Projeto 'Aldeias do Conhecimento' visa partilhar memórias e tradições dos territórios termais em Portugal

Termas Centro

A rede Termas Centro (consórcio que promove as Estâncias Termais da Região Centro de Portugal) lança o projeto “Aldeias do Conhecimento”, que visa documentar, em vídeo e em outros suportes digitais, as vivências de pessoas reais dos territórios termais com a reunião das memórias e tradições mais características onde as suas estâncias termais estão implantadas. 

Em cada uma das estâncias termais que serão entrevistadas, várias pessoas, preferencialmente as mais velhas, irão documentar suas memórias sobre o território. Simultaneamente, serão feitas atividades com o objetivo de reunir e partilhar os conhecimentos recolhidos. Todo o material registrado será compilado e devidamente catalogado, de acordo com as melhores práticas internacionais de arquivologia, e depois inserido num portal exclusivo– “Memória Termas Centro”. No portal, todos os registos poderão ser pesquisados, por concelho, temática e outros filtros, ficando igualmente disponíveis num mapa interativo e sendo difundidos através das redes sociais.

 

Termas de Monfortinho

Posteriormente haverá uma exposição multimídia itinerante, desenvolvida juntamente com um espetáculo contemporâneo em espaços termais. Um ciclo de ateliês “Viver o Patrimônio das Termas Centro”, também é outra das vertentes previstas.

Para Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro, “com o projeto Aldeias do Conhecimento, as Termas Centro vão contribuir para a preservação das memórias de todo um povo, materializadas nas tradições dos territórios termais. O resultado será, sem dúvida, um legado histórico importantíssimo que esta rede oferecerá ao país”, afirma.  

O projeto será realizado pela associação cultural Binaural Nodar, que dedica-se há mais de quinze anos à etnografia e criação artística sonora e audiovisual.

 

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Roberta Werner assume diretoria do Rio Convention & Visitors Bureau

Próxima Publicação

Petro Pupe entrevista a cantora Bruna Barros

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.