Chef Emanuel Wollz e o Prime Rib: aprenda a fazer esse churrasco nobre

Ele é poderoso, tem presença e seu nome já diz tudo. O “prime rib” significa uma costela de primeira, traduzindo exatamente o termo. Extraído entre a sexta e décima costela do boi, considerada como a parte mais macia e premium da costela, recebe diferentes nomes. Na Itália é chamado de Constata e na Espanha, Chuletón. E em alguns lugares é considerado como ribeye cowboy steak.  Também é conhecido como Filé de Costela com osso ou Ancho com osso. Sim, o prime rib é um ancho com osso! E, caso o ancho venha com cerca de 30 cm, o corte é considerado como Tomahawk.

Sugere-se fazer na grelha ou em churrasqueira, começando a assar sempre pelo lado do osso, para favorecer o sabor. Se a peça tiver congelada, passe um dia antes para  a geladeira e só retire cerca de 30 minutos antes de assar. Também é recomendado usar pouco sal, para que possa sentir o gosto único dessa peça. Caso opte pela churrasqueira, espere o fogo ficar sem labaredas, só o braseiro. Pode selar primeiro em brasa forte e depois subir para deixá-la assando até o ponto desejado. E o ponto? O ideal é que seja servida mal passada, mas sempre dizemos que o melhor ponto é aquele que você gosta.

Para harmonizar, escolha vinhos mais encorpados e tânicos, um Malbec vai muito bem! Para a turma da cerveja, uma India Pale Ale, a queridíssima IPA faz uma ótima combinação!

Tradicional nos Estados Unidos, o Prime Rib é um corte que junta a costela do animal com o lombo. Entre a 6ª costela do animal até a 11ª temos o Bife Ancho, que é de onde tiramos o Prime Rib.

Esse corte é de alta qualidade, muito macio, possui alto grau de marmoreio e é considerado o pedaço mais premium da costela.

O Prime Rib possui osso, o que favorece o cozimento perfeito. Ele é preparado mais frequentemente na churrasqueira e deve ser servida obrigatoriamente mal passada. Caso contrário, não será possível apreciar todas as suas qualidades.

 Abaixo dicas imperdíveis para você preparar seu Prime Rib de forma diferenciada.

– Evite perfurar a carne com espeto. Utilizar grelha para preparar o Prime Rib é ideal para não perder a suculência que se espera do corte.

– Confira se o fogo já está pronto para ser utilizado. Coloque as suas mãos em cima da grelha para testar a brasa. Se você aguentar mais de uns três segundos, significa que precisa potencializar o calor. (se preferir, use um termômetro que é vendido nas butiques de carne).

– Grelhe o seu Prime Rib dos dois lados, formando uma leve crosta para selar a carne. A hora de virar o corte é bem relativo, porque depende de diferentes fatores (brasa, temperatura do ambiente). Dê um toque na carne e observe se ela está colada na grelha. Se sim, provavelmente não está pronta para ser virada.

 

– Após grelhar ambos os lados, deixe o Prime Rib em pé, com o osso para o braseiro, por alguns minutos. Esse truque vai garantir a selagem total da carne.

– Coloque a carne em um local longe das chamas, por volta de 40 cm acima da brasa para terminar de assá-la. O jeito mais fácil de fazer isso é elevando um pouco a grelha. O corte precisa ir para um lugar ainda quente, mas não pode estar em contato direto com o fogo.

– Tudo pronto? Falta pouco! A vontade de experimentar é sempre grande, mas deixe a carne descansar por cerca de 4 minutos depois de tirá-la da churrasqueira para que o líquido presente no corte se espalhe e volte para todas as fibras da carne, proporcionando mais suculência para todos os pontos.

– Use uma faca bem afiada para fatiar o seu Prime Rib e corte contra as fibras. Agora é só arrumar qualquer motivo para fazer um churrasco, servir os seus convidados e surpreendê-los com corte de nível altíssimo.

Como fazer o corte do Prime Rib?

Divida a peça em oito partes. Cada corte terá, em média, 800 gramas. A dica do consultor é fazer quatro com gordura e outros quatro sem gordura. Para limpar a ponta do osso e tornar o corte mais sofisticado, passe a faca no local indicado, conforme a foto, e retire a carne e a gordura com o auxílio das mãos.

TOMAHAWK

INGREDIENTES

2 peças de prime Rib
sal a gosto
ervas finas (orégano, tomilho, alecrim e sálvia)
azeite
manteiga
8 dentes de alho

MODO DE PREPARO

Tempere o prime Rib com sal e ervas finas.

Aqueça um fio de azeite em uma frigideira e adicione a carne para selar 4 minutos de cada lado.

Use um pegador para virar e evite furar a carne.

Adicione um pouco de manteiga para selar.

Após dourar, coloque em uma assadeira.

Distribua os dentes de alho com casca por cima da carne.

Leve ao forno preaquecido a 200º C por 20 minutos.

Descasque os alhos e coloque de volta em cima da carne.

Prime Rib
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Nelma Canellas: ‘Sou amador mas curto vinho’ – Parte 1

Próxima Publicação

Xandy Novaski entrevista o ator e modelo Caio Cabral

2 Comentários

  • Hi and also thank you for writing this post. I have been researching this topic myself and am pleased to locate somebody with comparable ideas. You have given a lot info. I can not wait to read more in the future.

  • Hello friends, its great piece of writing concerning cultureand
    completely explained, keep it up all the time.

    Feel free to visit my webpage – http://ashcamp.askmeclassifieds.com/

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.