Chef Emanuel Wollz: as curiosidades do azeite de oliva e seus benefícios

O azeite de oliva pode ser rico em ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9). O consumo regular do AZEITE contribui para redução do colesterol ruim (LDL) e elevação do bom (HDL). Ele também é rico em polifenóis, compostos que respondem pelo sabor característico, além de terem ação antioxidante e preventiva de doenças cardiovasculares.

. O azeite é o óleo extraído da azeitona e possui diversas propriedades benéficas ao organismo.

. Há diferentes versões de azeite próprias para consumo: extravirgem, virgem, de oliva e refinado.

. O azeite previne doenças cardíacas, diabetes, protege o cérebro e retarda o envelhecimento.

. Na hora da compra, opte pelo produto que venha em embalagem escura ou de vidro.

Oliveira, uma das árvores mais antigas conhecida no mundo, era cultivada antes da invenção da escrita. E é do fruto da oliveira, a azeitona que é extraído o óleo que é o azeite. Com base nisso, sabemos que o consumo do azeite é milenar, mas não há registros de quando ele passou a ser usado nas refeições.

Ele foi usado também para aliviar dores e na cicatrização de feridas em guerras. O azeite é o melhor exemplo de que nem toda gordura faz mal a saúde. Pois tem muitas propriedades benéficas ao nosso organismo, e até foi apelidado pelos mediterrâneos de “ouro líquido”.

Existem muitas versões de azeite que são próprias para o consumo. O extravirgem é o mais saudável e seu sabor e aroma são bem definidos. Já o virgem possui os mesmos benefícios que o extravirgem, mas o teor mais alto de acidez resulta em gosto e aroma inferiores. O refinado é considerado de baixa qualidade, e ainda assim mantém ácidos graxos na composição. E o azeite de oliva é a mistura do refinado com o virgem ou óleo de soja que por sua vez não é atualmente recomendado a saúde.

O azeite possui gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos. Além de propriedades antioxidantes que proporcionam muitos benefícios à nossa saúde. Aqui no Brasil, o azeite é usado com frequência para temperar saladas e em carnes, pois realça o sabor dos alimentos.

SAIBA OS BENEFÍCIOS DESSE ÓLEO

1 – AJUDA A EMAGRECER: Por mais que para muitos pareça estranho que um óleo seja capaz de ajudar no emagrecimento, o azeite de oliva tem esse poder, pois ele é capaz de regular a saciedade. Ele possui substâncias que reduzem a absorção de glicose do sangue para as células do fígado. Contudo, ele não faz milagres, para se perder peso é importante ter uma dieta balanceada acompanhada de um profissional e praticar atividades físicas.

2 – PROTEGE O CORAÇÃO: Os antioxidantes diminuem a síntese do colesterol ruim o (LDL), que, em excesso, se acumula dentro das paredes das artérias do coração, formando as placas de gordura e tornando os vasos mais estreitos, o que dificulta a passagem de oxigênio e nutrientes para o coração. O que pode ocasionar diversas enfermidades. 

3 – PROTEGE O CÉREBRO: Esse é outro benefício dos antioxidantes presentes no azeite que está relacionado a saúde do cérebro. Estas substâncias são eficazes na prevenção de danos cerebrais causados pela oclusão de artérias cerebrais, como por exemplo derrames. Também capaz de impedir a degeneração dos neurônios, retardando o processo de envelhecimento cerebral.

4 – PREVINE E COMBATE DIABETES: É um aliado no combate ao diabetes por ser anti-inflamatório e ter substâncias antioxidantes . Pois quando a inflamação diminui, a captação de insulina é melhor. 

5 – DIMINUI A DOR: O azeite de oliva também pode ajudar na redução de dor crônica. Ele possui uma molécula que inibe a atividade de enzimas envolvidas na inflamação e dor.

6 – BOM PARA OS OSSOS: Também pode ser um grande benefício para saúde dos ossos o consumo do azeite, evitando fraturas  e osteoporose.

7 – DIMINUI O RISCO DE CÂNCER: Ele exerce um efeito protetor contra determinados tumores malignos. Como câncer de mama, câncer de intestino, de cólon e reto. Isto ocorre porque ele é rico em gorduras monoinsaturadas que diminuem a produção de prostaglandinas inflamatórias derivadas de ácido araquidônico, com um papel significativo na produção e no desenvolvimento de tumores.

