Joacles Costa entrevista o megaempresário capixaba Marcus Buaiz

Marcus Buaiz: “SE TODA PESSOA ESTIVER DETERMINADA EM FAZER ALGO E AMAR O QUE FAZ, COM CERTEZA FARÁ COM MUITA MAESTRIA.”

 

Marcus Buaiz é um integrante de uma família fenomenal do estado do Espírito Santo. Ele faz parte do Grupo Buaiz, que é o império empresarial de maior importância para a geração de emprego e renda dentro da economia capixaba.  

É um dos maiores empresários empreendedores do Brasil, quiçá da América Latina.  Nascido em Vitória, capital do Espírito Santo, no dia em 26 de Julho de 1979; é casado e pai de dois filhos com a cantora Wanessa Camargo e eles vivem hoje em São Paulo.  

O empresário é também conselheiro das empresas da Recod (uma ONG voltada ao empoderamento social que forma jovens autônomos, conscientes e conectados) das empresas Rainha e Topper. Buaiz deu o “pontapé” inicial na carreira com o festival que foi fenômeno no Espírito Santo – o “Vitória Pop Rock” realizado em 2008.  Dentro deste mundo dos negócios ele ampliou o currículo em áreas da gastronomia, esporte e do entretenimento, que é sua maior paixão.

Negócios de Marcus:

BR Sports: Empresa representante das marcas Topper, Rainha e Saucony. Uma das maiores representantes de marcas esportivas no Brasil.  

Agência Spark: veículo de mídia especializado em alavancar marcas nas redes sociais através de influenciadores digitais. A empresa ganhou novos investidores, como o do Grupo Cisneiros, que investiu R$ 50 milhões na Spark, tornando uma das maiores do ramo no Brasil.                                                                                                                          

Geiko-San: Restaurante japonês localizado em São Paulo considerado um dos mais inovadores da culinária oriental. O restaurante é ponto de encontro de casais e turistas                                                                                                                         

Jay-40:  A companhia é uma holding no ramo de entretenimento que possibilita parcerias comerciais de arrecadação de recursos para o maior festival sertanejo do país, o Festeja.     

Acompanhe a entrevista com o empresário Marcus Buaiz

Joacles Costa: Como e quando se deu o seu primeiro contato com o Mundo dos negócios?

Marcus Buaiz:  Isso aconteceu quando eu tinha de 17 para 18 anos. Eu era estudante ainda, mas eu sempre quis unir a teoria com prática.  Foi quando eu fui pedir uma  oportunidade para o meu pai e meu avô, que eram gestores da empresa familiar chamada Grupo Buaiz (Um conglomerado brasileiro de empresas com sede em VitóriaES) para que eu pudesse ter essa experiência. No primeiro momento, meu pai ficou muito preocupado que abandonasse os estudos. Mas depois de muita insistência, acabou dando certo. Foi então que eu tive meu primeiro contato com uma oportunidade de estágio e a partir daí que fui empreender e construir o que eu acreditava. Primeiro passei pela Road e depois eu fui para o setor de comunicação. Percebi que havia uma oportunidade de assumir uma posição de gerência na área de rádio, numa das empresas comunicação em rádio, jornal online e televisão. Assumi a gerência da rádio que era o último lugar do público jovem. Em pouco tempo, quase um ano de trabalho e com time forte, acabei transformando esta rádio em primeiro lugar, aí eu tive a plena certeza que o entretenimento era o meu ofício sendo isso que eu queria fazer na vida. Nesta mesma época eu criei meu primeiro grande projeto solo chamado “Festival Vitória pop rock ocorrido em 2008. Foi um sucesso total, sendo lembrado até hoje.

Joacles Costa: Começar do zero é mais prazeroso?                                

Marcus Buaiz: O meu dilema é “Ousadia e Alegria” e eu adoro desafios. Eu sempre costumo dizer que todo negócio que surge e que se cria, é começar do zero de alguma forma. Por mais experiência que “você” tenha, dá um frio na barriga do mesmo jeito. A união entre o feeling e número; são coisas muito parecidas.  Eu te confesso que empreender é algo que que me motiva e me move demais.

Joacles Costa: Qual a fórmula para “não” se investir no modelo tradicional de publicidade?

Marcus Buaiz: Eu acredito muito na publicidade.  Eu hoje sou Conselheiro do Grupo Buaiz.  Isso é um novo momento, mas sempre terá o espaço devido.   Há mais ou menos 6 anos atrás, surgiu uma nova oportunidade, na época eu era Sócio e Ceo da 9ine, uma empresa ligada ao grupo WPP que é o maior grupo de mídia do mundo. Eu comecei a ver uma demanda muito grande de busca de “compra” das celebridades, não apenas como imagens e sim como mídia, através das suas redes sociais.  Isso ficou cada vez mais claro, quando essas redes sociais foram se transformando e se abrangendo como é o caso do: Facebook,Twitter, Instagram e Tik Tok.  Essas coisas são irreversíveis e cada vez mais as pessoas precisam.   A Spark é uma empresa que eu criei há seis anos atrás e hoje ela é uma das maiores empresas de mídia social da América Latina.  Ficou muito claro afinal os números não mentem.  Agora na pandemia, tivemos um crescimento bem abrangente e bem forte, em que as pessoas que testam a mídia social como mídia, não se arrependem, muito pelo contrário, aumentam o investimento.

Joacles Costa:  De que forma o seu MBA em marketing contribuiu para enxergar exatamente o que você vive (o dia a dia) da carreira como empreendedor?                     

