Ilha Deserta: um santuário no território ao sul de Portugal continental

A ilha Deserta, também conhecida por ilha da Barreta, é uma ilha-barreira situada na Ria Formosa, no ponto mais meridional de Portugal e fica nas Ilhas Selvagens, na Região Autónoma da Madeira. 

A Ilha da Barreta é uma das ilhas-barreira do Parque Natural da Ria Formosa que fazem a separação entre a zona de sapal e o mar. Conhecida como ilha Deserta, só é acessível de barco a partir da cidade de Faro. A viagem demora cerca de 20 minutos. A Animaris opera uma linha comercial a partir de Faro que funciona durante todo o ano, ou então, pode-se optar pelo ferry ou pela lancha rápida.

Com um vasto areal e um mar de águas límpidas, a Ilha da Barreta é um verdadeiro paraíso onde não existem outras construções além das que servem de apoio à praia e que oferecem a possibilidade de praticar atividades como a vela, windsurf  e passeios de barco.

A única construção na Ilha Deserta é a “casa” do Restaurante Estaminé, considerado por algumas publicações de referência como um dos melhores do mundo. 

Para os amantes da caminhada, a partir do pontão de embarque começa uma interessante caminhada pela ilha que leva até à praia, o percurso é circular, inicia-se num passadiço de madeira (no lado da Ria) e termina no areal da praia (do lado da Costa). O passadiço de madeira é elevado, para não danificar os frágeis ecossistemas dunares, acompanhando a zona ribeirinha.

Além de poder observar algumas das espécies que fazem do Parque Natural da Ria Formosa um verdadeiro santuário para aves aquáticas, a paisagem é simplesmente deslumbrante! 

 

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

André Conrado apresenta São Paulo – A Grande Metrópole

Próxima Publicação

Mangue Seco: passeios imperdíveis na terra de Tieta

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.