Victor Barros apresenta o aconchegante restaurante Alentejano Tombalobos, do Chef José Júlio Vintém

Na semana passada eu estive em um evento da Chaîne de Rôtisseurs de Portugal o qual recebi uma honraria de ser entronizado cavaleiro desta confraria mundial gastronômica (em breve irei trazer uma matéria mais detalhada sobre a minha integração na Chaîne). No meu regresso à Guimarães, optei por conhecer um restaurante que estava na minha lista de desejos, o aclamado Restaurante Tombalobos, do Chef José Júlio Vintém, em Portalegre, na região do Alentejo, em Portugal. 

O restaurante fica situado no centro histórico de Portalegre e é considerado, tanto por turistas quanto por nacionais, uma parada obrigatória para os aficionados por gastronomia, fazendo parte do mapa da cozinha tradicional alentejana. 

Com uma cozinha genuína, liderada pelo Chef José Júlio Vintém, percebe claramente a preocupação com o uso dos produtos locais no Tombalobos. E não apenas, uma vez que está instalado no centro histórico da cidade, sentimos a imersão à cultura da região logo a entrada do restaurante.

Ao entrar, toda a decoração remonta às tradições, com peças artesanais por todo o restaurante. Tudo isso sem perder a modernidade e o conforto. Com mesas em diferentes espaços, todos estes com apenas algumas mesas, torna o ambiente intimista e bastante aconchegante. Na mesa, diferentes pratos de porcelana nacional é apresentado, com pinturas únicas, fazendo uma combinação entre o tradicional e o contemporâneo de uma forma singular.

O cardápio é incomum, com pratos autênticos elaborados pelo Chef José Júlio Vintém, deixando em evidência a cozinha e produtos da região que, segundo conversa com os colaboradores no restaurante, buscam ter produtos diretos dos pequenos produtores dos arredores da cidade. Isto torna os pratos únicos, com produtos biológicos genuínos e de qualidade que remete ao nosso paladar, ao experimentarmos cada um dos pratos. 

Dos pratos mais incomuns no cardápio, posso citar algumas entradas, como: Pétalas de Toucinho, Cabeça de Xara, Bochechas de Bacalhau de Poejada, Costeletinhas de Coelho Fritas com Mel e Limão, Perdiz de Escabeche, Orelha de Porco Grelhadas. Seguindo para os pratos da casa, destaco aqui o Arroz de Línguas de Bacalhau, Perito de Galo recheado com Farinheira, Barriga de Porco Assado com Migas de Farinheira, Lombo de Veado Frito, as Bochechas de Porco, os Bicos de Touro Bravo Grelhados, Lebre com Feijão Branco, Javali Assado, e muito mais. 

Para quem puder acompanhar o Facebook do restaurante poderá ver que, além do cardápio, o Chef está sempre a trazer algumas iguarias servidas esporadicamente, como a Miolada de Rins, Ensopado de Borrego, Arroz de Rola, Muxama de Atum, entre outros.

No universo dos doces temos alguns conventuais, como o Torrão Real, Sericaia com Ameixas D’Elvas, Encharcada de Ovos, bem como alguns doces regionais, como Boleima de Maçã, Leite Creme e Gelados artesanais. As referências vínicas no Restaurante Tombalobos são espetaculares que provém de pequenos produtores alentejanos dos arredores de Portalegre.

Não posso deixar de mencionar os enfrascados produzidos no local que é vendido em um espaço de mercearia dentro do próprio restaurante o qual exporta para todo o País. Tudo começou com a perdiz de escabeche, mas hoje já se encontra pezinhos de coentrada, orelha de porco, salada de pato, ou frango sacaninha.

Uma curiosidade está no nome do restaurante – Tombalobos – que, segundo a lenda, está relacionado com os homens que protegiam as povoações e os rebanhos da Serra de S. Mamede, dos lobos daquela região. Por toda a preocupação do Chef José Júlio Vintém em favorecer os produtores e vinhos locais, o nome Tombalobos representa realmente a identidade e os valores do restaurante.

 

Ao visitar Portugal, não deixe de conhecer a região do Alentejo, a cidade de Portalegre e o incrível Restaurante Tombalobos, espaço mais que especial e acolhedor para todas as ocasiões.

Restaurante Tombalobos

Endereço: Rua 19 de Junho 2, Portalegre 7300-529 Portugal

Facebook: https://www.facebook.com/Tombalobos.Restaurante.Alentejano

Instagram: https://www.instagram.com/tombalobos/ 

E-mail: tombalobos@gmail.com

Telefone: +351 245 906 111

Uma boa viagem gastronômica para todos!

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Dr. Rondó Jr. ensina um jeito incrível e simples para as mulheres combaterem a celulite de forma eficaz

Próxima Publicação

Fios e Artes apresenta tratamentos para o verão 2021

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.