambiente saudável é a iluminação. A luz natural é obrigatória! Comprar um imóvel onde você precise de luz artificial durante o dia não é um bom sinal, isso indica que há algo errado naquele ambiente. Está provado cientificamente que, durante o dia, o corpo humano necessita receber a iluminação natural e, durante as horas de sono, é necessário um ambiente o mais escuro possível.  Dessa forma, melhoramos o nossa produtividade, humor e bem estar. A iluminação da luz solar, mesmo quando filtrada através de vidro, mata uma quantidade significativa de germes e bactérias encontrados na poeira doméstica.

Um exemplo de vista saudável para a natureza ( foto de @Osmar_Carioca )            

Outro fator fundamental na escolha de um imóvel saudável é a qualidade do ar. É muito comum vermos pessoas e membros das famílias com doenças respiratórias, como asma e alergia, sendo obrigadas a fazerem longos e demorados tratamentos. Obviamente, nem todas as doenças respiratórias são causadas pela má qualidade do ar da própria casa, porém parte deles sim.

É importantíssimo respirar fundo e sentir os aromas que existem no imóvel! Evite comprá-lo próximo a fontes de mau cheiro ou adquiri-lo nas proximidades de uma fábrica que polui o ar daquela vizinhança, já que isso, muito possivelmente, resultaria em graves problemas de saúde no futuro.

Sempre que você for visitar um imóvel com a intenção de comprá-lo, procure sentir o vento passando de um recinto para outro. Essa é uma sensação que normalmente só costumamos sentir e notar quando estamos nas áreas externas do imóvel. Ter essa sensação gostosa é a garantia de que não teremos mau cheiro, mofo ou acúmulo de poeira.

O publicitário Eduardo Balloussier optou por um imóvel longe das buzinas de carros e cruzamentos de veículos

Os imóveis com vistas desimpedidas, de preferência para a natureza, como mar, montanhas e áreas verdes são um diferencial para inibir o desenvolvimento de distúrbio psíquico como apontam alguns estudos.

Uma bela vista, combinada ao verde nas áreas internas, seja um modesto jardim de inverno ou até mesmo plantas e flores nos diversos cômodos, são fatores importantes para a casa saudável.

A poluição sonora é outro fator que pode atordoar a vida de uma família inteira. Imóveis próximo a cruzamentos, trânsito e buzinas aumentam o nível de estresse, atrapalham a produtividade de quem esteja trabalhando no Home Office e diminuem a qualidade do sono durante a noite.

Preocupe-se em adquirir um imóvel onde existam soluções para o armazenamento de água para atender às necessidades de sua família em situações extremas de falta de abastecimento de água. Você saberia dimensionar o quão valioso seria ter uma nascente de água no seu quintal? Acredite! É possível adquirir um imóvel que reúne todas as características de uma casa totalmente saudável incluindo a nascente d’água no quintal.

Ao escolher o seu imóvel, analise – o sob a perspectiva dos cinco sentidos humanos ( visão, audição, paladar, olfato e tato), os quais são responsáveis pela captação de informações imprescindíveis do ambiente.

A minha dica é mais ESSÊNCIA e menos TENDÊNCIA. É óbvio que o belo é importante, mas a SAÚDE é FUNDAMENTAL!

A atriz LORENA COMPARATO  optou pela compra de um apartamento onde pudesse receber sol. Foto Delfina Guelar Freitas.
Publicação Anterior

Aramis & Freitas e Cláudia Melo: alto mar em grande estilo

Próxima Publicação

Ovadia Saadia na moda: Lucas Anderi e o mergulho em mundo fantástico para criar a coleção Enigma

309 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.