Daniel Braga: 'Amanhã, não conceda uma viagem para Pasárgada'

Manuel Bandeira autor da imaginária Pasárgada

Vou-me embora para Pasárgada… Lá sou amigo do rei, lá tenho a mulher que eu quero, na cama que escolherei”. O país das delícias imaginado pelo modernista Manuel Bandeira, em poema publicado pela primeira vez no livro Libertinagem (1930), constitui uma alegoria do mito da felicidade, a terra onde tudo seria permitido. Um lugar acolhedor, livre de obrigações sociais e acima da lei. Amanhã, milhões de brasileiros irão às urnas em uma disputa ferrenha de candidatos que parecem concorrer a uma viagem à fantástica Pasárgada. Abúlico, após anos de escândalos, corrupção e uma profunda crise moral que desafia a credibilidade das instituições da República, o povo irá exercer o direito ao voto que, paulatinamente, vem perdendo seu encanto. Ainda que as opções disponíveis não sejam motivadoras, não podemos minimizar esta conquista e devemos nos nutrir de esperanças de que dias melhores estão em nossas mãos.

Neste atípico ano, um turbilhão de acontecimentos sacudiu a vida de todos nós. Quando se esperava a emersão de mais solidariedade, mais empatia e mais comprometimento com a coletividade, viu-se o contrário. Nossas autoridades, que deveriam dar exemplo de união para soluções integradas no combate às diversas crises que nos afligem (sanitária, econômica e institucional), proporcionaram um desarmônico espetáculo onde a continência e o temperamento não foram qualidades observadas. O povo, como sempre, acaba sendo a parte mais prejudicada e vulnerável, sofrendo com as consequências de tamanha tropelia. 

Os comportamentos desviantes das autoridades deformam as instituições e põem em xeque a confiança na capacidade de dar respostas aos graves desafios que precisaremos enfrentar no futuro próximo. Cabe a nós, muito além do eleger: monitorar as ações dos escolhidos; promover e participar do debate de temas importantes; vigiar e defender o patrimônio público; inibir práticas abusivas e discriminatórias; estimular as liberdades fundamentais garantidas na Constituição e repelir toda e qualquer tentativa de apropriação da “coisa pública” por particulares. 

Pasárgada real: cidade do Império Persa

Dos candidatos esperamos uma postura ética, responsável, competente, sincera, laica, discreta e de acordo com a liturgia do cargo ocupado. Não podemos tolerar passivamente o patrimonialismo, o neo-coronelismo e os assaltos a esta sofrida República. Não podemos assistir aos “marginais do poder” se organizarem em quadrilhas, milícias e afins e, a partir de sombrios gabinetes, desviarem recursos que deveriam servir à população e, criminosamente, atuarem de forma ímproba e ilícita, pervertendo os fundamentos éticos e do Estado brasileiro.

Dos cidadãos esperamos maior conscientização do papel ativo nos processos decisórios e, acima de tudo, uma mudança comportamental no dia a dia. Devemos deixar de lado condutas viciadas como o “jeitinho”, o “você sabe com que está falando” e a “malandragem”, apresentadas com maestria pelo antropólogo Roberto DaMatta e assumirmos nossa porção de responsabilidade e disciplina na relação com o bem público e o próximo. 

Vivemos um momento delicado de inconformismo, intolerância e polarização da sociedade civil. A fragmentação e a proliferação de “guetos e bandeiras” favorecem o ativismo de momento que deforma o enfrentamento real dos grandes problemas e apresenta soluções superficiais, eleitorais e midiáticas às questões historicamente empurradas com a barriga. Em um país carente de valores e com constantes subversões, é compreensível que se nomeie herói aquele que se paute pela ética. Como disse Brecht, “o povo não precisa de heróis, mas de instituições”. Instituições fortes e povo esclarecido elevam o grau de cidadania e respeito às leis, favorecendo a igualdade e equidade, além de contribuir para a redução das desigualdades. 

Conhecendo a história, reduzimos a chance de repetição de erros. Que amanhã não sejam distribuídos bilhetes para Pasárgada. Que nossa participação política não se resuma ao se apertar o “confirma”. Não sejamos plateia, sejamos protagonistas da mudança!

Para conversarmos um pouco mais sobre cidadania, fique à vontade de me contatar pelo Instagram @danielbsb ou e-mail: dmachadobraga@uol.com.br

A cidadania não termina na urna eletrônica
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Petro Pupe: ‘Baralho inspira nova coleção Cruise 2021 da Louis Vuitton’

Próxima Publicação

Castelo de Numão em Portugal: enorme complexo que sofreu com guerras e catástrofes

22 Comentários

  • Glad to be one of the visitors on this awesome internet site : D.

  • amei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • demais este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Howdy very nice web site!! Man .. Beautiful .. Amazing .. I will bookmark your website and take the feeds also?KI’m happy to find so many useful info right here in the submit, we’d like work out more techniques in this regard, thanks for sharing. . . . . .

  • Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

  • amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Perfectly written content material, appreciate it for selective information.

  • fabuloso este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • amei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • fabuloso este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • amei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.