Ilha Deserta: um santuário no território ao sul de Portugal continental

A ilha Deserta, também conhecida por ilha da Barreta, é uma ilha-barreira situada na Ria Formosa, no ponto mais meridional de Portugal e fica nas Ilhas Selvagens, na Região Autónoma da Madeira. 

A Ilha da Barreta é uma das ilhas-barreira do Parque Natural da Ria Formosa que fazem a separação entre a zona de sapal e o mar. Conhecida como ilha Deserta, só é acessível de barco a partir da cidade de Faro. A viagem demora cerca de 20 minutos. A Animaris opera uma linha comercial a partir de Faro que funciona durante todo o ano, ou então, pode-se optar pelo ferry ou pela lancha rápida.

Com um vasto areal e um mar de águas límpidas, a Ilha da Barreta é um verdadeiro paraíso onde não existem outras construções além das que servem de apoio à praia e que oferecem a possibilidade de praticar atividades como a vela, windsurf  e passeios de barco.

A única construção na Ilha Deserta é a “casa” do Restaurante Estaminé, considerado por algumas publicações de referência como um dos melhores do mundo. 

Para os amantes da caminhada, a partir do pontão de embarque começa uma interessante caminhada pela ilha que leva até à praia, o percurso é circular, inicia-se num passadiço de madeira (no lado da Ria) e termina no areal da praia (do lado da Costa). O passadiço de madeira é elevado, para não danificar os frágeis ecossistemas dunares, acompanhando a zona ribeirinha.

Além de poder observar algumas das espécies que fazem do Parque Natural da Ria Formosa um verdadeiro santuário para aves aquáticas, a paisagem é simplesmente deslumbrante! 

 

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

André Conrado apresenta São Paulo – A Grande Metrópole

Próxima Publicação

Mangue Seco: passeios imperdíveis na terra de Tieta

4 Comentários

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.