Marcus Buaiz: Contribuiu absurdamente. Eu respeito muito a tese de que é muito melhor você ter experiência do que só a teoria.  Mas eu acredito muito na união das duas coisas. Eu sempre fui defensor disso.  Sou um estudioso continuo tentando cada vez mais.  Em especial, conversando com os jovens, busco aprender mais e a construir um entendimento do que hoje a gente vive e o que viveremos.   O meu MBA foi demarcador na minha vida, extremamente importante e eu vou sempre defender isso.   Aqui em casa os meus filhos tem essa premissa, que eles sejam o que quiserem ser para o futuro e ter a liberdade que quiserem, terão todo o meu apoio. Toda teoria e prática é primordial para o sucesso futuro, seja qualquer área que você atuar.

Joacles Costa:  Como tudo é muito corrido neste mundo do Business. Como você dá sustentabilidade aos seus negócios?? 

Marcus Buaiz: Realmente muito corrido. Mas eu sempre acreditei que quando se quer, se arruma tempo pra tudo.  Dá para conseguir tempo para a família, saúde e tempo para se trabalhar muito. Foi assim que eu construí o meu “schedule” (cronograma) diário.  Eu não abro mão da minha prática física, seja ela de manhã ou na hora do almoço. Faço questão de levar os meus filhos todos os dias na escola e acompanhá-los. Trabalho duro o tempo inteiro. Sou apaixonado pelo que eu faço, aliás, feliz é quem faz o que ama.

Joacles Costa:   Empreendedor experiente que você é, poderia dizer quais são os erros mais comuns de quem está abrindo o próprio negócio? 

Marcus Buaiz: O que eu posso falar para essa juventude, para os novos empreendedores ou mesmo pessoas mais velhas que querem empreender é:  jamais desista dos seus sonhos.  Particularmente, os grandes negócios que eu fiz até hoje, ainda estou longe de tê-los consolidados.   Acredito que tenho muita coisa ainda por fazer.  Sempre foi assim, em tudo que fiz; muita gente discordando, não acreditando ou mesmo achando que era algo ousado demais, mas eu ali abraçava tudo o que eu acreditava.  Por acreditar nos meus objetivos, fui bater em várias portas, até que uma delas pudesse se abrir para mim.  A minha mensagem é: Nunca desista por conta dos obstáculos, pelo contrário, utilize os obstáculos para fortalecer ainda mais a sua chegada no final.

Joacles Costa:  negociar é vocação ou pode ser aprendido?                  

Marcus Buaiz:  Eu sempre empreendi com sócios, uns deram certo e outros deram errado.  Aqueles que deram certo, me ensinaram que a sociedade tem de ser um ato complementar.   Eu sou defensor de sociedade em negócios, porque eu penso que ninguém é bom em tudo na vida.  Portanto, sempre se pode somar a sua habilidade com a teu sócio.  A questão sobre se negociar pode ser aprendido; acho que muita gente já nasce com esse DNA, mas pode ser que isso venha de dentro de casa ou as referências mais próximas já fazem aquilo e o indivíduo acaba aprimorando seu próprio dom.  Creio que, se toda pessoa estiver determinada em fazer algo e amar o que faz, com certeza fará com muita maestria.

Eu acordava muitas vezes na madrugada chorando e pensando em desistir, mas sempre pela manhã eu usava aquele choro como forma de energia para poder ser uma pessoa melhor e me superar diariamente”. 

Joacles Costa:  Você que é um homem decidido e acredita no que faz, em que momento da vida você quis desistir? 

Marcus Buaiz: Mesmo eu tendo uma família fenomenal, com império empresarial que eu pudesse eventualmente me colocar à disposição para trilhar esta dinastia, eu optei em fazer a minha própria história.  Isso foi muito difícil, porque eu estava saindo de uma zona de conforto, em todos os sentidos, familiar e da cidade em que eu nasci com todas as facilidades que eu tinha, contudo, nada me faltava.  Tomar essa decisão de sair do meu estado que eu amo, que é o Espírito Santo, foi um momento demarcador.   Eu sabia que se ficasse eu ficasse por lá, por mais respeito admiração que eu tenha pela história da minha família, meu pai e do meu avô, eu precisava construir a minha própria história.  Primeiro eu fui para o Rio de Janeiro, fiz o meu MBA lá e depois vim para São Paulo. Todavia, a decisão mais difícil que tomei, foi vir para São Paulo de fato. Aqui é praticamente, um país dentro de um só estado e todas as pessoas que querem fazer suas histórias mais ousadas, vem para cá. Há uma disputa muito grande de mercado com pessoas fenomenais. Eu acordava muitas vezes na madrugada chorando e pensando em desistir, mas sempre pela manhã eu usava aquele choro como forma de energia para poder ser uma pessoa melhor e me superar diariamente. 

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Cláudio Vaz e o icônico hotel The Beverly Hilton em Los Angeles.

Próxima Publicação

Hotéis Marriott no Rio lançam produtos especiais para público nacional

20 Comentários

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you people but I infatuated with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/07/guest-blog-birds-e28093-the-inspiration-for-planes-part-2/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/10/the-very-first-boeing-747-rolls-out-of-boeings-hangars-68yrs-ago/

  • I don’t know about you people but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/02/photo-of-boeings-first-747-8-intercontinental-in-a-shocking-livery/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl authors and blogs

  • I don’t know about you guys but I am obsessed with airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/10/photos-aviation-geek-fest-2010-lots-of-great-boeing-planes-and-the-747-8i/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you guys but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/06/are-we-losing-something-by-constant-entertainment-boredom-rules/

  • I don’t know about you people but I am obsessed with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/12/a-story-on-how-flying-used-to-be-by-mom/

  • I don’t know about you people but I am obsessed with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/08/video-boeing-707-vs-de-havilland-comet-4-who-wins/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.