A portuguesa aldeia medieval de Póvoa Dão

crédito: andarilho.pt

Póvoa Dão pertence à freguesia de Silgueiros, no concelho de Viseu e, fica situada na margem esquerda do rio Dão. Em uma área de cerca de 120 hectares, é uma jóia rara, consequência de um trabalho de reconstrução. As ruelas estreitas que dão corpo a Póvoa Dão estão rodeadas por cerca de três dezenas de casas. As habitações foram quase todas restauradas, na primeira ressurreição da aldeia. Uma ou outra casa está irregular e o pequeno quintal de algumas tornou-se terreno selvagem.

O morador e o visitante dispõem na Póvoa Dão das condições para uma estada de qualidade. Lugar onde o silêncio só é interrompido pelo barulho das águas e pelo cântico das aves. Não faltam as estruturas complementares e, nas redondezas, na freguesia de Silgueiros, há bons motivos para pequenos percursos em busca de locais pitorescos que mostram a magia e a história do lugar. Sem contar nos outros aspectos culturais, grupos incentivadores das práticas esportivas, grupos de teatro, escolas de música, gastronomia local com seus pratos tradicionais e os bons vinhos de Silgueiros. 

Pode viver-se o presente à sombra do passado, ou seja, a dois passos das correrias do nosso século fica a tranquilidade, o sossego e a vida simples de séculos atrás. O curso das águas levam histórias registradas em documentos oficiais com mais de nove séculos e que já atestavam a existência do povoado. 

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Douglas Delmar: ‘Cuca Roseta, um fado alegre e esperançoso’

Próxima Publicação

Ovadia Saadia e a semana movimentada na clínica Magrass, em São Paulo, com presenças vips. Confira!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.