Xandy Novaski entrevista a enfermeira esteta Nayara Carolina

NAYARA CAROLINA - Crédito Arquivo Pessoal

NAYARA CAROLINA é Enfermeira Esteta, uma profissão que nos aponta que a estética está muito além do nosso físico, ou seja, a autoestima se completa quando há o encontro do bem-estar do corpo com o que há de melhor no nosso interior. A profissional tem um diferencial no cuidado com a cliente, já que trabalha cada pessoa como única. Conheça mais sobre esse trabalho incrível e aprenda os caminhos para cultivar a boa saúde em sua vida!

1) Você é enfermeira formada, atuou na profissão e sempre gostou da extensão de cuidados. Em sua opinião, o que é necessário, além da técnica, para seguir com esse ofício na área da saúde?

Como lidamos com vidas, o conhecimento é de extrema importância. Mas é necessário além de qualquer técnica ter um olhar humanizado, se colocar no lugar do paciente e entender que ele está em um momento de fragilidade ali. Às vezes, um tempinho que tiramos para ouvir, explicar alguma coisa, salva o dia de um paciente. Mesmo em plantões extremamente agitados, eu sempre procurei acolher o paciente dessa forma e claro, contribuir para que ele se recuperasse com todo conhecimento científico que profissionais da área da saúde precisam ter. Da mesma forma eu trouxe esse diferencial para estética, cada pessoa é única e deve ser tratada dessa forma e com carinho.

 2) Sua atuação em hospital e o apreço pelos pacientes lhe instigavam a buscar algo que lhe completasse na profissão. Quando aconteceu o insight de que a estética seria um novo caminho para continuar cuidando das pessoas?

Apesar de gostar muito de cuidar dos pacientes no hospital e me sentir muito realizada com a recuperação deles, eu percebi a necessidade de fazer algo mais. Muitas vezes algumas patologias poderiam ser evitadas com mudanças de estilo de vida. Comecei a pensar em uma forma de, em vez de trabalhar já com doenças, focar na prevenção delas. Sempre estudei muito, me sentia obrigada a saber de tudo um pouco, então eu não focava em uma única área da enfermagem, eu me sentia de certa forma mal, pois ainda não tinha identificado minha afinidade específica. Mas assim que comecei estudar estética tudo fluiu naturalmente, descobri que essa é minha vocação, é isso que eu quero realmente e me sinto realizada. Hoje em dia me pego estudando finais de semana, feriados, e não vejo como obrigação, é o que gosto de fazer. Sou muito curiosa, estou sempre procurando aprender.  E a Saúde Estética, ao contrário do que muitos pensam, é muito mais que apenas aparência, é um trabalho de forma integral com o paciente, mudança de estilo de vida. Às vezes, uma coisa simples faz toda diferença, uma reeducação alimentar, inserção de atividade física… Tenho colegas parceiros que me auxiliam nesse processo e, de acordo com cada necessidade, eu indico o profissional ideal. É importante saber reconhecer até onde posso ir e não ultrapassar o limite ético de minha profissão.

 3) Você sempre se vigiou muito, tanto na questão da alimentação quanto com a pele. Isso chamava a atenção das pessoas. Seria esse o estopim para o seu encontro com a vocação de Enfermeira Esteta?

Sim. Desde muito cedo eu gostava dessa questão de saúde integral, o famoso “in out”, mas antes de estudar a respeito, era algo instintivo.  Comecei a perceber que minha disposição, humor e produtividade mudavam muito de acordo com meu tipo de alimentação e hábitos. E eu sempre gostei de me cuidar e me sentir saudável. Nos locais que já trabalhei, as pessoas costumavam me pedir dicas de como conseguir fazer isso, pediam indicação de cuidados com o rosto e o corpo. Mas como nem tudo são flores, eu já ouvi muitas críticas também. Alguns diziam que eu era paranóica, outros diziam que eu não precisava fazer aquilo, porém, as pessoas não entendiam que aquilo para mim era um estilo de vida, eu me sentia bem, não era um sacrifício, pelo contrário, me ajudava muito em tudo. Algumas vezes quem me criticava se rendia e pedia dicas também.

NAYARA CAROLINA - Crédito Arquivo Pessoal

4)Qual a diferença entre profissional Enfermeira Esteta e Esteticista?

Uma profissão complementa a outra e se não trabalha em parceria, deveria. O mais importante de tudo é haver o reconhecimento de limite de competência profissional e ética. Profissional Enfermeiro Esteta é um profissional com graduação na área da saúde (4 a 5 anos de faculdade) e com especialização em Estética e habilitação pelo seu Conselho. Entre as atribuições do profissional Esteta está a habilidade e permissão para trabalhar com procedimentos injetáveis e cuidados em saúde.

 5) Sua participação na área envolve todas as questões da estética ou você tem um segmento mais específico?

Eu trabalho tanto com estética corporal quanto com facial e uma sempre puxa a outra. Às vezes o paciente chega para tratar uma coisa, e à medida que vamos fazendo o tratamento já vai demonstrando a vontade da extensão dos cuidados em outras áreas. 

 6) A sua atuação tem como base as fontes científicas. Ou seja, você não trabalha com suposições. Quais são os diferenciais que você conquistou por ter esse alicerce?