QUANTIDADE RECOMENDADA DE AZEITE 

É recomendado duas colheres de sopa de azeite por dia, que equivale a 30 gramas. Lembrando que devemos evitar a margarina, manteiga e maionese que não são nada benéficos ao nosso organismo.

O azeite pode ser usado in natura finalizando as preparações, como saladas, peixes, massas, carnes, entre vários outros. O azeite de oliva pode também ser usado na preparação de receitas de molhos e até em pratos cozidos ou frituras.

Apesar da polêmica de não se expor o azeite em altas temperaturas, há argumentações que o tempo em que o azeite fica exposto ao fogo não é o suficiente para que ele perca todos os seus nutrientes e que é melhor cozinhar com ele do que com outras gorduras menos saudáveis, como o óleo de soja. 

Quanto mais jovem o azeite for, melhor para o consumo. É importante ficar atento a data de validade e não deixá-lo exposto perto do fogão quando for cozinhar, a fim de evitar que ele aqueça e perca propriedades.

Apesar do óleo de soja e de canola também serem ricos em gorduras monoinsaturadas, ele não são uma opção melhor do que o azeite de oliva por conter grande concentração de ácido araquidônico com alto poder inflamatório sobre tecidos, órgãos e vasos.

CONTRAINDICAÇÕES

O consumo de azeite não apresenta contraindicações. Porém, pessoas que possuem alergia a algum componente do azeite não devem consumi-lo.

RISCOS DE CONSUMO EXCESSIVO 

O azeite de oliva é muito calórico: afinal, possui 265 kcal por porção de 30 gramas. Portanto, abusar do seu consumo pode resultar em ganho de peso.

ABAIXO, RECEITAS DE AZEITE DE OLIVA AROMATIZADO PARA VOCÊ FAZER, SE DELICIAR E DECORAR SUA COZINHA, OU ATÉ MESMO PRESENTEAR UM AMIGO COM ESSE MIMO! 

AZEITE BAUNILHADO

Ingredientes

. 3 favas de baunilha

. 500ml de azeite de oliva 

MODO DE PREPARO

1 – Abra as favas de baunilha no sentido do comprimento com uma faca.

2 – Retire, com a ponta da faca, as sementes de baunilha.

3 – Guarde as favas para outras utilizações. Misture as sementes ao azeite.

4 – Logo após, aqueça essa mistura numa panela a uma temperatura inferior a 80 C, durante 50 minutos, para que a baunilha libere seu sabor. Guarde em vidro esterilizado. 

AZEITE DE ACEROLA

Ingredientes

. 30 unidades ou 235 gramas de acerolas frescas

. ½ xícara (chá) ou 100 gramas de azeite extravirgem

. 3 colheres (sopa) de água

Modo de preparo 

1 – Lave as acerolas e coloque no copo do liquidificador;

2 – Logo após, junte a água e bata até separar as polpas das sementes, tomando cuidado para não quebrar as sementes;

3 – Despeje a mistura em uma peneira e passe a polpa com uma colher, coletando em uma panela;

4 – Em seguida, junte o azeite, leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo de vez enquanto ou até o azeite separar;

5 – Retire do fogo, passe a mistura por uma peneira de malha fina ou forrada com um pedaço de pano e reserve. Guarde em geladeira.

“Não me sinto um destruidor; o que quero é que tudo nasça com a força que as coisas verdadeiras e naturais merecem, e que o ranço velho não estrague o azeite novo.”

Miguel Torga escritor português 1907 – 1995

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Domingos Antunes e o trabalho do multiartista Ricardo Aquino

Próxima Publicação

Cláudio Vaz: ‘Voo de Balão na Capadócia é um passeio mandatório para apreciadores de uma boa aventura!’

16 Comentários

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl authors and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you guys but I am obsessed with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/11/dfg/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • I don’t know about you people but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/05/happy-mothers-day/

  • I don’t know about you guys but I am obsessed with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/02/classic-video-american-airlines-introduces-the-dc-10/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

  • I don’t know about you all but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/06/lax-has-new-runway-safety-system/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.