Roteiro por Santa Maria: o que fazer na 'Ilha do Sol dos Açores'

A Ilha de Santa Maria, vizinha de São Miguel no grupo oriental do arquipélago dos Açores, foi pioneira em vários aspetos: não foi só a primeira ilha açoriana a se formar, há mais de 8 milhões de anos atrás, como também a primeira ilha a ser descoberta e povoada nos Açores.

Entre praias de areia branca, paisagens cobertas de um tom verde que só se encontra nos Açores, e uma vista inebriante do Oceano Atlântico, Santa Maria é uma ilha repleta de segredos surpreendentes!  

Sua localização, mais a sul e a oriente, faz com que seja a mais quente do arquipélago, característica que deu origem ao apelido de de Ilha do Sol. 

Atualmente existem um conjunto de regras obrigatórias para entrada nos Açores. Além da apresentação de um teste COVID com resultado negativo, é ainda necessário preencher um conjunto de impressos oficiais: o Questionário de Avaliação do Risco e Detecção Precoce, a Declaração à Chegada aos Açores e, caso pretenda deslocar-se para outra ilha, a Declaração para Deslocações Inter-Ilhas. O preenchimento poderá (e para uma maior celeridade na entrada deverá) ser preenchido online. Para mais informações leia o artigo Como Viajar para os Açores em Tempos de Covid.

A melhor forma de se deslocar dentro da Ilha de Santa Maria é de carro. A Autatlantis, uma das empresas de aluguer de carros em funcionamento na ilha, é uma excelente opção para encontrar o veículo que melhor se adapta a si e ao tipo de viagem que pretende fazer. Em relação à hospedagem, o Hotel Colombo é um dos melhores na ilha. A apenas 10 minutos de distância do aeroporto e a 5 minutos do centro de Vila do Porto, a capital da ilha, este hotel oferece quartos amplos e confortáveis, uma excelente vista sobre os campos verdes, e um café da manhã bastante completo. Nos dias mais quentes recomenda-se um mergulho na sua piscina exterior.

O Centro de Interpretação Ambiental, localizado em pleno centro da Vila do Porto, reúne o  espólio do naturalista pioneiro Dalberto Pombo que, durante dezenas de anos, reuniu e colecionou vários exemplos da fauna e flora locais, não apenas para registo histórico e efeitos de estudo, como também para sensibilização ambiental da população local.

No mesmo espaço encontra-se ainda a Casa dos Fósseis onde poderá admirar vários exemplos dos fósseis marinhos encontrados na ilha, que lhe darão uma perspetiva mais abrangente sobre a origem e evolução da Ilha de Santa Maria desde o seu surgimento há mais de 8 milhões de anos. A entrada tem o valor de €2 e as visitas guiadas deverão ser marcadas com uma antecedência mínima de 48 horas, de preferência.

Apesar de reduzida em dimensão, Vila do Porto, a capital da Ilha de Santa Maria, oferece vários pontos de visitação interessantes, como os detalhes arquitetônicos nas fachadas das casas do seu centro histórico, que remonta ao século XV, altura da fundação do povoado. Inclua ainda neste passeio uma visita à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, uma das igrejas mais antigas dos Açores; à Ermida de São Pedro Gonçalves, datada do século XVI e erguida no local da antiga residência de África Anes, uma das primeiras mulheres a povoar Santa Maria; à Ermida de Nossa Senhora da Conceição, marcada por uma lenda secular; e o Forte de São Brás, construído no início do século XVII para proteger a ilha dos frequentes assaltos de que era alvo por corsários.

O Miradouro da Vigia do Castelo, localizado na Ponta do Castelo, na costa Sudeste da ilha, é um dos locais mágicos de Santa Maria. Com vista para o Farol de Gonçalo Velho debruçado sobre o mar no topo de uma colina isolada, a Baía da Maia e o antigo porto baleeiro. 

A Praia Formosa, localizada na Almagreira, na costa sul da ilha, é um dos locais que não dá para perder, especialmente em dias de sol, com sua areia branca e águas cristalinas de temperatura amena. 

O Barreiro da Faneca oferece uma das visões mais especiais do arquipélago açoriano. Esta área semidesértica de origem vulcânica, coberta por um solo argiloso de tom vermelho, que fez com que ficasse conhecida como o Deserto Vermelho dos Açores. Em determinadas zonas, o solo apresenta um curioso relevo ondulado provocado pela ação das chuvas e vento.

O ponto mais elevado da Ilha de Santa Maria é, como o próprio nome indica, o Pico Alto. Localizado a 590 metros de altura, o Miradouro oferece uma vista de 360º sobre a ilha, em dias de menor nebulosidade.

A Ilha de Santa Maria é, como tantas outras ilhas nos Açores, um verdadeiro paraíso para amantes de caminhadas em plena natureza. São várias trilhas, todas de dificuldade média. Se as bicicletas, e em particular o BTT, fazem parte da sua lista de paixões, entre em contacto com a AZPedal, uma associação local de BTT e trilhos que lhe poderá dar uma ajuda preciosa na descoberta dos melhores trilhos na Ilha de Santa Maria.

A Ribeira do Maloás, localizada em Santo Espírito, é um dos locais de maior interesse geológico da Ilha de Santa Maria. A estrutura formada por prismas perpendiculares que cobrem as paredes da falésia, teve origem no processo de arrefecimento de espessas escoadas de lava há milhões de anos. Destaca-se ainda uma queda d’água de 15 a 20 metros de altura.

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Chico Vartulli entrevista a produtora e empresária multifacetada Paula Lavigne

Próxima Publicação

Do Norte para o Brasil e para o mundo desponta o psicanalista João Souza

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.