Juan Pablo de la Plata: 7º Festival Internacional O Cubo de cinema independente em língua portuguesa segue online até dezembro

Lançado entre 11 e 15 de novembro e estendido até 20 de dezembro, a sétima edição do festival faz uma homenagem à Zezé Motta, Bayard Tonelli e ao país de Angola, com o documentário “Angola – 45 Anos de Independência”, de Francisco Keth, pela comemoração dos 45 anos de proclamação da independência nacional. 

Cada homenageado traz uma história que tem ressonância com convicções culturais e humanistas do festival. Zezé Motta, a bela artista e militante que abriu mais caminhos para a atuação de mulheres negras em teatro e na música; Bayard Tonelli, ator transformista que, em seu tempo, rompeu com a caretice das produções e das plateias conservadoras e deslumbrou nos palcos; e Angola, país que sofreu com o sequestro de sua população na época da escravidão e, mais tarde, lutou e venceu em favor de sua independência como colônia portuguesa. Superação, luta pela liberdade de ser e de falar. 

Em 2019, Fabiano Cafure, curador do festival, mudou-se para Lisboa, com a intenção de ampliar o alcance na internet para outros países da diáspora. “Era natural que déssemos o passo de unir nossas culturas através da língua e das muitas possibilidades de mídias livres na internet. Desde então, a nossa dinâmica e parcerias cresceram exponencialmente e hoje estamos aqui abraçando Angola através do cinema”, ressalta o diretor do Canal o Cubo. 

O ator e embaixador da Smile Train Eduardo Bodstein, junto com Erika Bodstein, Marcelo Szykman, Catarina Araújo, Liliana Nzinga e Miguel Hurst compõem o júri oficial. 

Eduardo, Embaixador da Smile Train visitando pacientes em hospital.

A Smile Train é a organização filantrópica líder global dedicada à causa da fissura labiopalatina, capacitando profissionais de saúde locais para fornecer tratamentos em suas próprias comunidades com alta qualidade e segurança. Já ajudou mais de 1,5 milhão de crianças em mais de 90 países nos últimos 20 anos, criando sorrisos eternos e transformando a vida de famílias afetadas pela condição. 

Emanuel, 8 anos, do Rio de Janeiro, atendido pelos programas da Smile Train.

Eduardo conseguiu o apoio do festival para a divulgação dessa causa social, não só no Brasil, mas na África onde a organização também atua em países com língua portuguesa, como Angola. 

Para conferir a programação completa e os premiados acesse canalocubo.com/festival 

Conheça a Smile Train smiletrainbrasil.com 

Teaser oficial do festival: youtu.be/U4Z1yQnr5A0 

Sobre a Smile Train 

A Smile Train capacita profissionais de saúde locais com treinamento, financiamento e recursos para fornecer cirurgia de fissura gratuita e tratamentos complementares em todo o mundo. Avançamos com uma solução sustentável e um modelo de saúde global escalável para o tratamento de fissuras, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo sua capacidade de comer, respirar, falar e, por fim, prosperar. Para saber mais sobre como a abordagem sustentável da Smile Train faz com que as doações tenham um impacto imediato e de longo prazo, visite smiletrainbrasil.com

Publicação Anterior

5ª Rio Fantastik Festival – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro 2020

Próxima Publicação

Xandy Novaski entrevista o modelo Guilherme Gueudeville

705 Comentários