Xandy Novaski apresenta os Faróis do Saber e Inovação de Curitiba

FAROL DO SABER E INOVAÇÃO FERNANDO PESSOA - Crédito Hully Paiva-SMCS

Quem anda por Curitiba, em diversos pontos da cidade se depara com um tipo de construção peculiar. Apresento-lhe os FARÓIS DO SABER E INOVAÇÃO de CURITIBA!

FAROL DO SABER DAS CIDADES - Crédito Arquivo Pessoal

Muitos desses espaços edificados contêm uma torre de farol, essa tendo cerca de 10 metros de altura. Os prédios e as torres são inspirados na Biblioteca e Farol de Alexandria. O primeiro Farol do Saber de Curitiba foi inaugurado no final de 1994, ainda na primeira gestão do então prefeito na época Rafael Greca, hoje reeleito.

FAROL DO SABER DAS CIDADES - Crédito Arquivo Pessoal

A cidade conta hoje com 42 unidades (Faróis do Saber) espalhadas pelos diversos bairros e regiões. Desses, 32 são denominados FARÓIS DO SABER E INOVAÇÃO, 01 LABORATÓRIO PEDAGÓGICO DE INOVAÇÃO e 09 FARÓIS DO SABER EM PRAÇA.

FAROL DO SABER DAS CIDADES - Crédito Arquivo Pessoal

Qual é esse adendo que vem revolucionando os espaços?

Nos Faróis do Saber e Inovação, o mezanino foi transformado num espaço maker (faça você mesmo). Isso renova os ambientes já conhecidos das bibliotecas, indo além do que seriam centros de pesquisa. Hoje se tornaram núcleos de produção, além de espaços para descoberta, exploração e conhecimento para os que participam das oficinas e exposições. Neles, por exemplo, há impressoras 3D para que as pessoas possam aprender sobre esse tipo de modelagem e também como funciona a tecnologia.

Nos Faróis do Saber e Inovação as pessoas conseguem ainda criar jogos, dentre outras atividades que propiciam o expressar e testagem de ideias. Isso fortalece as competências em conhecimento e informação, mídia, técnicas, dentre outras. 

Além de promoverem ações extracurriculares para as escolas municipais, as unidades estão abertas para a comunidade em horários pré-determinados.

FAROL DO SABER DAS CIDADES - Crédito Arquivo Pessoal

Para saber mais sobre os Faróis do Saber e Inovação, como dias de funcionamento, horários, e como estão todas as programações devido à pandemia, entre em contato:

Telefone: (41)3218-2439

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18 horas

E-mail: rededebibliotecas@edu.curitiba.pr.gov.br

FAROL DO SABER DAS CIDADES - Crédito Arquivo Pessoal

Quando a pandemia acabar e você fizer uma visita a Curitiba, não deixe de conhecer essa maravilha! Com certeza haverá um Farol do Saber em Praça ou Farol do Saber e Inovação bem pertinho da sua hospedagem.

FAROL DO SABER DAS CIDADES - Crédito Arquivo Pessoal
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Caminhos ibéricos: nove itinerários que ligam Portugal a Santiago de Compostela

Próxima Publicação

Douglas Delmar apresenta Lucília do Carmo e o fado tradicional

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.