Sempre fui muito questionadora, gostava de entender o mecanismo, o motivo de uma coisa ser de um jeito e não de outro. Não me contentava em apenas ouvir e fazer de forma robótica. Diante disso descobri o universo do mundo científico baseado em evidências. Não tem erro quando se faz o que foi estudado e comprovado. Antes de trabalhar na área da estética eu já gostava de fazer os tratamentos com outros profissionais, e percebia que muitos trabalhavam com “achismo”, outros davam explicações grotescas sobre determinados assuntos, além disso, nem sempre tinha bons resultados nos tratamentos, mesmo aliando alimentação e atividade física como sempre fiz. Então eu procuro fazer diferente, caso contrário não faria nenhum sentido para mim.

 7) Na sua clínica, cada paciente tem um tratamento individual, um protocolo diferenciado. Como você detecta o que aquela pessoa mais necessita naquele momento?

Todo paciente, antes de começar qualquer tratamento, passa pela minha consulta estética. Nela faço uma anamnese clínica, onde ouço a queixa do paciente, e antes de tudo, vejo o histórico de saúde, hábitos de vida em geral (Alimentação, atividade física…), especificidade e qualidade da pele e corpo, para então montar o plano de tratamento  em consultório e também home care, de acordo com suas necessidades e possibilidades. Cada pessoa é diferente e da mesma forma requer cuidados diferentes. O que muitas vezes atende um paciente, não serve para outro. Muitas pessoas me procuram perguntando se faço “pacotes” de tratamentos, algumas vezes ficam desapontadas quando digo que não trabalho com pacotes prontos, mas depois que explico, acabam entendendo e gostam, sentem mais segurança e confiança dessa forma.

 8) Podemos dizer que a estética e a nutrição formam um casamento perfeito?

Sim, com certeza. Nossos hábitos alimentares refletem em tudo, desde estrutura de corpo à qualidade de pele, rosto, humor, disposição… Tenho uma parceria com uma profissional Nutricionista, e quando identifico que o paciente tem uma alimentação que compromete os resultados eu encaminho a ela. Alguns pacientes com disfunções reais de saúde eu encaminho a profissional médico, pois reconheço que não é de minha competência. Saúde Estética trabalha com prevenção e os cuidados estéticos em pessoas saudáveis. Quando existe alguma doença, para segurança do próprio paciente, prefiro que ele se cuide antes de realizar algum procedimento estético, visto que alguns tratamentos são incompatíveis com certas doenças, o que seria muito arriscado.

NAYARA CAROLINA - Crédito Arquivo Pessoal

9) Sempre ouvimos a frase de que a estética é meramente um cuidado com o corpo, ou seja, exterior. Mas sabemos que o horizonte é muito mais amplo. O quão além vai os resultados?

Esse tabu está sendo fragmentado aos poucos. Estética é muito mais que aparência. Em conjunto a ela vem o start para mudança de hábitos para manter os resultados alcançados. Costumo dizer que resultado na estética é: 50% o que o profissional faz em consultório e 50% os hábitos do paciente, pois até mesmo quando a pessoa faz uma cirurgia plástica com um profissional competente, se não tiver hábitos saudáveis logo tudo volta como antes, e na estética não seria diferente. Quando o paciente tem essa consciência tudo muda na vida dele.

  10) Enquanto você cuida da pessoa, também a ensina, mesmo que indiretamente, sobre o autocuidado.  Até que ponto o amor próprio interfere na saúde, bem-estar e conquistas de uma pessoa?

Nossa mente tem grande poder sobre toda nossa vida, e o amor próprio ou a falta dele interfere muito. Eu gosto de trabalhar isso em cada paciente, ajudando a se amar, a encontrar a “Melhor Versão” e não a querer ser igual ou parecida com alguém.  Quando a pessoa se ama, o universo responde de forma positiva, e todos começam a respeitá-la e consequentemente a admirá-la.  É muito gratificante quando elas entendem isso e começam a ter benefícios. Cada pessoa tem sua particularidade, sua qualidade a ser exaltada. Isso é algo muito delicado, já tive pacientes que deixavam de fazer o que gosta, ir à praia, ou até mesmo para uma academia, devido a insatisfação consigo mesma. Outras já perderam oportunidades incríveis por achar que não se enquadravam na sociedade. Graças a Deus essas pacientes tiveram esse despertar e hoje possuem outra qualidade de vida, e são muito gratas por isso. Esse tipo de resultado para mim é o que me faz seguir em frente tendo certeza de que estou no caminho certo.

 11) O que tem a dizer às pessoas que pensam em procurar uma profissional Esteta?

É um dos melhores investimentos que alguém pode fazer para o corpo e mente. Ninguém pode ser mais importante que você. Costumamos cuidar de tantas outras coisas e pessoas, então qual motivo de não nos oferecer esse cuidado e carinho? Ame-se e cuide-se antes de tudo, se você não fizer isso, ninguém mais vai!

NAYARA CAROLINA - Crédito Arquivo Pessoal
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Ponta dos Ganchos Resort terá experiências de fim de ano exclusivas

Próxima Publicação

Chico Vartulli traz as novidades da empresária Simone Tostes, a brasileira especialista em ‘Destination Weddings’

21 Comentários

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you people but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/12/airline-livery-of-the-week-air-midest-nigeria/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • I don’t know about you people but I love airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/12/merry-christmas-if-that-is-your-thing/

  • I don’t know about you all but I love airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/07/video-and-pics-boeing-787-dreamliner-za001-flies-over-paine-field/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life authors and blogs

  • I don’t know about you guys but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/03/another-boeing-747-8-rc521-takes-to-the-sky/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life authors and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you people but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/12/ryanair-backs-out-of-buying-boeing-737e28099s-or-are-they/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.