As surpreendentes rochas de granito do Castelo Velho, em Portugal

Figuras graníticas

Um dos lugares favoritos da serra da Gardunha é Castelo Velho. A mais de mil metros de altitude, a natureza se diverte das mais variadas formas com a rochas de granito que seduzem a nossa imaginação como a Crista do Galo ou a Cabeça do Soldado.

Dominada por xisto, granito e muitas fontes de água, como o rio do ouro, o Ocreza, por exemplo, a Serra da Gardunha coloca-se em paralelo com a sua irmã maior, a serra da Estrela, que também tem uma vasta área que o homem não conseguiu dominar.

Na solidão, a natureza se diverte esculpindo rochas com formatos que despertam a nossa atenção e às quais atribuímos um nome: Crista do Galo e Cabeça do Soldado são dois exemplos que se destacam entre os vários afloramentos rochosos.

Balanço no Castelo Velho

 Próximo do local onde instalaram o balanço, destacam-se vários blocos graníticos, dispersos, em uma paisagem crua com a natureza em estado puro. De longe parece uma arena lunar.

Há uma grande diversidade de morfologia das rochas. São inúmeras formas: desde pequenos blocos a escarpas imponentes ocupam o vazio do cume do monte e o vento corre livre na crista do Castelo Velho.

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Domingos Antunes: Foz do Marinheiro Eco Resort abre as portas após reforma total do Hotel

Próxima Publicação

Black Friday da Accor com descontos

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.