Campanha 'Somos todos Serra da Estrela' promove roteiro de viagem especial

Castelo Rodrigo

A campanha “Somos Serra da Estrela”, promovida pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, promove um roteiro novo, onde os visitantes são convidados a visitarem o outro lado dessa Serra. De Castelo Rodrigo a Pinhel, de Mêda a Trancoso, passando ainda por Cidadelhe e Marialva há muito o que explorar. 

Em todas as partes dos territórios entre as Beiras e a Serra da Estrela renovam-se e uma série de experiências únicas e recantos desconhecidos que estão à sua espera.

Acompanhe um roteiro para lá de especial 

DIA 1

Iniciamos este roteiro a 680 metros de altitude em Castelo Rodrigo, uma das pérolas das Aldeias Históricas de Portugal, onde uma visita encenada te transporta no tempo e te dá a oportunidade de conhecer a grandiosa história desta aldeia. 

Castelo Rodrigo

Vale a pena passear com calma pelas ruas em pedra de Castelo Rodrigo. É um lugar repleto de história e cultura, onde a natureza das serras em volta enchem a paisagem. As ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura são claramente o ex-libris desta aldeia. Durante muito tempo símbolo do domínio filipino e opressão espanhola, este palácio seiscentista colossalmente desproporcional em relação à pequena aldeia desempenhou ainda um papel militar importante nos séculos XVIII e XIX. Não deixes de visitar ainda a Igreja de Nossa Senhora de Rocamador e de conhecer a curiosa Lenda da Marofa. 

 

Pinhel

Já no concelho de Pinhel, vai ser recebido por vinhos de excelência que não pode deixar de provar, não é a toa que foi considerada a Cidade do Vinho 2020-2021. Esta é uma região de gastronomia forte, sugerimos em Pinhel provar o melhor que a terra tem para oferecer. Faz uma visita à Loja de Produtos locais onde vai encontrar sabores próprios em azeites, mel, compotas, vinhos e doces tradicionais. Para almoçar, não percas o Restaurante Entre Portas que fica ao lado. Aí encontrarás um menu recheado de sabores da Beira Interior!

Cidadelhe

É uma aldeia escondida no coração do Vale do Côa batizada por José Saramago como o “calcanhar do Mundo” é hoje a porta de entrada para Pinhel. Encaixada entre serras, num cenário de rara beleza, é uma aldeia considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO onde restam hoje cerca de 30 habitantes. A arte rupestre é evidente em toda esta região do Côa, mas em Cidadelhe as pinturas rupestres do Vale do Côa são daqueles sítios secretos que só se encontram com a ajuda da Câmara Municipal. Vale a pena contactar para fazer uma visita. 

DIA 2

Sugerimos dar início a este segundo dia com uma visita à Aldeia Histórica de Marialva, um tesouro histórico. Depois de um almoço repleto de sabores da terra em Mêda, seguimos para Trancoso onde não faltam pontos de interesse para explorar e património judaico para descobrir.

Marialva

Ao chegar à aldeia, logo nos primeiros passos, entramos num cenário histórico. Ruas ladeadas por edifícios resistentes ao tempo conduzem-nos à cidadela cercada por muralhas. A Porta do Anjo da Guarda leva-nos ao interior onde se destaca a Praça principal, rodeada pelo Pelourinho, a antiga Casa da Câmara e ainda o tribunal e a cadeia do século XVII. Em direção à seiscentista Igreja de Santiago, onde ainda se realizam celebrações nos meses mais quentes do ano, passamos pela Torre de Menagem e pela Capela da Misericórdia, verdadeiros tesouros protegidos pelo passar do tempo. Rica é também a vista panorâmica. Para almoçar, sugerimos uma passagem pelo Bar de Vinhos e Restaurante O Mercado em Mêda. 

Trancoso

 

No interior das muralhas do século XIII podemos visitar o centro histórico de Trancoso. O castelo medieval ergue-se no planalto da área fortificada e é ponto de visita obrigatório para quem quer imergir na riqueza histórica deste concelho. Depois do castelo, segue um trajeto entre o Poço do Mestre, as Casas do Gato Preto, dos Arcos e do Quartel-General Beresford, a Igreja de São Pedro e o Pelourinho e não deixe de provar as típicas Sardinhas Doces! 

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Petro Pupe: Louis Vuitton e Maison Tamboite criam bicicleta

Próxima Publicação

Grupo Fasano promove programa de hospitalidade para receber os voos da Azul em Angra dos Reis

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.