Xandy Novaski visita a Universidade Federal do Paraná

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Crédito Arquivo Pessoal

Você sabia que a Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil?

Sua criação efetiva aconteceu em dezembro de 1912, liderada pelo médico, deputado e diretor de Instrução Pública do Estado, Victor Ferreira do Amaral e Silva. No ano seguinte ela passou a funcionar como instituição particular.

A batalha pela federalização da universidade iniciou-se somente em 1946. Em 1950 passou a se chamar Universidade Federal do Paraná, uma instituição pública com cursos gratuitos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA - MOSTRA FRINGE - Crédito Arquivo Pessoal

O lindo prédio central (que você vê nas fotos) fica na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba, e teve sua construção iniciada em agosto de 1913. Ele é marcado pelo estilo neoclássico e é uma das obras mais fabulosas da arquitetura brasileira. Inicialmente era formado por um bloco de cinco andares e a cúpula central. Anos mais tarde houve a ampliação dos blocos laterais (direito e esquerdo). Em 1954 ele passou a ocupar uma quadra inteira.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Crédito Arquivo Pessoal

Com o tempo, outros campos foram sendo construídos, como o complexo da Reitoria (1956/58), centro Politécnico (1961), campus Palotina (1993), campus Jardim Botânico (1997), UFPR litoral (2005), campus Rebouças (2008) e campus Cabral (2011).

O prédio central abriga ainda o MUSA (Museu de Arte da UFPR), com entrada franca. Você pode acessá-lo pela lateral do prédio, na Rua XV de Novembro, 695. Ele fica no 1º andar.

Mais informações: www.musa.ufpr.br

PRAÇA SANTOS ANDRADE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ AO FUNDO - Crédito Arquivo Pessoal

Olhando o prédio de frente, a majestosa escadaria que se abre e escorre das colunas centrais é ponto de encontro de estudantes, palco de manifestações e arquibancada para apreciação de espetáculos ao ar livre, como os que acontecem no Festival de Teatro de Curitiba.

Para conhecer o local de perto, fica aqui a dica:

A Praça Santos Andrade é um ponto central e bem conhecido de Curitiba. Você consegue acessá-la pelo Calçadão da XV (a conhecida Rua das Flores).  A Linha Turismo tem uma parada na Praça, contemplando o viajante com a Universidade Federal do Paraná e também o lendário Teatro Guaíra. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - COLUNAS - Crédito Arquivo Pessoal

A linha de ônibus biarticulado “Capão Raso – Santa Cândida”, em qualquer um dos dois sentidos, te deixa na Estação Central, que fica bem atrás do prédio.

Opte também pelos táxis ou veículos via aplicativos. Você vai amar conhecer esse ponto da cidade!

Fonte:

www.ufpr.br

www.musa.ufpr.br 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - COLUNAS - Crédito Arquivo Pessoal
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Chef Emanuel Wollz: a origem dos macarons e dicas de como fazer

Próxima Publicação

Douglas Delmar apresenta a escritora e pioneira feminista Ana de Castro

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.