Kênia Esteves entrevista a empresária Gorette Souto, dona do Casarão Adega Restô, em Porto Seguro

Kênia Esteves na Adega preciosa do CASARÃO ARTE RESTÔ.

Olá amigos, acredito que quando se escolhe o Sul da Bahia para morar ou para passear tenha muito a ver não com as belas e convidativas praias, alto astral elevadíssimo e muita gente bonita circulando. Mas também com a história que esse lugar representa. 

Em nosso caso, cito PORTO SEGURO. Construções belíssimas como a do CASARÃO ADEGA RESTÔ e em breve CASARÃO CAFÉ e CONFEITARIA que possuem uma adega que faz brilhar os olhos dos mais exigentes quando o assunto é o DEUS BACO; famoso protetor de vinhas e vinhos na mitologia grega.  

Sua estrutura de 3 andares , em um prédio histórico de 200 anos e tombado pelo IPHAN( Instituto de Patrimônio Histórico Nacional), apresenta óleo de baleia na constituição de suas lindas e largas paredes de pedra e barro. 

Localizado na famosa Passarela do Álcool , próximo à Praça da Bandeira, esta casa de muitas histórias, que já abrigou desde famílias importantes da região até o telégrafo, tem a peculiaridade de apresentar para o público mais exclusivo, uma alta gastronomia de ponta. Seja regional ou contemporânea, caracterizada pela chamada “Fusion Food”.  Vivências sensoriais, podem ser desenvolvidas no charmoso mezanino. Casais, grupos de amigos e reuniões corporativas são convidados a criar junto ao chef, CARDÁPIOS personalizados para que seu evento seja ainda mais diferenciado.  

A seguir, entrevisto GORETTE SOUTO que administra há 2 anos, junto a sua filha Jack, esse restaurante, que agora também é Café inebriados da mais pura…ESSÊNCIA.  

K.E. – Claro que não poderia começar essa entrevista, sem fazer a clássica pergunta , Gorette.  Vocês são de onde?  

G.S. : Somos de Goiânia. Minha filha veio trabalhar na Bahia e acabou atraindo todo mundo pra cá! Nos acostumamos muito rápido com o clima e o lifestyle baiano! Também não foi muito difícil a adaptação.. sabe aquela sensação de que vc trabalha no local onde passa as férias? Todos os dias a gente acorda, agradece e segue o fluxo da vida. 

K.E. 2- Gorette , podemos dizer que o CASARÃO ADEGA RESTÔ, mudou a sua vida e a de sua filha Jack? 

G.S.  Mudou e muda o tempo todo! Cada dia um desafio novo! Mudou mais que o previsto, inclusive, nunca tínhamos gerenciado um restaurante. Estávamos acostumadas com outros tipos de empreendimentos! Trabalhar num restaurante é como conduzir uma orquestra! Todos as peças devem trabalhar e funcionar bem, em sintonia, senão desafina e frustra o expectador. 

K.E. 3- Vocês possuem uma cozinha sofisticada e diversificada. Inclusive com opções veganas e vegetarianas . Como foi o processo de construção desse cardápio? 

G.S. : Faz parte de um sonho de trabalhar com o que nos dá prazer e de oferecer a melhor experiência para todos que passam por aqui.  

K.E.4- Ao completar 2 anos de existência, o que vocês refletem ao ver esse desenvolvimento? 

G.S: A vida de um empreendedor é desafiante. Projetamos uma ideia e dependemos de todo um conjunto de fatores internos e externos que conduzem um negócio. O Casarão entrou num mercado pouco explorado aqui em Porto Seguro, direcionado para um público mais exigente e seletivo. A cada dia conquistamos novos espaços e a adega tem se consolidado com a ajuda dos clientes. 

K.E.5- Ele faz parte de um sonho? 

G.S.: A construção do cardápio foi feita em conjunto com o Chef Hilton Burjack, que possui vasta experiência em diferentes cozinhas do Brasil e da Europa. O cardápio que oferecemos depende e varia conforme a disponibilidade de produtos no comércio local, e sofremos algumas limitações por aqui! Pouco a pouco vamos contornando essas restrições de acessos e dialogamos com os produtores locais para diversificarem a produção deles, consoante nossas necessidades. Foi assim que inserimos brotos e flores comestíveis em algumas de nossas refeições! Ponto positivo é para a oferta de frutos do mar frescos! Sempre deliciosos!! 

K.E. 6: Atualmente o público de vocês abrange não só moradores, mas muitos turistas que nunca pensaram que tivesse um restaurante tão profissional e maravilhosos para se jantar fora. Qual o seu real investimento para esse resultado?

G.S.: Além de uma boa administração e controle, nós focamos nos detalhes! Muito amor e empenho de todos envolvidos; uma boa mesa posta; a qualidade dos produtos comprados e dos serviços prestados; música ambiente de qualidade; treinamento constante nosso e de nossos colaboradores, cursos direcionados para a apreciação de vinhos; sugestões de harmonizações no próprio cardápio; feedback do cliente; preço justo; tudo contribui para atrair nossos clientes. 

K.E. 7: As confrarias para degustações são sempre bem vindas. O cardápio para esse tipo de evento é o padrão, ou vocês apresentam um fator surpresa? 

G.S.: Os cardápios específicos para as degustações variam de acordo com a clientela (muitos são amigos / conhecidos que sugerem ) e também com as estações. O que tiver de disponível e de mais fresco no mercado, inserimos. O cardápio também varia de acordo com os vinhos que serão degustados, mas sempre temos opções diferentes para não desagradar a nenhum(a) dos partícipes! 

K.E.- Qual o objetivo maior do Casarão Adega Restô, perante a cidade de Porto Seguro? 

G.S. – Pretendemos em conjunto com outros estabelecimentos turísticos de elevado padrão, evoluir para outro patamar. 

K.E.- A qual patamar que você se refere? 

G.S. : Mostrar que nós temos um padrão de qualidade ímpar, para os moradores e os diversos públicos que nos visitam. 

K.E.: Vocês, mais uma vez, vão inovar com a inauguração do Casarão Café e Confeitaria . Podemos dizer que é mais um sonho da mais pura…ESSÊNCIA? 

G.S.: Sim! O Casarão Café nasce dessa vontade de inovar e ampliar a oferta de nosso amor em servir e de nossa essência, e surge a partir da percepção de um déficit neste segmento, aqui em Porto Seguro, e de uma crescente demanda para um ambiente agradável a ser usufruído no centro histórico durante o dia! Em breve o Casarão Adega Restô abrirá um espaço dedicado aos sabores mais doces e prazerosos! Aguardem! Cheers para todxs nós!

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Fábio Dezze: ‘Casa e não rua’

Próxima Publicação

Harley-Davidson apresenta sua primeira linha de bicicletas elétricas

Um comentário

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.